Química Enem – Que tal saber mais sobre os Ésteres?

Você lembra tudo sobre os Ésteres e suas reações? Vamos relembrar? O blog do Enem preparou para você um super-resumo fácil e descomplicado. Não deixe de conferir!

Éster é todo composto orgânico que apresenta a seguinte fórmula genérica:

esteres-1

Onde R e R´ são radicais, não necessariamente iguais.

Vamos saber mais um pouco sobre as características dos Ésteres? Cai nas provas dos vestibulares e também no Enem!

Os ésteres, nas condições ambientes, se apresentam como líquidos ou sólidos, dependendo da quantidade de carbono. Os primeiros membros da série, os que apresentam baixa massa molecular, são líquidos incolores, de cheiro agradável. No entanto, à medida que se aumenta a massa molecular, vão se tornando líquidos xaroposos, viscosos e gordurosos, até se tornarem sólidos (aspecto de cera), daí ocorre a perda de cheiro agradável. São compostos insolúveis em água, porém são solúveis em álcool, éter e clorofórmio. Como não apresentam pontes de hidrogênio, os ésteres têm ponto de ebulição menor que o dos álcoois e ácidos de mesma massa molecular.

Dica 1 – Saiba mais sobre as funções orgânicas acessando o nosso blog do Enem e estudando através de um resumo fácil e descomplicado que nós preparamos para você. Vem com a gente!  https://blogdoenem.com.br/quimica-funcoes-organicas/

Saiba mais sobre a função orgânica: Ester, assistindo a vídeo aula totalmente gratuita da Sabrina Dora, não deixe de conferir!

Mas você sabe para que para são utilizados os Ésteres?

Os ésteres são utilizados na preparação de extratos artificiais que imitam o odor e o gosto de frutas, por isso são usados na fabricação de xaropes, doces, pastilhas, refrescos, etc., e são chamamos de aromatizantes ou flavorizantes.

Exemplos de flavorizantes:

Etanoato de butila – essência que imita o sabor da maçã verde. Utilizado em balas e gomas de marcar.

Química - Ésteres

Acetato de pentila – essência que imita o sabor da banana.

Química - Ésteres

Antranilato de metila – essência natural da uva. Usado em sucos artificiais.

Química - Ésteres

Acetato de propila – essência sabor pera usada em goma de mascar e balas.

Química - Ésteres

Dica 2: Revise também outro assunto bastante cobrado nas provas dos vestibulares e do Enem que é Biodiesel. É só acessar o nosso blog do Enem e mandar ver nos estudos!  https://blogdoenem.com.br/quimica-biodiesel-combustivel/

Mas como podem ser obtidos os Ésteres?

Os ésteres podem ser obtidos através da reação de esterificação.
Um ácido carboxílico reage com um álcool para formar ésteres e água, veja a reação abaixo:

Química - Ésteres

Entenda mais sobre a reação de esterificação assistindo a vídeo aula do Igor Saburo Suga e fique fera nesse assunto.

Dica 3 – Faça revisão Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Vamos rever agora como dar nome aos Ésteres? Vem com a gente!

A nomenclatura dos ésteres possui algumas regras básicas: antes da cadeia do oxigênio (heteroátomo) empregar o sufixo ato, quando for depois do oxigênio substituir a terminação por ila e entre parênteses colocar o nome usual do éster. Veja alguns exemplos:

Química - Ésteres

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .