Receptores elétricos – Aula de revisão para Física Enem

Relembre tudo sobre Receptores Elétricos em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando!

Receptores elétricos – Você sabe o que são? O nome parece complicado, mas é bem simples. Todas as máquinas ou equipamentos movidos por eletricidade são ‘Receptores Elétricos’.

Portanto, para você não esquecer mais, é considerado um receptor elétrico todo o aparelho que recebe energia elétrica e a converte em alguma outra fonte de energia que não seja calor. Aparelhos como liquidificador, computador, britadeira são exemplos de receptores.

receptores elétricos - máquina cortadeira

Força eletromotriz

Os receptores consomem energia elétrica, para realizar um certo tipo de trabalho (τ). A razão entre o trabalho realizado e a quantidade de carga elétrica consumida pelo receptor é definido como a força eletromotriz do receptor (ε’).

aula22_fig002.tif

Equação geral dos receptores

Todo receptor possui resistência interna, fazendo com que a tensão elétrica total consumida por um receptor se eleve. Desta forma, temos que a sua tensão total é a soma entre a sua força eletromotriz com a tensão consumida por sua resistência interna:

aula22_fig003.tif

aula22_fig004.tif

Curva característica de um receptor

A equação do receptor pode ser vista como uma equação do 1º grau, onde a tensão U varia de acordo com a corrente elétrica i. Com isso, podemos construir o gráfico característico dos receptores.

aula21_fig006.tif

Do gráfico, podemos encontrar a força eletromotriz, que é o ponto onde a reta intercepta o eixo vertical da tensão U. Observamos também que, quanto maior a corrente elétrica que percorre o receptor, maior a tensão nos terminais do receptor.

Potência em um receptor

A potência elétrica total (Pt) consumida por um gerador é a soma das potências útil (Pu) e dissipada (Pd).

Pt = Pu + Pd

A potência total está relacionada com a tensão total consumida pelo receptor, portanto, podemos calcular:

Pt = U . i

A potência útil é aquela consumida pelo aparelho para a realização do trabalho específico para o qual o trabalho é feito, portanto está relacionada à força eletromotriz do receptor:

aula22_fig006.tif

A potência dissipada pelo receptor está relacionada à sua resistência interna, pois é esta que faz o receptor perder parte da sua energia total disponível para realização de trabalho.

Pd = r. i2

Saiba mais sobre Receptores elétricos nesta aula do canal oficinadoestudante, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você responder e compartilhar a solução.

Questão 1

Um liquidificador de força eletromotriz igual a 110 V é ligado a uma tomada de 120 V. Sabendo que a potência dissipada pelo liquidificador é 100 W, pode-se afirmar que sua resistência interna é:

a) 5 Ω

b) 1 Ω

c) 150 Ω

d) 10 Ω

e) 2 Ω

Dica 1 – Um gerador elétrico é um dispositivo capaz de produzir energia a um circuito. Saiba como calcular sua Potência e Rendimento em mais esta aula de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/geradores-eletricos-fisica-enem/

Questão 2

(MACKENZIE-SP) A diferença de potencial nos terminais de um receptor varia com a corrente conforme o gráfico abaixo.

aula22_fig007.tif

A força eletromotriz e a resistência interna desse receptor são, respectivamente:

a) 25Ve 50 Ω

b) 22V e 2,0 Ω

c) 20V e 1,0 Ω

d) 12,5V e 2,5 Ω

e) 11V e 1,0 Ω

Dica 2 –  Estude sobre Potência e energia elétrica em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? – https://blogdoenem.com.br/potencia-e-energia-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(AFA) Um gerador fornece a um motor uma ddp de 440V. O motor tem resistência interna de 25 Ω e é percorrido por uma corrente elétrica de 400 mA. A força eletromotriz do motor, em volts, é igual a:

a) 375

b) 400

c) 415

d) 430

e) 220

Dica 3 – Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores – https://blogdoenem.com.br/associacao-de-resistores-fisica-enem/

Questão 4

(UNIMEP) Um motor elétrico tem fem de 130V e é percorrido por uma corrente de 10 A. Se a sua resistência interna é de 2 Ω, então a potência mecânica desenvolvida pelo motor vale:

a) 1300 W

b) 1100 W

c) 1280 W

d) 130 W

e) o motor não realiza trabalho mecânico

Questão 5

(MACK/2001) Um motor de potência 375 W é utilizado para elevar verticalmente, com velocidade constante, a uma altura de 15 m, uma carga de peso 400 N, em 20 s. O rendimento desse motor é:

a) 50%

b) 60%

c) 70%

d) 80%

e) 90%

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel