Associação de resistores – Aula de Física Enem

Entenda a diferença entre a ligação em série e a ligação em paralelo em mais esta aula de Física Enem sobre Associação de Resistores

Associação de resistores – Revisão Gratuita de Física Enem e Vestibular

Circuitos elétricos funcionam com a utilização, dentre outros componentes, dos resistores. Porém, não há apenas um resistor, mas uma associação de vários deles na construção de um circuito, utilizado em equipamentos como computador, televisão, micro-ondas, etc.

Os resistores podem se associar de diferentes formas possíveis, dependendo de como a corrente elétrica irá percorrê-los.Física Enem

Veja a associação de resistores em série – Sempre cai!

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em série quando são percorridos pela mesma corrente elétrica:aula19_fig002.tif

Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores. Se tivermos n resistores associados em série, dizemos que a resistência equivalente Req é a soma das n resistências:aula19_fig003.tif

Além disso, o potencial elétrico total aplicado às resistências é a soma de cada potencial aplicado em cada resistência.aula19_fig004.tif

Veja agora Associação de resistores em paralelo:

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em paralelo, quando é aplicada a mesma tensão.aula19_fig005.tif

Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores. Se tivermos n resistores associados em paralelo, dizemos que o inverso da resistência equivalente Req é a soma dos inversos das n resistências.aula19_fig006.tif

A corrente elétrica total do circuito i será a soma das n correntes que passam através dos resistores:aula19_fig007.tif

Devemos aqui lembrar, como dito anteriormente, que o potencial em todos os resistores é igual:aula19_fig008.tif

Veja Associação mista de resistores

Este caso é onde encontramos circuitos com resistores associados em série e em paralelo. Isto acontece no exemplo abaixo, onde temos os resistores R1 e R2 ligados em paralelo, e estes ligados em série com o resistor R3.aula19_fig009.tif

Saiba mais sobre Associação de Resistores  nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios sobre Cálculo de Resistência para você mandar bem no Enem

Questão 1

(Vunesp) Um resistor de resistência R está inserido entre os pontos P e Q de um circuito elétrico, como mostra a figura.aula19_fig010.tif

Se as correntes que passam pelos fios 1 e 2, que chegam a P, são, respectivamente, i1 e i2, a diferença de potencial entre P e Q será igual a:

a) aula19_fig011.tif

b)

c)

d)

e)

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Questão 2

(Mackenzie-SP) Observa-se que um resistor de resistência R, quando submetido à ddp U, é percorrido pela corrente elétrica de intensidade i. Associando-se em série, a esse resistor, outro de resistência 12 Ω e submetendo-se a associação à mesma ddp U, a corrente elétrica que a atravessa tem intensidade i/4. O valor da resistência R é:

a) 2 Ω

b) 4 Ω

c) 6 Ω

d) 10 Ω

e) 12 Ω

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Questão 3

(PUC-PR) No circuito com associação de resistências mostrado na figura abaixo, a intensidade de corrente I3 e a resistência R1 devem ter os seguintes valores:

aula19_fig012.tif

a) I3 = 8,0 A; R1 = 15 Ω

b) I3 = 10,0 A; R1 = 20 Ω

c) I3 = 6,0 A; R1 = 12 Ω

d) I3 = 20,0 A; R1 = 10 Ω

e) I3 = 15,0 A; R1 = 10 Ω

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Questão 4

(Mackenzie-SP) Um resistor de resistência 20 Ω é percorrido por uma corrente de intensidade i, quando submetido à ddp U. A esse resistor, associamos em paralelo outro de resistência R. Ao aplicarmos a associação à ddp U, verificamos que essa associação é percorrida por corrente de intensidade 5i. O valor de R é:

a) 5 Ω

b) 6 Ω

c) 8 Ω

d) 10 Ω

e) 16 Ω

Questão 5

Determine a resistência equivalente do circuito da figura a seguir:

aula19_fig013.tif

a) 84 Ω

b) 91 Ω

c) 101 Ω

d) 253 Ω

e) 72 Ω

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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