Redação do Enem: como tirar mais de 900 pontos

Se a redação do Enem te tira o sono, inspire-se nos depoimentos das alunas do Curso Enem Gratuito e estude com a gente e conquiste uma excelente pontuação!

A redação do Enem costuma tirar o sono de grande parte dos candidatos. Mas, ela não é nenhum bicho papão. Com dedicação, boas orientações e as estratégias certas, é possível alcançar excelentes resultados. É o caso de três estudantes do Curso Enem Gratuito, que conquistaram mais de 900 pontos no exame de 2022.

Para se dar bem na prova, a primeira dica é escrever. Isso mesmo! Quanto mais você escreve, mais se familiariza com a prática e adquire a segurança necessária para fazer a sua redação com tranquilidade. 

Hoje, vamos conferir os depoimentos das estudantes do CEG que tiraram mais de 900 pontos na redação do Enem e, ainda, conhecer algumas dicas importantes para que você também possa trilhar esse caminho. Vamos juntos? 

Respire e inspire-se: é possível tirar mais de 900 pontos na redação do Enem

As alunas Beatriz Ferreira, Catarina Moura e Leticia Ferreira estudaram para as provas de 2022 com o Curso Enem Gratuito (CEG). O resultado? Todas conseguiram alcançar mais de 900 pontos na redação do Enem! 

Beatriz Ferreira fez 940 pontos

Minha experiência com o Curso Enem Gratuito foi incrível! Conheci o curso através do Instagram, então resolvi assistir às aulas e comecei a ter um bom desempenho. Com as dicas que o curso fornece, principalmente na disciplina de redação, pude desenvolver as minhas redações com mais facilidade e sem medo e consegui sair dos 500 para 900+. Gratidão a todos do CEG!

Catarina Moura conquistou 960 pontos

No início do ano passado, comecei a estudar para o Enem com o CEG no plano Extensivo. Em 2021, como treineira, tirei 600 na redação. O máximo que eu sabia era a estrutura. De resto, eu era bem leiga. Até que descobri o Começando do Zero, com a professora Dani e aquilo me ajudou muito em relação às exigências das competências, repertório sociocultural e teses. Resultado: 960 na redação. Nem nos meus maiores sonhos eu esperava essa nota, estou muito feliz mesmo e eu não teria conseguido sem a ajuda de vocês! Gratidão é a palavra.

Leticia Ferreira obteve 940 pontos

No meu último ano escolar, me vi quase perdida ao perceber o quão próximo o Enem estava de mim, e não sentia que estava preparada o suficiente para tirar uma boa nota na prova. Usei diversos métodos de estudo, em especial esse curso online, onde assisti todas as aulas que consegui. Muitos dos assuntos que não entendia, fui capaz de compreender com os maravilhosos professores. Quando recebi a nota do Enem essa semana, fiquei satisfeita com o resultado. Com um 940 na redação, estou mais feliz do que posso explicar e tenho muito a agradecer às aulas de redação online que assisti. Graças a esses ensinamentos tão importantes, atingi uma média geral de quase 700 pontos, algo que é o suficiente para passar no meu curso dos sonhos! Fico extremamente grata a toda a equipe que, juntamente com o colégio onde estudei, foram de extrema importância para que eu atingisse o meu objetivo.

Veja também: Redação Enem nota 1000: Veja dez modelos de textos premiados.

Mas o que é o Curso Enem Gratuito? 

Se você está se sentindo perdido, sem saber direito como começar a estudar para o Enem, nós temos uma ótima notícia. O Curso Enem Gratuito foi criado para oferecer aos candidatos de todo o país o melhor conteúdo preparatório para as provas. 

Os conteúdos são separados por disciplina e organizados em trilhas de aprendizagem, com videoaulas, ebooks, artigos e muito mais. Assim, cada estudante escolhe o ritmo e o tempo de duração mais adequados para acompanhar as aulas e se preparar. Conheça nossas opções:

  • Plano de Estudos Extensivo: para estudantes que têm mais tempo para se dedicar.
  • Plano de Estudos Semiextensivo: para quem está com certa pressa de aprender.
  • Plano de Estudos Intensivo: para quem está super apressado e tem pouco tempo disponível. 

Sabe quanto é que você vai precisar pagar para estudar? Exatamente zero reais! É tudo 100% gratuito. 

É importante destacar ainda que o Curso Enem Gratuito foi aprovado pelo parecer CEE/SC 210/220 e é recomendado para as escolas de todo país pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Comece hoje mesmo a estudar! 

Como estudar para a redação do Enem?

Além dos planos de estudos, o CEG oferece o curso de redação “Começando do Zero”, com a professora Daniela Garcia, especialista na preparação de estudantes para a redação do Enem.

São 10 aulas para você aprender a escrever o texto dissertativo-argumentativo com qualidade do início ao fim, mesmo para aqueles que nunca escreveram uma redação no modelo do Enem. 

Cada aula é composta por um vídeo didático disponível no canal do CEG no Youtube, um texto de apoio e um resumo. Além disso, também preparamos um e-book completo para você baixar: 

Como a Escrever a Redação do Enem | Baixe o e-book gratuito e aprenda a planejar e escrever a redação do Enem.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o curso de Redação  do CEG: 

O que pode zerar a redação do Enem? 

Zerar a redação do Enem é um dos receios mais comuns entre os estudantes que fazem a prova. No entanto, não há motivo para pânico, combinado? 

Conheça os critérios que podem zerar a redação: 

  • Texto menor do que 7 linhas;
  • Fuga total do tema;
  • Tipologia textual diferente da dissertativa-argumentativa;
  • Cópia dos textos motivadores;
  • Formas propositais de anulação (desenhos, hashtags, coraçõezinhos nos pingos dos is, etc);
  • Partes desconectadas (receita de bolo, por exemplo);
  • Assinar o texto;
  • Texto predominantemente em língua estrangeira.

Viu só? Basta tomar alguns cuidados e evitar cometer esses erros para não correr o risco de zerar a sua redação.

Redação do Enem: algumas dicas importantes

Para fazer uma boa redação do Enem e alcançar a nota máxima, algumas dicas são fundamentais. É claro que você vai conhecer informações completas no decorrer do curso, mas separamos algumas orientações importantes para guiar os seus primeiros passos. 

Independente do ano em que você vai fazer a redação do Enem, o caderno de provas sempre vai trazer os mesmos três elementos: 

Instruções para a redação

Aqui, ficam as informações básicas para fazer a sua redação, como o local para o rascunho, cor da caneta e número de linhas. Também são listados os motivos que podem levar à nota zero e outras orientações importantes. Leia atentamente antes de começar a escrever!  

Textos motivadores

Os textos motivadores têm o objetivo de esclarecer o tema da redação do Enem. Isso significa que eles podem ser considerados como um ponto de apoio ou mesmo uma base para que você crie a sua redação. Mas atenção: nada de copiar, certo?  

Propostas de redação 

Por fim, você vai conhecer a proposta da redação do Enem, sobre a qual deverá escrever o seu texto. Nos últimos anos, por exemplo, os temas foram os seguintes:

  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século 21
  • 2013: Efeito da implantação da lei seca no Brasil 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania do Brasil
  • 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Como é possível notar, os temas sempre levantam questões atuais e bastante pertinentes  para serem debatidas na prova.  

Com o tema em mãos, o próximo passo é pensar sobre a tese da sua redação. Ou seja, definir o ponto de vista que você vai defender com o seu texto. Para sustentar essa opinião, também é necessário construir a sua argumentação, que pode incluir exemplos, experiências, fatos ou dados estatísticos. 

Em seguida, é hora de colocar tudo isso no papel! Lembre-se de respeitar a estrutura da redação do Enem, que precisa ter:

Introdução

É o parágrafo que abre o seu texto, apresenta o tema e também traz o direcionamento que você pretende seguir.  

Desenvolvimento

Normalmente, a redação do Enem traz dois parágrafos para o desenvolvimento. Aqui, é o espaço para comprovar a sua tese a partir das hipóteses ou argumentos que você construiu. 

Conclusão

Por último, a conclusão é o parágrafo que arremata o seu texto, apresenta as possíveis soluções para o problema e, assim, finaliza a estrutura da redação de forma completa.

Como o tempo para a conclusão da prova é apertado, escreva o rascunho da sua redação, resolva as questões das outras disciplinas e, só então, passe o seu texto a limpo na folha oficial.   

Que tal começar agora mesmo a praticar? Nosso canal no Youtube traz uma série especial de vídeos que vai te ajudar: 

Lembre-se de fazer a sua inscrição em uma das opções do Curso Enem Gratuito e estudar para tirar uma nota excelente na próxima edição. Estamos torcendo por você!  

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Dicas de Estudo, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel