Dispersão e Soluções Coloidais: resumo de Química Enem

Aprenda agora a diferença entre Dispersão e Soluções Coloidais. É tema de Química para você gabaritar nas questões do próximo Exame. Confira com as professoras Larissa e Munique. Vem!

Quando adicionamos solutos em solventes damos origem a três tipos de sistemas: soluções, dispersões e colóides. Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma Solução Coloidal ou colóide.

Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.  Essas partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas

O nome coloide vem do grego “kolas”, que significa “que cola” e foi criado pelo químico escocês Thomas Graham, descobridor desse tipo de mistura.Dispersão E Soluções Coloidais - Thomas GrahamThomas Graham foi um químico escocês, conhecido por suas pesquisas na difusão de gases e líquidos na química dos colóides. Estudou nas universidades de Edimburgo e de sua cidade natal. Ensinou química em Glasgow e no University College London.  Ele nasceu em 21 de dezembro de 1805, em Glasgow, Reino Unido,  e faleceu em 16 de setembro de 1869.

Dispersão e Soluções Coloidais

Veja agora no resumo com a professora Larissa, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas essenciais para você gabaritar nas questões de Soluções Coloidais.

Dicas da Larissa sobre Dispersão:

  1. As dispersões estão presentes em nosso dia a dia. Por exemplo: a mistura entre água e açúcar, a gelatina, o leite, etc.
  2. Todas as misturas são formadas por dois componentes: o disperso e o dispersante.
  3. Quando temos uma mistura formada por água e um pouco de açúcar, por exemplo, temos uma mistura homogênea. Isso porque, após misturados, não conseguimos diferenciar ou enxergar onde estão as moléculas de água e de açúcar.
  4. Levando em consideração o tamanho médio do diâmetro das partículas do disperso, as dispersões podem ser classificadas em: soluções, coloides e suspensões.
  5. Nesta aula acima, a professora Larissa te ensina o que cada uma delas significa.

 

Classificação das Soluções Coloidais

As soluções coloidais podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo do tipo de partícula coloidal e do meio que está dissolvida:

  • Aerossol: são colóides onde um sólido ou um líquido é disperso em um gás. Exemplo: fumaças e neblinas.
  • Sol: é um sólido disperso em um líquido. Exemplo: colas, gomas em geral, em medicamentos como o leite de magnésia. Soluções coloidais na forma de sol podem ser vistas até no organismo de seres vivos, na forma de células vegetais e animais, de sangue e muitos outros fluidos biológicos.Observação: O nome colóide provém de uma goma arábica chamada cola.
  • Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.
  • Espuma: é formada por um gás disperso em meio sólido ou em meio líquido Exemplo: espuma de barbear.
  • Gel: formado por um líquido disperso em um sólido. Exemplo: geléias.

 

Dica – Saiba mais sobre as soluções químicas acessando o nosso Blog do Enem. Não deixe de conferir! https://blogdoenem.com.br/quimica-solucoes-quimicas/

A substância em um colóide está dispersa ou distribuída em outra substância chamada meio dispergente. As partículas coloidais são análogas ao soluto e o meio dispergente é análogo ao solvente.

Diferença entre Dispersão e Soluções Coloidais

Quer saber qual a diferença entre dispersão, soluções coloidais e soluções? Assista ao vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, onde o professor Salman Khan  explica direitinho para você essa diferença. Vamos lá!

 

No nosso dia a dia, os coloides podem ser encontrados em alguns alimentos como cremes vegetais, geléias de frutas, leite, temperos, sorvete, além dos já citados; em produtos de higiene pessoal, como xampus, sabonetes, cremes dentais e de barbear, cosméticos e outros.

Existem também importantes coloides biológicos como o sangue, o humor vítreo (substância gelatinosa presente no olho) e o cristalino (uma espécie de lente localizada no olho responsável pela focalização das imagens).

Dica  – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é substâncias moleculares.  Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-substancias-moleculares/

Exercícios sobre Dispersão e Soluções

(ITA-SP) Considere os sistemas apresentados a seguir:

I. Creme de leite

II. Maionese comercial

III. Óleo de soja

IV. Gasolina

V. Poliestireno expandido

Desses, são classificados como sistemas coloidais:

a) apenas I e II
b) apenas I, II e III
c) apenas II e V
d) apenas I, II e V
e) apenas III e IV

Resposta: Alternativa D

Se classificam como coloides o creme de leite, a maionese e o poliestireno expandido (mais conhecido como isopor). O óleo de soja e a gasolina constituem soluções homogêneas por não possuírem partículas em suspensão.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel