Você lembra o que é o reagente limitante de uma reação química? E como ele é calculado? O Blog do Enem te ajuda a relembrar, não fique fora dessa, vem com a gente! Tem aulas da Khan Academy.
Nem sempre uma reação ocorre por completo. Isso ocorre, por exemplo, quando um dos reagentes está em excesso e parte dele não reage. O outro reagente, que é consumido primeiro, é denominado reagente limitante.
Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que quando o reagente é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes.
Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Que tal relembrar como calcular o reagente limitante de uma reação? Assista agora o vídeo da Khan Academy em que o professor Salman Khan explica sobre como pode ser calculado o reagente limitante de uma reação. Não deixe de conferir!
Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite! https://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Toda reação química sempre ocorre de acordo com a proporção estequiométrica indicada pelos coeficientes da equação, que são a quantidade de matéria (número de mol) de cada espécie química.
Quer relembrar sobre cálculos estequiométricos? Então acesse o nosso blog do Enem e confira um super-resumo preparado pela professora Munique Dias. Não deixe passar essa chance!
https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-revisao/
Vamos ver um exemplo para mandar bem nas provas dos vestibulares e do Enem? Vamos junto!
Há um aparecimento de flashes de luz quando se reage o antimônio (Sb) em pó com o gás cloro (Cℓ2). Essa reação é representada pela seguinte equação:
2 Sb(s) + 3 Cℓ2(g) → 2 SbCℓ3(s)
Observe que a proporção estequiométrica dessa reação é 2 : 3 : 2, isto é, 2 mol de Sb(s) reagem com 3 mol de Cℓ2(g), produzindo 2 mol de SbCℓ3(s). Se quisermos que essa reação produza o dobro, ou seja, 4 mol de SbCℓ3(s), temos que dobrar a quantidade de cada reagente, para que todos continuem na mesma proporção de 2 : 3 : 2.
4 Sb(s) + 6 Cℓ2(g) → 4SbCℓ3(s)
No entanto, num experimento, 2 mol de Sb(s) foram misturados com 5 mol de Cℓ2(g). Observe que nesse caso ficaria fora da proporção estequiométrica. Dessa forma, os 2 mol de Sb(s) reagirão normalmente com 3 mol de Cℓ2(g), sobrando 2 mol de Cℓ2(g). Portanto, o antimônio é considerado o reagente limitante e o cloro, o reagente em excesso dessa reação.
Dica 3 – Confira também no nosso blog do Enem um super-resumo sobre balanceamento químico. Cai nas provas dos vestibulares de todo o Brasil e no próximo Enem. https://blogdoenem.com.br/quimica-enem-khan-academy/
Que tal um desafio agora para você sobre reagente limitante? Vamos lá mostre que sabe tudo sobre esse assunto!
São adicionados 400g de NaOH a 504g de HNO3. Calcule a massa NaNO3 obtida. (Dados: Massa molar HNO3; 63g/mol; Massa molar NaNO3: 85g/mol)
NaOH + HNO3 ————–> NaNO3 + H2O
Resolução:
*Em primeiro lugar precisamos descobrir quem é o reagente que está Limitando nossa reação, e o reagente que está em excesso. Vamos escolher o NaOH para os calculos.
Dado Pergunta
400 g NaOH ——– x g HNO3
40 g NaOH ——— 63 g HNO3
x= 630g HNO3
Acabamos de descobrir que se reagissemos 400g de NaOH precisariamos de 630 g de HNO3, porém não temos 630 g de HNO3. Logo faltaria HNO3 se reagissemos tudo que temos de NaOH. Então concluimos que o NaOH é o reagente em excesso.
* Calculando a quantidade de excesso.
Dado Pergunta
504g HNO3 —– y g NaOH
63g HNO3 —— 40g NaOH
y= 320g NaOH
Excesso NaOH: 400 – 320g = 80 g
Realizando os cálculos para o HNO3 descobrimos que se reagissemos as 504g de HNO3 iriamos precisar de 320g de NaOH, sobrando 80 g de NaOH. Concluindo assim que nosso reagente limitante é o HNO3.
*Calculo da Massa do Produto
Devemos utilizar SEMPRE o reagente Limitante para calcular o produto.
Dado Pergunta
504g HNO3 ——- z g NaNO3
63 g HNO3 ——— 85 g NaNO3
z= 680g NaNO3