Ligas Metálicas: resumo de Química Enem & Encceja

Você lembra o que são as ligas metálicas e quais os tipos que existem? Que tal relembrar? O Blog do Enem preparou um super-resumo para você. Não deixe de conferir!

Liga metálica corresponde à união de dois ou mais metais, ou um metal e outros elementos, dando origem a um material com propriedades metálicas. Porque surgiram as ligas metálicas? 

Os metais puros geralmente não apresentam todas as características necessárias para serem aplicados na fabricação de produtos utilizados na sociedade.

Por isso, surgiram as ligas metálicas, que são misturas de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento. 

As principais ligas metálicas são:

Ligas à base de ferro:  O aço comum é constituído de ferro e uma proporção de carbono, em geral inferior a 1,8%.

Ligas à base de cobre:  Entre as ligas de cobre se incluem algumas de uso muito freqüente, como o latão, formado de cobre e zinco, e o bronze, de cobre com um máximo de dez por cento de estanho.

Ligas à base de alumínio:  Também comuns, as ligas de alumínio podem ser usadas em fundição, caso das que contêm silício.

Ligas de chumbo e estanho: A solda é a mais conhecida das ligas à base de estanho e contém quarenta a cinqüenta por cento desse metal..

Ligas de manganês: Chamam-se ligas de manganês aquelas que combinam esse metal com cobre e níquel.

Ligas de metais preciosos: Entre as muitas ligas de metais preciosos que constituem o material básico da joalheria, podem-se mencionar a alpaca, de prata, cobre, níquel e zinco;

Veja alguns exemplos dessas ligas metálicas:

ligas metálicas

Saiba um pouco mais sobre as ligações Químicas assistindo ao vídeo que o Blog do Enem separou para você. Vamos lá mande bem nesse assunto! Cai no Enem e nos vestibulares de todo o Brasil!

Gostou da aula com o professor Sobis? Ele está no canal do Curso Enem Gratuito, com muito mais aulas para você acompanhar lá.

Dica do Blog – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões.

Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/ Unidades de Medida

Dica  – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Resumo sobre Reações Químicas

Confira com o professor Dimas o básico do básico sobre Ligações Químicas.

Agora um desafio para você!

(FGV –SP) Ligas metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não metais, mas sempre com predominância  dos elementos metálicos. Considere as seguintes ligas: Aço, bronze, ouro 14 quilates e latão. Indique a alternativa que apresenta os elementos predominantes:

a)      Fe e C,Pb ,Zn e Sn, Au e Al, Cu e Pb.

b)      Fe e Cu, Cu e Pb, Au e Ag, Cu e Sn

c)      Fe e C, Cu e Sn, Au e Co, Cu, Sn e Si

d)     Fe e Cd, Cu e Si, Au e Cu, Cu, Sn e Pb

e)      Fe e C, Cu e Sn, Au e Cu, Cu e Zn

Resposta: E

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel