Você lembra como fazer uma regra de três simples e em quais situações ela pode ser utilizada? Vamos relembrar? É o que mais cai de Matemática nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil.
A regra de três um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Essa regra é muito utilizada na Física e na Química para o cálculo de conversão de grandezas como: velocidade, massa, volume, comprimento, área.
Para que você entenda melhor vamos ver essa regra através de um exemplo:
1) Um corredor leva duas horas e meia para percorrer 15 km, se ele tiver que percorrer 54 Km, quanto tempo ele levará?
Temos a grandeza tempo (T) e a grandeza distância (D). Quando a distância aumenta, o tempo também aumenta por isto as duas grandezas são diretamente proporcionais e na representação, as duas terão a seta com a mesma orientação e, portanto não será necessário que se faça a inversão de termos para torná-las diretamente proporcionais, já que elas já o são:
Então resolvendo a equação temos:
Portanto o corredor levará 9 dias para percorrer a distância de 54 quilômetros.
Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/
Conseguiu entender o exemplo? Não? Então assista a essa vídeo aula de 12 min e 53 segs do Quebra tudo no Enem, que separamos para você. Nela o professor Dani explica tudo e ainda resolve alguns exemplos de exercícios desse assunto muito cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil.
E agora já ficou fera no assunto? Veja alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples, não deixe essa chance passar! Vamos lá, estude!
- 1º) Construa uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
- 2º) Identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
- 3º) Monte a proporção e resolva a equação.
Veja uma aula gratuita antes de prosseguir com o professor Sérgio Sarkis, do canal Curso Enem Gratuito:
Agora vamos aplicar esses passos em mais um exemplo:
Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?
Resolução: Novamente estamos diante de duas grandezas: operários e dias.
OBS: Como as grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho, se você aumentar a primeira, a segunda grandeza diminui certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.
Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:
Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário. A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.
Dica 2 – Estude para o Exame Nacional do Ensino Médio com esta aula de Porcentagem para a prova de Matemática Enem – https://blogdoenem.com.br/aula-de-porcentagem-revisao-de-matematica-enem/
Simulado Enem de Regra de Três
Resolva 10 questões básicas para testar o seu nível para o próximo Enem e os vestibulares também. O Gabarito sai na hora, com aulas de reforço. Veja aqui o Simulado Enem de Regra e Três:
Vamos ver se você lembrou esse assunto? Então agora resolva esse desafio sobre Regra de três simples.
(ENEM, 2011) Muitas medidas podem ser tomadas em nossas casas visando à utilização racional de energia elétrica. Isso deve ser uma atitude diária de cidadania. Uma delas pode ser a redução do tempo no banho. Um chuveiro com potência de 4.800 kWh consome 4,8 kW por hora. Uma pessoa que toma dois banhos diariamente, de 10 minutos cada, consumirá, em sete dias, quantos kW?
a) 0,8
b) 1,6
c) 5,6
d) 11,2
e) 33,6
Resposta: d
Dica 3 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.