Recursos minerais e sua exploração econômica pelo homem

Revise os recursos minerais e sua exploração econômica para gabaritar geografia no Enem e nos vestibulares!

Sabemos que os recursos minerais são utilizados pelo homem mesmo antes mesmo de termos a Economia. Se pensarmos que as rochas viravam ponta de lanças para a caça e que o carvão mineral teve descoberto o seu potencial calorífero “sem querer” pelos homens das cavernas quando colocavam “pedras” ao redor das fogueiras, veremos que os seres humanos já utilizavam os recursos minerais desde os primórdios da nossa história.

Com o passar dos séculos, os minerais passaram a ter valor comercial e conflitos surgiram em torno desses produtos. Mas, você sabe o que torna um mineral mais valioso que outro? Fácil! Sua disponibilidade na natureza e no mercado. Se temos um minério muito comum, em abundância, esse minério terá pouco valor comercial, mas se ele for mais raro, aí sim, sua valorização é bem grande.

1

Um outro fator fundamental para a valorização dos minérios é sua utilidade. Por exemplo, hoje, o petróleo é valorizado, porém, se pensarmos em 400 anos atrás, o que os humanos dessa época fariam com o petróleo? Nada, pois ele não tinha utilidade na época.

Agora imagine sua vida sem minérios. Imaginou? Acho que não conseguiu se “desapegar” de tudo, sabe por quê? Porque tem minérios que você nem desconfiava que era minério, como por exemplo, na água, no sal marinho e no talco.

Dá uma olhadinha de leve, o quanto de minério é utilizado da construção de uma casa.

2

3
Fonte: http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28

Sacou o quanto é importante o minério na nossa vida?

Com a mineração novas fronteiras econômicas e geográficas surgiram, abrindo espaço para o desenvolvimento e gerando oportunidades econômicas. Na medida que proporciona a interiorização da população, cria demandas por infraestrutura e serviços, induz a instalação de indústrias de transformação e de bens de capital, gera empregos e renda, reduzindo as disparidades regionais.

A mineração é reconhecida internacionalmente como atividade alavancadora do desenvolvimento, tendo grande participação no desenvolvimento econômico de muitas das principais nações do mundo, como. Canadá, Austrália, China e Estados Unidos.

Sabemos que a exploração mineral acaba gerando um impacto muito grande no meio ambiente, mas há um movimento vindo ao encontro de tentativas de amenizar esses impactos, até porque, como vimos, não temos mais como viver sem os minérios, mas podemos reduzir esse impacto. São assoreamentos que podem ser evitados, rios que podem não ser poluídos, vegetações que não precisam ser retiradas para essa exploração.

Também cabe a nós, consumidores finais, exigir a redução dos impactos ambientais e promover essa mudança, com ações simples, do tipo, comprar o que for necessário, verificar se a empresa que produz segue as leis ambientais e assim por diante.

Para dar aquela reforçada nos seus estudos, segue aí uma aulinha on line, ok?
https://www.youtube.com/watch?v=QxDCgsmcJMQ

Grande abraço, xuxada!

Exercícios

1- Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014

A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.

Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera […].

De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).

Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:

a) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.

b) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.

c) Reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.

d) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.

e) Deixar de produzir mercadorias fabricadas com recursos não renováveis.

 

2- (UEL – adaptada)

“Se cada pessoa da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado.”

(Revista Isto É, n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:

a) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.

b) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.

c) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.

d) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.

e) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

GABARITO

1 – O texto apresenta o problema da escassez dos recursos naturais frente à sua cada vez maior exploração econômica. Nesse sentido, faz-se necessário conter essa exploração a partir da redução da demanda por elas na sociedade. Entre as alternativas apontadas, a que melhor se ajusta a essa preocupação é a adoção da política dos 3Rs: reduzir o consumo; reaproveitar os materiais e produtos ao invés de descartá-los e reciclar o máximo de lixo possível, pois a reciclagem proporciona uma menor necessidade de explorar ainda mais os elementos da natureza para a fabricação de novas mercadorias.

Alternativa correta: letra C

2 – O texto revela que o nível de consumo e de utilização dos recursos naturais com base no padrão de vida estadunidense é insustentável, pois extrapola a capacidade de renovação desses mesmos recursos no planeta. Por isso, é preciso repensar a forma com que a sociedade capitalista explora o meio natural.

Alternativa correta: letra D

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel