Química: o curso de graduação, a profissão e o mercado de trabalho

Quem se forma no curso de graduação em Química tem diversas opções no mercado de trabalho: Indústrias, laboratórios, pesquisa e desenvolvimento, e também atuar na educação.  Veja abaixo informações que podem ajudar você a decidir se estudar Química está ou não nos seus planos e sonhos. 

A química estuda a matéria e as características e modificações que acontecem na natureza. A química está em todos os lugares, já que tudo é formado por elementos químicos, substâncias e partículas.

Com uma “ferramenta de trabalho” tão ampla, é natural que o químico encontre os mais diversos ramos de atuação após se graduar. Conheça um pouco mais sobre o perfil do químico, sobre como é curso de graduação em Química, e o que pode te esperar no mercado de trabalho dessa profissão.

Quem é o químico? – O químico é o profissional que estuda as propriedades e composições da matéria. Em seu dia a dia, o químico identifica e analisa compostos e substâncias, estudando características como toxicidade e elasticidade, e também sobre como os compostos reagem em diferentes situações.Química: o curso de graduaçãoA elaboração de projetos industriais e manutenção de equipamentos, pesquisa e testes de qualidade também podem fazer parte do seu cotidiano.

O curso de graduação em Química

O curso de bacharelado em química forma o aluno em três grandes áreas gerais: físico-química, química inorgânica e orgânica, e química analítica. O curso consiste em aulas práticas em laboratório e teóricas.

Os dois primeiros anos do curso costumam ter maior foco em matérias teóricas, enquanto a partir do terceiro ano as matérias práticas ganham mais importância, já que o aluno já adquiriu uma boa base de conhecimentos.

A partir do terceiro ano, são ensinadas disciplinas como química ambiental, bioquímica, análise do solo, cinética química e química experimental. Entre outras disciplinas, há física, mineralogia, cálculo, química industrial e laboratório prático.

Quem opta estudar para virar professor estuda a graduação no formato de licenciatura, e neste caso também estuda matérias pedagógicas para se tornar apto a dar aulas. A duração média do curso é de 4 anos e o estágio é obrigatório.

Assista a este vídeo produzido pela Strategic Consultoria para saber mais sobre o curso de graduação em Química:

Dica  – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio:https://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/

Quer conhecer outros cursos de Engenharia de Alimentos com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Dica 4 –  Quer mandar bem na Redação no Enem e nos Vestibulares? Veja aqui como elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo: https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/

Mercado de trabalho para Química

O mercado de trabalho para quem se forma em química é promissor, com oportunidades em empresas privadas e públicas. Setores de fontes renováveis, petróleo e a nanotecnologia são apenas alguns exemplos do quanto o mercado de trabalho para químicos pode ser aproveitado e explorado.Química: o curso de graduação

Quem se forma em bacharelado geralmente encontra oportunidades em escolas e instituições de pesquisa, órgãos públicos e indústria. E as possibilidades de atuação são bastante variadas, com áreas como papel e celulose, tintas, tratamento de água, petroquímica, alimentos, esgoto e saneamento etc.

Quem se forma em licenciatura pode encontrar boas oportunidades em todo o país. O bacharel, por sua vez, pode encontrar mais postos de trabalho em polos industriais. O salário médio inicial na indústria está na faixa de R$ 4 mil. Já na educação, o piso nacional para professores na Educação Básica é de R$ 1,5 mil  ( em 2014).
 
Perfil do profissional após a formação

O profissional recém-formado em Química pode seguir o ramo da profissão que mais se encaixa com o seu perfil. Profissionais licenciados podem dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio. Também é possível trabalhar em pesquisa, química forense, industrial ou ambiental.

O profissional também pode escolher por trabalhar se aprofundando e especializando na indústria petrolífera, pois ela deve crescer no Brasil, ou trabalhar no caminho oposto, em busca de novas formas de energias sustentáveis para o futuro.
 
Post escrito por Natália Marinho, formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão, manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!.
Twitter: http://www.twitter.com/natimarinho 
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel