Faltam:
para o ENEM

Ligas Metálicas. Cai no Enem e no vestibular. Revisão de Química.

Você lembra o que são as ligas metálicas e quais os tipos que existem? Que tal relembrar? O Blog do Enem preparou um super-resumo para você. Não deixe de conferir! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Liga metálica corresponde à união de dois ou mais metais, ou um metal e outros elementos, dando origem a um material com propriedades metálicas.

Porque surgiram as ligas metálicas? Os metais puros geralmente não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos utilizados na sociedade. Por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento. 

Dica do Blog – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/ Unidades de Medida

As principais ligas metálicas são:

Ligas à base de ferro:  O aço comum é constituído de ferro e uma proporção de carbono, em geral inferior a 1,8%.

Ligas à base de cobre:  Entre as ligas de cobre se incluem algumas de uso muito freqüente, como o latão, formado de cobre e zinco, e o bronze, de cobre com um máximo de dez por cento de estanho.

Ligas à base de alumínio:  Também comuns, as ligas de alumínio podem ser usadas em fundição, caso das que contêm silício.

Ligas de chumbo e estanho: A solda é a mais conhecida das ligas à base de estanho e contém quarenta a cinqüenta por cento desse metal..

Ligas de manganês: Chamam-se ligas de manganês aquelas que combinam esse metal com cobre e níquel.

Ligas de metais preciosos: Entre as muitas ligas de metais preciosos que constituem o material básico da joalheria, podem-se mencionar a alpaca, de prata, cobre, níquel e zinco;

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é constante de equilíbrio químico.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-constante-equilibrio-quimico/

Saiba um pouco mais sobre as ligas metálicas assistindo ao vídeo que o Blog do Enem separou para você. Vamos lá mande bem nesse assunto! Cai no Enem e nos vestibulares de todo o Brasil!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=C0q6pjZC5f8&w=420&h=315]

Veja alguns exemplos dessas ligas metálicas:

ligas metálicas

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Agora um desafio para você!

(FGV –SP) Ligas metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não metais, mas sempre com predominância  dos elementos metálicos. Considere as seguintes ligas: Aço, bronze, ouro 14 quilates e latão. Indique a alternativa que apresenta os elementos predominantes:

a)      Fe e C,Pb ,Zn e Sn, Au e Al, Cu e Pb.

b)      Fe e Cu, Cu e Pb, Au e Ag, Cu e Sn

c)      Fe e C, Cu e Sn, Au e Co, Cu, Sn e Si

d)     Fe e Cd, Cu e Si, Au e Cu, Cu, Sn e Pb

e)      Fe e C, Cu e Sn, Au e Cu, Cu e Zn

Resposta: E

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .