Regra de três é um dos cálculos mais importantes para as questões de Matemática do Enem. Então, não deixe de conferir nosso resumo e resolver a lista de exercícios sobre regra de três!
A regra de três é um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Esse tipo de exercício é básico na Matemática, e cai direto no Enem e no Encceja. Acompanhe nosso resumo e resolva os exercícios sobre regra de três!
Como fazer a regra de três
Confira alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples:
- Primeiramente, construa uma tabela agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas. Lembre-se de manter na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
- Em seguida, identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
- Por fim, monte a proporção e resolva a equação.
Em seguida, vamos aplicar esses passos em um exemplo bem simples.
Exemplo
Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?
Resolução: Observe que estamos diante de duas grandezas: operários e dias. Perceba que os operários estão em uma coluna e os dias estão em outra, mas as linhas estão em correspondência.
As grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho. Desse modo, se você aumentar a primeira (colocando mais funcionários para trabalhar), a segunda grandeza (a quantidade de dias) diminui, certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.
Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:
8 . 30 = 12 . x ⇒ x = 20 dias
Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário.
A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.
Videoaula sobre regra de três
A fim de entender ainda melhor e conseguir resolver os exercícios sobre regra de três, assista a essa videoaula com o professor Sarkis!
E aí, já ficou fera no assunto? Agora é hora de resolver os exercícios sobre regra de três. São 10 questões com gabarito para você conferir o seu desempenho. Se você ainda ficar com dúvidas, confira os exemplos que estão depois da lista de exercícios.
Exercícios sobre regra de três
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UERJ/2018)
Onça e libra são unidades de massa do sistema inglês. Sabe-se que 16 onças equivalem a 1 libra e que 0,4 onças é igual a x libras.
O valor de x é igual a:
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UDESC SC/2018)
De forma simplificada, a umidade relativa do ar é calculada pela relação entre a quantidade de vapor de água presente no ar e a quantidade máxima desse vapor no ar, antes que ele fique saturado e a água comece a condensar para a forma líquida, para condições específicas de temperatura e de pressão.
Um ambiente fechado de 40 m3 apresenta inicialmente 100% de umidade relativa do ar, com 20 g de vapor de água por metro cúbico. Se for colocado neste ambiente um condicionador de ar, que retira do ambiente 1 kg de água por hora (de forma constante), e um umidificador, que adiciona 600 g de água por hora (de forma constante), e são ligados simultaneamente, logo a umidade relativa nesse ambiente, após 30 minutos, será de:
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
Dois atletas correm com velocidades constantes em uma pista retilínea, partindo simultaneamente de extremos opostos, A e B. Um dos corredores parte de A, chega a B e volta para A. O outro corredor parte de B, chega a A e volta para B. Os corredores cruzam)se duas vezes, a primeira vez a 800 metros de A e a segunda vez a 500 metros de B. O comprimento da pista, em metros, é
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UERJ/2018)
Lucy caiu da árvore
1 Conta a lenda que, na noite de 24 de novembro de 1974, as estrelas brilhavam na beira do rio 2 Awash, no interior da Etiópia. Um gravador K7 repetia a música dos Beatles “Lucy in the Sky with 3 Diamonds”. Inspirados, os paleontólogos decidiram que a fêmea AL 288-1, cujo esqueleto havia 4 sido escavado naquela tarde, seria apelidada carinhosamente de Lucy.
5 Lucy tinha 1,10 m e pesava 30 kg. Altura e peso de um chimpanzé. Mas não se iluda, Lucy não 6 pertence à linhagem que deu origem aos macacos modernos. Ela já andava ereta sobre os 7 membros inferiores. Lucy pertence à linhagem que deu origem ao animal que escreve esta crônica 8 e ao animal que a está lendo, eu e você.
9 Os ossos foram datados. Lucy morreu 3,2 milhões de anos atrás. Ela viveu 2 milhões de anos antes do 10 aparecimento dos primeiros animais do nosso gênero, o Homo habilis. A enormidade de 3 milhões 11 de anos separa Lucy dos mais antigos esqueletos de nossa espécie, o Homo sapiens, que surgiu no 12 planeta faz meros 200 mil anos. Lucy, da espécie Australopithecus afarensis, é uma representante 13 das muitas espécies que existiram na época em que a linhagem que deu origem aos homens 14 modernos se separou da que deu origem aos macacos modernos. Lucy já foi chamada de elo 15 perdido, o ponto de bifurcação que nos separou dos nossos parentes mais próximos.
16 Uma das principais dúvidas sobre a vida de Lucy é a seguinte: ela já era um animal terrestre, como 17 nós, ou ainda subia em árvores?
18 Muitos ossos de Lucy foram encontrados quebrados, seus fragmentos espalhados pelo chão. Até 19 agora, se acreditava que isso se devia ao processo de fossilização e às diversas forças às quais 20 esses ossos haviam sido submetidos. Mas os cientistas resolveram estudar em detalhes as fraturas.
21 As fraturas, principalmente no braço, são de compressão, aquela que ocorre quando caímos de 22 um local alto e apoiamos os membros para amortecer a queda. Nesse caso, a força é exercida 23 ao longo do eixo maior do osso, causando um tipo de fratura que é exatamente o encontrado 24 em Lucy. Usando raciocínios como esse, os cientistas foram capazes de explicar todas as fraturas 25 a partir da hipótese de que Lucy caiu do alto de uma árvore de pé, se inclinou para frente e 26 amortizou a queda com o braço.
27 Uma queda de 20 a 30 metros e Lucy atingiria o solo a 60 km/h, o suficiente para matar uma 28 pessoa e causar esse tipo de fratura. Como existiam árvores dessa altura onde Lucy vivia e muitos 29 chimpanzés sobem até 150 metros para comer, uma queda como essa é fácil de imaginar.
30 A conclusão é que Lucy morreu ao cair da árvore. E se caiu era porque estava lá em cima. E se 31 estava lá em cima era porque sabia subir. Enfim, sugere que Lucy habitava árvores. 32 Mas na minha mente ficou uma dúvida. Quando criança, eu subia em árvores. E era por não 33 sermos grandes escaladores de árvores que eu e meus amigos vivíamos caindo, alguns quebrando 34 braços e pernas. Será que Lucy morreu exatamente por tentar fazer algo que já não era natural 35 para sua espécie?
Fernando Reinach adaptado de O Estado de S. Paulo, 24/09/2016.
Lucy morreu há 3,2 milhões de anos e o tempo de existência da espécie humana é de 200 mil anos. Para comparar esses intervalos de tempo, admita uma escala linear na qual 3,2 milhões de anos correspondem a 4 metros.
Nessa escala, o tempo de existência da espécie humana, em centímetros, é igual a:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UERJ/2018)
Uma herança foi dividida em exatamente duas partes: x, que é inversamente proporcional a 2, e y, que é inversamente proporcional a 3.
A parte x é igual a uma fração da herança que equivale a:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNCISAL/2018)
Criado em 1895, o vôlei é um esporte de origem norte-americana e de popularidade significativa em grande parte do mundo. Esse esporte, ao longo do tempo, foi sofrendo alterações tanto nas dimensões de sua quadra quanto em suas regras. A primeira quadra de voleibol tinha 15,24 m de comprimento por 7,62 m de largura. Atualmente, as medidas oficiais são 18 m de comprimento por 9 m de largura. Um aluno deseja representar uma quadra oficial em seu caderno, utilizando uma escala adequada. Para que em seu desenho o comprimento dessa quadra meça 24 cm, a escala deve ser
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
Uma peça pode ser fabricada pelo técnico A, com moldagem manual, ou pelo técnico B, com impressora 3D. Para fabricar a peça com moldagem manual, gastam-se 4 horas de trabalho do técnico A e R$ 40,00 de material. O valor da hora de trabalho do técnico A é R$ 17,00. Quando feita com impressora 3D, a mesma peça é fabricada em 3 horas de trabalho do técnico B, com gasto de R$ 12,00 com material.
Juntos, o total de técnicos A e B da fábrica é igual a 68. Se esses técnicos fabricam 480 peças em 24 horas, então o total de técnicos B supera o de técnicos A em
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FAMEMA SP/2018)
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FAMERP SP/2018)
Um granjeiro tem estoque de ração para alimentar 420 galinhas por 80 dias. Depois de x dias de uso desse estoque, o granjeiro vendeu 70 das 420 galinhas. Com a venda, o restante do estoque de ração durou 12 dias a mais do que esse restante de ração duraria se ele não tivesse vendido as galinhas. Supondo que o consumo diário de ração de cada galinha seja sempre o mesmo, x é igual a
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FMABC SP/2018)
A descrição de administração de um antibiótico para um paciente é 60 mg/Kg/dia. O médico prescreveu que sejam administrados 290 mg por três vezes ao dia. É correto concluir que o peso do paciente é igual a
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Videoaula com exercício resolvido
Por fim, reforce seus estudos sobre regra de três com este vídeo em que o professor Sarkis resolve passo a passo uma questão do Encceja:
Bons estudos!