Corrente elétrica – Aula de revisão gratuita de Física para o Enem

É hora de relembrar os fundamentos que envolvem Corrente Elétrica. É um conteúdo fundamental de Física para o Enem, e sempre caem questões que envolvem circuitos elétricos nas provas. do Enem e dos Vestibulares. Então, aproveite esta aula gratuita abaixo e revise aqui no Blog do Enem.

Corrente elétrica. Você lembra de tudo para a prova do Enem, ou ‘tomou um choque’ só de lembrar que precisa estudar Corrente Elétrica? Parece complicado, mas é tudo muito lógico. Vamos lá revisar!

Como você já estudou todos os corpos materiais são compostos por átomos.Os átomos,  por sua vez, são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Algo importante que devemos sempre lembrar é que apenas os elétrons (portadores de carga elétrica negativa) podem se locomover através da matéria.

Porém, quando este fenômeno ocorre de forma natural? Quando temos materiais, que vamos chamar de condutores, ou seja, materiais que podem conduzir, transportar cargas elétricas. Desta forma, podemos definir corrente elétrica da seguinte forma:

Corrente elétrica é o movimento ordenado de portadores de carga elétrica”.

Física Enem

Vamos considerar um fio metálico, de cobre, por exemplo, que pode conduzir corrente elétrica. Definimos a intensidade de corrente elétrica i como sendo a quantidade de cargas elétricas Δq que atravessam a área de secção reta do fio em um certo intervalo de tempo Δt:

aula17_fig002.tif

No SI, medimos carga elétrica em Coulomb e tempo em segundos, desta forma, a corrente elétrica é o Coulomb por segundo (C/s), que recebe a denominação especial ampére (A) em homenagem ao físico e matemático francês André Marie Ampére.

aula17_fig003.tif

Muitas vezes, podemos encontrar um gráfico que nos fornece a corrente elétrica em função da variação de tempo.

aula17_fig004.tif

Podemos, através do gráfico, calcular a quantidade de carga elétrica transportada durante este intervalo de tempo, através do cálculo da área do gráfico.

aula17_fig005.tif

Saiba mais sobre Corrente elétrica nesta aula do canal Curso Enem Gratuito, com o professor Marcos Rosseto. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Unama-PA) Considere os seguintes dispositivos elétricos comuns em nosso cotidiano: uma bateria de automóvel, uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Nesta sequência, a corrente elétrica no interior de cada aparelho é constituída, exclusivamente, por movimento de:

a) íons; elétrons; elétrons e íons.

b) elétrons e íons; íons; elétrons.

c) elétrons e íons; elétrons e íons; elétrons e íons.

d) elétrons; elétrons; elétrons.

e) íons; elétrons e íons; íons.

Dica 1 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

Questão 2

(UERJ) Observe as configurações abaixo:

aula17_fig006.tif

Aquela que permite acender uma lâmpada de lanterna, usando uma pilha comum e alguns pedaços de fio, é a de número:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

Dica 2 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – https://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(UNIFOR-CE) Um fio condutor, de secção constante, é percorrido por uma corrente elétrica constante de 4 A. O número de elétrons que passa por uma secção reta desse fio, em um minuto, é:

a) 1,5. 1021

b) 4,0. 1020

c) 2,5. 1019

d) 1,5. 1018

e) 4,0. 1017

Dica 3 – Relembre tudo sobre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando – https://blogdoenem.com.br/forca-eletrica-e-lei-de-coulomb-fisica-enem/

Questão 4

(UNIFOR-CE) Um círculo eletrônico foi submetido a um pulso de corrente indicado no gráfico.

aula17_fig007.tif

Durante esse pulso, a carga elétrica que fluiu no circuito, em coulombs, foi igual a:

a) 1,3. 10-3

b) 2,6. 10-3

c) 3,0. 10-3

d) 6,0. 10-3

e) 1,2. 10-2

Questão 5

Em um cabo de energia, com uma área de secção reta A = 600 cm², formado por pequenos fios de área de secção reta a = 12 cm², passam 120 A de corrente. Calcule a quantidade de carga elétrica que atravessa cada um dos fios que compõem o cabo, em um minuto.

aula17_fig008.tif

a) 2,4 C

b) 144 C

c) 24 C

d) 1440 C

e) 240 C

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel