Candidatos que apresentarem sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa devem fazer pedir reaplicação do Encceja até sexta-feira. Saiba mais!
Pessoas que testaram positivo para Covid-19 ou que apresentem sintomas não devem comparecer aos locais de provas do Encceja no próximo domingo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem comunicar sua situação no site oficial do exame. Assim, poderão fazer a reaplicação da Encceja nos dias 13 e 14 de outubro de 2021. O prazo para fazer a solicitação vai até às 12h da próxima sexta-feira (27).
Quem pode pedir reaplicação do Encceja
Pode solicitar a reaplicação os candidatos do Encceja que apresentarem sintomas ou testaram positivo para Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas. As doenças listadas no edital são as seguintes:
|
|
Como pedir reaplicação do Encceja
Caso você precise fazer o pedido de reaplicação, deve entrar no Sistema do Encceja e enviar um documento legível que comprove a condição. Em casos de Covid-19, o resultado do exame positivo para o coronavírus poderá ser utilizado para a comprovação.
Mas, se o participante tiver diagnóstico de outra doença, deve apresentar um atestado médico. De acordo com o Inep, devem constar as seguintes informações nessa documentação:
- Nome completo do participante.
- O diagnóstico com o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).
- A data do atendimento.
- Identificação e a assinatura do profissional competente, como o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Mas, se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação do Encceja, além de fazer a solicitação de reaplicação, o candidato deverá entrar em contato com Central de Atendimento do Inep. O número para contato é o 0800 616161.
A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada no Sistema do Encceja.
O uso de máscaras no dia do Encceja
O uso da máscara é obrigatório para todos os participantes do Encceja durante todo o período de permanência no local de prova. Para quem estava na dúvida, será permitido aos candidatos a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal.
Além disso, é permitido levar mais de uma máscara para trocar ao longo do dia. É importante lembrar que após a retirada ou troca da máscara, os participantes deverão higienizar as mãos com álcool em gel.
Por fim, caso seja necessário, o descarte da máscara de proteção facial deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.