Veja agora como fazer a Introdução, o Desenvolvimento, e a Conclusão do texto dissertativo-argumentativo na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
Você já sabe: Tem sempre uma Redação batendo na porta! Não custa nada dar mais uma olhadinha em dicas super importantes para escrever um bom texto dissertativo-argumentativo
Nada de entrar em pânico. Sim, nós sabemos que só em ler a palavra “Redação” os seus batimentos cardíacos começam a se revoltar aí no seu peito, mas, calma. Respire fundo.
Confira algumas dicas que separamos pra você não escorregar na Redação batendo na porta:
Como fazer a Introdução da Redação
Confira agora com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito.
Você já deve estar cansado de saber, mas, precisa produzir um texto dissertativo argumentativo, ou seja, desenvolver o seu raciocínio em cima de uma tese.
Aí sim, cabem citações de estatísticas, depoimentos, e dados que lhe ajudem na afirmação da sua ideia. Nada de escrever receita de bolo, hino de futebol ou brincadeirinhas do tipo.
O Exame Nacional do Ensino Médio está mais rigoroso na correção da Redação. Ah, também não vale escrever poemas, a Redação batendo na porta do Enem deve ser escrita em prosa.
O desenvolvimento da Redação batendo na porta
Se a sua letra for muito feia, muito mesmo, pode escrever em letra de forma, mas PRECISA SER LEGÍVEL TAMBÉM. Ah, nada de ser malandro e escrever o texto no meio do papel, deixando espaços vazios ao final de cada frase e já pulando pra próxima linha. Respeite as margens e os parágrafos.
E quando uma palavra precisar ser separada para continuar na próxima linha, lembre-se de separar as sílabas bem certinho. Parece coisa de pré-escola, mas conta pontos.
A Conclusão da Redação
Nada de preguiça, a Redação batendo na porta não pode ter menos de sete linhas e, logicamente, você não pode copiar o texto explicativo do tema ou o enunciado de outras questões da prova para preencher o espaço.
Cuidado com as vírgulas, as concordâncias e as crases! E não precisamos nem falar, né? Nada de escrever internetês no Enem! Cuide do “Por que”, “você” e outras palavras que costumamos abreviar na internet, mas que na Redação precisam ser escritas de maneira correta. O mesmo serve pra expressões regionais, escreva de forma neutra.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje
Veja mais dicas com 10 Temas da redação batendo na porta do Enem