Cetonas – Revisão das Funções Orgânicas – Quimica Enem.

Você lembra das funções orgânicas? Que tal rever uma função em específico que cai muito nos vestibulares e nas provas do Enem? É isso mesmo! Estamos falando das cetonas. Veja abaixo.

Você lembra das aulas de Química Orgânica sobre as Cetonas? Lembra  de nomes e representações de carbonila, ciclohexanona, ciclobutanona?  Se não lembrou ‘de primeira’ é porque está na hora de revisar. 

Sobre as Cetonas: são substâncias orgânicas onde o grupo funcional carbonila se encontra ligado a dois átomos de carbono.Química - CetonaVeja nesta representação acima para você aprender a identificar as Cetonas quando cair uma imagem assim nas provas.

Uma das cetonas mais importantes é a propanona, que em solução aquosa é conhecida comercialmente como acetona. Ela se apresenta como um líquido de odor irritante e se dissolve tanto em água como em solventes orgânicos.química propanonaObserve na imagem acima a representação da Propanona. Você a encontra muitas vezes em casa mesmo, sob o nome de ‘Acetona’:

Veja como são obtidas as cetonas

As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogênio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água:Química - Cetona + Água

Quer relembrar mais sobre as funções orgânicas?  O blog do Enem preparou um resumo de Funções Orgânicas para você com vídeo aulas e dicas da professora Munique Dias, não fique para trás!

Aula Gratuita sobre as Funções Orgânicas

A dica da hora para você compreender bem as Cetonas é acompanhar o resumo simples e rápido sobre as Funções Orgânicas. Veja com o professor Sobis:

Muito bom este resumo. Agora, vamos continuar com as Cetonas.

A Nomenclatura das Cetonas:

Você lembra como dar nome às cetonas? Quais as regras? Fique calmo, o blog do Enem te ajuda a recordar.   Vai perder essa chance?

A nomenclatura IUPAC das cetonas possui a terminação ONA. A cadeia que possui a carbonila é cadeia principal, ou cadeia mais longa. A numeração é feita a partir da extremidade mais próxima da carbonila.

Entendeu? Que tal ver alguns exemplos?Química - Cetonas

 

Algumas cetonas podem ser cíclicas. Veja os exemplos:Química - Cetonas Cíclicas

 

As cetonas também podem apresentar mais de um grupo carbonila.

Veja os exemplos a seguir:

1,3-ciclohexadionaciclohexadiona  butanodiona
O   O
||    ||
H3C – C – C – CH3

Relembrou tudo sobre as cetonas? Quer ver mais um pouco?

Assista nossa aula e estude para o Enem e vestibulares com o professor Sobis, do Curso Enem Gratuito:

Relembrou? Que tal alguns exercícios sobre a nomenclatura das cetonas para não esquecer mais?

Dê o nome das seguintes cetonas:Química

Resposta: a) Fenil-cetona, b) 3-pentanona, c) ciclopentanona, d)octan-2-ona, e)3-metil-2-butanona

Dica 3 – Prepare-se para o vestibular resolvendo questões da Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem. Acesse o site http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/revisao-para-vestibular-647127.shtml, nele você pode montar a sua própria prova,colocando as matérias que mais tem dificuldade, testando o tempo que demora para resolver cada questão. 

” Gostaria que você soubesse que existe dentro de sí uma força capaz de mudar sua vida, basta que lute e aguarde um novo amanhecer”.

Margaret Thatcher

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre as cetonas  foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel