Circuitos Elétricos e Resistência: veja as Leis de Ohm. É Física Enem.

Tire suas dúvidas sobre Circuitos Elétricos, Resistência, Tensão e Corrente. Confira as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem. É hora de se preparar para gabaritar no Exame Nacional do Ensino Médio e no vestibular também.

Resistência Elétrica – Confira as Leis de Ohm. É um fundamento clássico para você entender os circuitos elétricos e fazer os cálculos de corrente elétrica. Siga abaixo para entender as Leis de Ohm. Cai em Física Enem.

Em todo aparelho elétrico encontramos algo óbvio e em comum entre eles, que é o fato de funcionarem com eletricidade. É necessário passar uma corrente elétrica pelo aparelho para que ocorra seu funcionamento. Esta corrente elétrica percorre algo que chamamos de circuito elétrico. Parece dificil entender conteúdos de Física Enem e vestibular?  Vamos em frente, que você compreender e superar este bloqueio.

Um circuito é definido como o conjunto de componentes elétricos, ligados entre si através de fios, e alimentados por um gerador (aparelho que irá fornecer a corrente elétrica, podendo ser uma pilha, uma tomada, etc.). Um dos componentes fundamentais no circuito é o resistor. A imagem abaixo mostra resistores utilizados em circuitos elétricos.  as leis de ohm destacada

Como o próprio nome já diz, o resistor é um componente que resiste (dificulta) a passagem de corrente elétrica. Esta capacidade de resistir à passagem de corrente é chamada de resistência elétrica e pode ser calculada através da razão da diferença de potencial U aplicada no resistor pela corrente i que passa pelo resistor. Veja a fórmula:

aula18_fig002.tif

Tensão, Corrente, e Resistência

Em um circuito elétrico a tensão U é medida em volts, e a corrente i é medida em amperes, e com isso a resistência é medida em volts por amperes, que recebe uma denominação especial de ohm (Ω), em homenagem ao físico que estudou os resistores, Georg Simon Ohm.

Física Enem

A notação utilizada nos circuitos elétricos para representar resistor é a da figura abaixo:

aula18_fig003.tif

Dica 1 – Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – https://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/

Veja a Primeira lei de Ohm

O físico alemão, Georg Simon Ohm (1787 – 1854), fez experiências com condutores metálicos e verificou que a razão da diferença de potencial aplicada nos terminais do condutor pela corrente, que era estabelecida, era sempre constante; ou seja, variando-se a tensão, a corrente variava na mesma proporção. Ele, desta forma, estabeleceu que todos os condutores que obedeciam essa proporção eram chamados de resistores ôhmicos.

aula18_fig004.tif

Se fizermos um gráfico da tensão em função da corrente para um resistor ôhmico, temos o gráfico de uma reta, como podemos ver no gráfico abaixo.

aula18_fig005.tif

Já os resistores não ôhmicos apresentam um gráfico onde a tensão não varia linearmente com a corrente, como mostrado no seguinte gráfico:

aula18_fig006.tif

Dica 2 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

A Segunda lei de Ohm

Esta lei define a resistência elétrica de um fio como sendo proporcional à razão entre o comprimento L do fio pela área de sua secção reta A.

aula18_fig007.tif

Esta proporção está relacionada com a resistividade elétrica do material ρ, um valor que depende de cada material. Desta forma, temos a segunda lei de ohm como sendo a seguinte equação:

aula18_fig009.tif

Lembramos que o comprimento L deve ser medido em metros (m), e a secção reta A em metros quadrados (m²).

A resistividade elétrica está relacionada com outra propriedade do material, que é a sua condutividade elétrica. Esta é exatamente o contrário da resistividade. A condutividade define o quanto um material é capaz de conduzir corrente elétrica, é pode ser calculada como o inverso da resistividade elétrica:

aula18_fig010.tif

Plano de Estudo Gratuito de Física Enem

Confira revisão completa spbre MRU, MRUV e todas as formas de Movimento. Veja as Leis da Gravidade e da Relatividade. Aprenda sobre as formas de energia nuclear e revise as Leis da Termodinâmica. Veja aqui Plano de Estudos de Física Enem e Vestibular:

Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem
Veja os 10 temas de física que mais caem no Enem

Aula Gratuita sobre as Leis de Ohm

Saiba mais sobre Leis de Ohm nesta aula do professor Otávio , disponível no nosso canal do Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você responder e compartilhar nas redes sociais

Questão 1 sobre Física no Enem e no Vestibular

(UFMG) Este gráfico mostra como varia a tensão elétrica em um resistor mantido a uma temperatura constante em função da corrente elétrica que passa por esse resistor.

aula18_fig011.tif

Com base nas informações contidas no gráfico, é correto afirmar que:

a) a corrente elétrica no resistor é diretamente proporcional à tensão elétrica.

b) a resistência elétrica do resistor aumenta quando a corrente elétrica aumenta.

c) a resistência do resistor tem o mesmo valor qualquer que seja a tensão elétrica.

d) dobrando-se a corrente elétrica através do resistor, a potência elétrica consumida quadruplica.

e) o resistor é feito de um material que obedece à Lei de Ohm.

Dica 3 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/

Questão 2

(UFJF-MG) Medidas da corrente elétrica em função da diferença de potencial aplicada foram realizadas em dois resistores de metais diferentes, encontrando-se os resultados relacionados abaixo. Durante as medidas, a temperatura dos resistores foi mantida constante.

aula18_fig012.tif

Nestas condições são feitas as afirmativas:

I. Somente o resistor 1 obedece à lei de Ohm.

II. Somente o resistor 2 obedece à lei de Ohm.

III. Um dos resistores tem resistência elétrica com valor de 4,36 Ω

é (São) verdadeira(s):

a) I

b) II

c) III

d) I e III

e) II e III

Questão 3 – É Física no Enem e no Vestibular

(ACAFE-SC) Suponha que você mude de São Paulo, onde a tensão da rede é 110V, para Florianópolis, onde a tensão na rede é 220V, e traga consigo um aquecedor elétrico. Você pode manter a mesma potência do aquecedor substituindo a resistência original de 8,0Ω por uma outra, cujo valor, em Ω, seja:

a) 16

b) 12

c) 4

d) 2

e) 64

Questão 4

(UEL-PR) Para variar a potência dissipada por aparelhos tais como chuveiros, aquecedores elétricos, lâmpadas incandescentes, são projetados resistores com diferentes resistências elétricas. Em um projeto, um fio condutor de comprimento l e de diâmetro da seção transversal D teve reduzidos à metade tanto o seu diâmetro quanto o seu comprimento (conforme está representado na figura).

aula18_fig013.tif

O que acontecerá com a resistência R’ do novo fio, quando comparada à resistência R do fio original?

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 5

(Mackenzie-SP) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de um outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua seção transversal tem raio igual à metade do raio da seção transversal do fio B. A relação entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é:

a) 0,25.

b) 0,50.

c) 0,75.

d) 1,25.

e) 1,50.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel