Veja o Efeito Estufa: Origem, Causas e Consequências Ambientais

O clima está cada vez mais quente, com mais incêndios em matas e florestas. Veja o Efeito Estufa para entender o aquecimento global. É Meio Ambiente no Enem. Vem!

 O domínio crescente pelos seres humanos desde a Revolução Industrial com maior capacidade de geração de calor e de  emissão de gases que são lançados na atmosfera está provocando um desequilíbrio na regulação da temperatura na superfície da Terra.  Veja o Efeito Estufa contemporâneo, que envolve a ação do homem,  e as causas de origem e consequências.

O fenômeno de aquecimento térmico e de conservação equilibrada da temperatura na superfície da Terra é natural, e mesmo essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem este efeito de aquecimento que acontece entre a superfície do Planeta e as camadas da Atmosfera a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

Veja o Efeito Estufa

No entanto… Recentemente, estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX, têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado o efeito estufa por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

O dióxido de carbono (CO2) é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.

Veja o Efeito Estufa no desenho abaixo que o Blog do Enem selecionou para você,. Compare quando ele é benérico, e quando ele é ruim:Efeito Estufa

Os Gases de Efeito Estufa

Vapor d’água (H2O): Encontra-se em suspensão, principalmente, nas camadas baixas da atmosfera (Troposfera), cobrindo uma faixa vertical de cerca de 5 km.

Dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2): É emitido como resultado das inúmeras atividades humanas, como o uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural).

A quantidade de Gás Carbônico na atmosfera aumentou 35% desde a era industrial. O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa. A medição de variação do CO2 na atmosfera iniciou-se no final da década de 1950 no observatório de Mauna Loa no Havaí.

Gás metano (CH4): Produzido pela decomposição da matéria orgânica. É abundante em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas, e também pela criação de gado (a pecuária representa 16% das emissões mundiais de gases de efeito estufa) e cultivo de arroz. Com poder de aquecimento global 21 vezes maior que o dióxido de carbono.

Óxido nitroso (N2O): A emissão deste gás resulta, principalmente, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais. Possui um poder de aquecimento global 310 vezes maior que o CO2;

Gases fluorados. São poderosos gases de efeito estufa sintéticos emitidos a partir de uma variedade de processos industriais.

As Mudanças Climáticas

Confira com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito. Veja o Efeito Estufa, o Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas.

Caso não haja um retrocesso na emissão dos gases causadores do efeito estufa, esse efeito poderá trazer diversas modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem.

Consequências das Mudanças Climáticas

  • Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
  • Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
  • Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
  • Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.
Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Reações Químicas. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-reacoes-quimicas/

O Protocolo de Kyoto

Em 1997, visando diminuir as emissões dos gases, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para assinarem um tratado chamado Protocolo de Kyoto, que determina que os países industrializados diminuam suas emissões de gases poluentes a um nível 5,2% menor que a média de 1990. Os Estados Unidos, um dos países que mais contribui para esses danos ambientais, ainda não assinou o documento.

Pra você saber…

O Brasil está em 6º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera, a maior parte por conta dos desmatamentos.

A Camada de Ozônio

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, uma super aula sobre o Buraco na Camada de Ozônio. Veja como se se formou, e as consequências para o Planeta Terra e os seres vivos.

Muito  bom o resumo com o Carrieri. Agora, veja o Efeito Estufa na perspectiva das dimensões do Aquecimento Global.

O Aquecimento do Planeta Terra

Assista ao vídeo que o Blog do Enem separou especialmente para você do Henrique Souza Azevedo sobre o aquecimento global e fique fera nesse assunto! E preste atenção! Esse assunto pode não ser cobrado somente na disciplina de química, mas também em temas de redação assim como em outras disciplinas como Biologia.

Não fique fora dessa!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Efeito Estufa foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química

 

Veja o efeito estufa e as mudanças no clima

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel