Veja a classificação das Cetonas: São compostos orgânicos que possuem o grupo funcional Carbonila: – CO – A Cetona mais popular é justamente a 'Acetona'. É conteúdo de Química Orgânica para o Enem.
Você lembra como é a nomenclatura das cetonas? Vamos relembrar? Cai no Enem e nas provas de vestibulares de todo Brasil!
Cetonas são compostos orgânicos formados pela oxidação de álcoois secundários. Um átomo de hidrogênio (ligado ao oxigênio) é retirado e o átomo de oxigênio passa a fazer uma ligação dupla com o carbono da cadeia. Complicou esta definição?
Então, vamos ver de outra forma: As cetonas são compostos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carbonila em um carbono secundário, isto é, uma dupla ligação entre um átomo de oxigênio e um carbono ligado a dois outros carbono. Talvez observando a imagem com a representação abaixo você entenda melhor:
O
║
C ─ C ─ C
A cetona mais comum é a Propanona. Você a conhece, e pode até mesmo ter em casa e usar de vez em quando. O nome popular dela é Acetona. Funciona como um solvente para compostos como os esmaltes, resinas, vernizes e graxas. O uso da Acetona também é corrente na indústria de medicamentos e de extração de óleos naturais.
Agora que você já relembrou o que é uma cetona vamos relembrar como é a sua nomenclatura? A regra geral está no quadro:
Mas, lembre-se!
É necessário numerar a cadeia carbônica para indicar em qual carbono a carbonila se encontra e também as insaturações (duplas e triplas ligações). Veja um exemplo:
Carboxila
Importante! Sempre comece a numerar a cadeia carbônica, pelo carbono mais próximo a carbonila.
Existe também uma nomenclatura usual para as cetonas, que é feita denominando o grupo carbonila (C ═ O) como “cetona” e escrevendo as cadeias carbônicas ligantes a ele como sendo radicais. Pode-se fazer isso de duas formas: se a palavra “cetona” for escrita depois dos radicais, a ordem deles será de acordo com a ordem alfabética; mas, se a palavra “cetona” for escrita antes, segue-se a ordem de complexidade.
Veja os exemplos:
O
║
H3C ─ C ─ CH3: dimetilcetona ou cetona dimetílica
O
║
H3C ─ C ─ CH2 ─ CH3: etil-metilcetona ou cetona metílica e etílica
O
║
H3C ─ C ─ CH2 ─ CH2 ─ CH3: metil-propilcetona ou cetona metílica e propílica
Aula Gratuita
Saiba mais sobre a nomenclatura das cetonas assistindo a nossa videoaula:
Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Diagrama de Linus Pauling. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/diagrama-linus-pauling/.
Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/munique.dias.