Revisão de Química. Gasolina adulterada, você sabe reconhecer?

Você sabe como a gasolina é adulterada? Qual é a química envolvida? E como você pode reconhecer se a gasolina está adulterada? Fique ligado! O blog do Enem te ajuda a relembrar. 

No momento da escolha do posto de combustível em que vamos abastecer, pode vir à nossa cabeça: será que neste posto estão vendendo gasolina adulterada? Isso ocorre principalmente quando vemos aquelas filas quilométricas de carros em postos de combustíveis com preços excessivamente baixos. Infelizmente, essa é uma medida fraudulenta realizada por alguns postos e distribuidoras, quando se adicionam solventes ou outros compostos à gasolina a fim de tornar o produto mais barato. No entanto, a sua qualidade diminui drasticamente e pode trazer prejuízos para o carro e para o bolso.

“Fraude” ou “adulteração” em combustíveis é a adição de qualquer produto que modifique suas características originais, inviabilizando a garantia do produtor”. 

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Você sabe quais os produtos utilizados para adulterar a gasolina?

Geralmente, essa adulteração é feita acrescentando-se etanol à gasolina.  Além do etanol, podem ser adicionados à gasolina também óleo diesel e querosene, por serem mais baratos. Também são usados outros solventes como a aguarrás e o solvente para borracha (SPB ou benzina industrial). Este último é citado informalmente como um dos mais empregados nesse tipo de fraude.

Você deve estar pensando, mas porque são utilizados esses solventes? Não fique com dúvida! O blog do Enem explica para você.

Podemos analisar nos solventes citados acima utilizados na adulteração da gasolina, que todos têm uma característica em comum: SÃO MISCIVEIS/SOLÚVEIS NA GASOLINA.

Você lembra tudo sobre solubilidade das substâncias? O blog do Enem preparou para você um resumo descomplicado para você relembrar sobre esse assunto. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/quimica-solubilidade-aulas-khan-academy/

Seria impossível adulterar a gasolina com água, por exemplo, pois essa não se mistura a gasolina, ficando assim muito mais fácil para você reconhecer a adulteração!

Uma das consequências da adulteração da gasolina é quanto à eficiência do combustível, ou seja, você vai notar que quando abastecer seu carro com uma gasolina adulterada, ele andará menos quilômetros em relação à gasolina sem adulteração.

Mas porque isso acontece?

Isso se deve devido ao calor de combustão de cada combustível. O álcool quando é queimado libera uma menor quantidade de energia em relação à gasolina, por isso quanto mais álcool conter na sua gasolina, menor será a sua eficiência.

Saiba mais sobre calor de combustão acessando o link do Química total e assistindo a uma super videoaula ministrada pelo professor Paulo Valim. Não fique de bobeira! Cai nas provas de química dos vestibulares e no Enem.

http://www.youtube.com/watch?v=PX6ZwndTsiI

Dica 2 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem te da a dica, acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. Aproveite!  http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html

Mas  qual a quantidade de álcool permitida na gasolina? Você sabe?

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é  de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos. Se esse limite for ultrapassado, o resultado será que no motor de explosão interna haverá uma mistura “pobre” de ar/combustível, levando a uma dirigibilidade menor, falhas de funcionamento do motor, diminuição do poder calorífico da gasolina e perda de desempenho.

Como saber se a sua gasolina está adulterada? Assista ao vídeo do laboratório didático virtual e saiba isso e muito mais sobre esse assunto. http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/cd1/conteudo/aulas/10_aula/tempUpLoad/sim_qui_gasolinaadulterada.htm.

Para saber se você está sendo enganado ou não, existe um teste bastante simples que pode ser realizado, chamado de “teste da proveta”.

Vamos ver como é realizado o teste de proveta? Assista ao video do Falcão Bauer e saiba reconhecer se uma amostra de gasolina esta adulterada ou não.

http://www.youtube.com/watch?v=tbd67mcBXRg

Veja um exemplo de como se calcular a quantidade de alcool presente na gasolina:

Um consumidor ao realizar o teste da proveta, adicionou em uma proveta de 100 mL, 50 mL da amostra da gasolina que ele desejava analisar e 50 mL de água, logo em seguida agitou a mistura. Depois que as camadas se separaram, o volume da fase aquosa passou de 50 mL para 60 mL e a da gasolina ficou 40 mL. Qual a quantidade de álcool presente nessa amostra de gasolina?

Resolução: Após a agitação da mistura, como o volume da gasolina baixou de 50 mL para 40 mL, podemos concluir que 10 mL de álcool foram extraídos da gasolina.  Baseado nisso, faz-se a seguinte regra de três para saber quanto isso representa em porcentagem:

50 mL — 100% 10 mL — x 50 . x = 10 . 100% x = 1000%/50 x = 20% de álcool na amostra da gasolina

Essa gasolina está dentro dos limites!

É possível também fazer esse mesmo calculo utilizando aexpressão matemática: 

% álcool = Volume do álcool na gasolina . 100% Volume inicial da gasolina

Dica 3 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

“A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma”.

John Ruskin

Os textos e exemplos de apresentação desta revisão sobre Gasolina adulterada foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/Munique .

Munique Química - Gasolina

Agora que você já sabe tudo sobre Química , que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem