Química Enem: Aprenda tudo sobre Cálculo Estequiométrico

Confira com o professor Felipe Sobis um resumo essencial de Cálculo Estequiométrico para você gabaritar química no Enem. Confira as dicas com exercícios resolvidos.

Sem dúvida o assunto de química mais cobrado em todos os exames no Brasil, não só em grandes vestibulares mas também no Enem.

O cálculo estequiométrico é o que nos permite encontrar a relação entre reagentes consumidos e produtos formados. Podemos até comparar com uma receita de bolo: Ao colocar 3 ovos + 1 copo de leite + 2 colheres de margarina você obtém 1 bolo. Se quiser fazer dois bolos, o que deverá fazer?

Basta dobrar a quantidade da receita, não é verdade?

Assim como na receita o cálculo estequiométrico permite fazer essa relação entre produtos e reagentes, indo além das relações entre as massas e chegando a Mol, Quantidades e Volume.

O professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, vai te ajudar no vídeo abaixo:

Exercício resolvido de Cálculo Estequiométrico

Questão 01 – (PUC Camp SP) –  A receita mais antiga da história ensina a fazer cerveja e foi escrita na Mesopotâmia, há cerca de 4 mil anos. Desde aquela época, a matéria-prima básica da bebida era a cevada, primeiro cultivo da humanidade. O grão desse cereal é tão duro que, colocado na água, ele não amolece. É por isso que os cervejeiros precisam fazer o malte −!um grão de cevada germinado e seco.

O embrião da semente produz enzimas que quebram as pedrinhas de amido guardadas ali. Macio, o grão solta na água esse ingrediente energético para formar o mosto. As enzimas também partem o amido em moléculas de maltose, açúcar que vai alimentar as leveduras, a seguir, na fermentação.

(Revista Galileu, outubro de 2012. p. 77)

Dado: Reação global que ocorre na fermentação da maltose:

C12H22O11 + H2O –> 4C2H5OH + 4CO2 + 196 kJ

Durante a fermentação das moléculas da maltose foi observada a formação de 150 L de CO2, nas condições ambien- tais de temperatura e pressão. Assim, a massa, em gramas, de maltose transformada foi de:

Dado: Volume molar dos gases, nas CATP = 25 L.mol–1

a)  180.
b)  342.
c)  513.
d)  850.
e)  1 080.

Tira-Dúvidas de Cálculo Estequiométrico

Questão 21 – (UECE)

Geralmente, em faxinas, usa-se ácido muriático, HCl, na limpeza de pisos de mármore, pois o ácido ataca o már- more, que é formado basicamente por CaCO3, de acordo com a equação: CaCO3(s) + 2HCl(aq) CaCl2(s) + H2O(l) + CO2(g). Sabendo-se que nas CNTP o volume molar de gás carbônico é de 22,4 L, o volume aproximado, em litros, deste gás que se formará quando ocorrer reação de 25 g de mármore será

a)  4,5.
b)  5,6.
c)  11,2.
d)  22,4.

Química Enem

Agora que você já sabe tudo sobre Química no Enem, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem )

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel