Regras de acentuação – Espanhol Enem

Você conhece as regras de acentuação? Vem com a gente aprender a usar corretamente a acentuação na língua espanhola e, de quebra, se dar bem no Enem!

­­­Assim como em outras línguas, as palavras em espanhol têm uma sílaba chamada tônica, que é a que pronunciamos mais forte. As demais se chamam sílabas átonas, por ter uma intensidade menor ao serem pronunciadas.

Em algumas ocasiões, a sílaba tônica é marcada por um signo ortográfico, o acento (la tilde, em espanhol), que é colocado sobre uma vogal. O acento é uma característica fonética, é a ênfase na pronúncia de uma sílaba. Na língua espanhola, o acento utilizado é sempre o que chamamos de agudo, nesta língua não existe o acento circunflexo.

Figura 1: Dúvidas sobre acentuação. Fonte: http://22tonslatinosesp.blogspot.com.br/2015/01/reglas-de-acentuacion-espanol.html

Regras gerais de acentuação ortográfica

Existem diferentes tipos de palavras em função de sua acentuação, ou seja, segundo a localização de sua sílaba tônica. Dependendo de onde se localize, será colocado um acento em sua última vogal. Todas as palavras têm uma sílaba tônica, no entanto, nem todas são acentuadas. E é por isso que devemos saber quando e porque são acentuadas. Em relação à sílaba forte, as palavras se dividem em: agudas, graves ou llanas, esdrújulas, e sobreesdrújulas.

Agudas (oxítonas)

Figura 2: Exemplo de aguda. Fonte: http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2009/11/acentuacion-en-espanol.html

Considera-se palavra aguda aquela que a sílaba tônica é a última. São acentuadas todas as palavras agudas terminadas em: vogal, N ou S. Exemplos: papá (papai), sartén (frigideira), inglês (inglês), etc.

Graves ou LLanas (paroxítonas)

As palavras graves são aquelas que têm como tônica sua penúltima sílaba. São acentuadas todas as palavras graves, EXCETO as terminadas em: vogal, N ou S. Exemplos: mártir, lápiz, mármol (mármore), etc.

Figura 3: Exemplos de graves e esdrújulas. Fonte: http://adoroespanhol.blogspot.com.br/2011/03/acentuacion.html

Esdrújulas (proparoxítonas)

Para uma palavra ser considerada esdrújula, sua sílaba tônica precisa ser a antepenúltima. Assim como no português, todas as esdrújulas são acentuadas. Exemplos: bárbaro, pétalo (pétala), diálogo, etc.

Sobreesdrújulas

São consideradas sobreesdrújulas palavras que têm como tônica a sílaba antes da antepenúltima. Este tipo não tem correspondente em português. Exemplos: díganselo (digam a ele), cómetelo (coma-o).

ATENÇÃO:

– Nas palavras compostas o primeiro elemento não leva acento ortográfico, como em decimoséptimo, por exemplo. São exceções os advérbios terminados em –MENTE, que conservam se tiver, o acento do adjetivo que o forma. Exemplos: rápidamente, gravemente.

– Se a palavra composta é separada por hífen, cada uma delas leva acento se necessário. Exemplo: teórico-práctico.

Finalizando os estudos, veja nossa videoaula para você gabaritar no Enem!

Por fim, resolva às seguintes questões. Boa sorte!

1 – (IFGO/2016) Las palabras acústico y ráfaga, llevan acento gráfico porque:

a) son graves terminadas en vocal.

b) son agudas terminadas en vocal.

c) son esdrújulas.

d) son sobresdrújulas.

e) llevan acento diferencial.

2 – (PUC RS/2016) Las palabras que presentan la misma sílaba tónica que “nomofobia” y “cerebro” son:

a) academia – elogio – alguien – huésped

b) epidemia – alergia – atmósfera – gaucho

c) psicosis – terapia – impar – nivel

d) burocracia – élite – imbécil – límite

e) prototipo – fobia – magia – alcohol

3 – (IFSC/2016) Cuanto la acentuación en la lengua española, señala la suma de la(s) proposición(es) CORRECTA(S) en la tarjeta de respuestas:

01. División y café son palabras llanas.

02. En las palabras mercado y dominante la sílaba tónica es la penúltima y son clasificadas como llanas o graves.

04. Se escribe tilde sobre la última vocal de las palabras multisilábicas agudas si acaban en vocal, vocal seguida de “n”, o vocal seguida de “s”, por lo tanto hay acento en las palabras café y especializó.

08. Los monosílabos no se acentúan.

16. Fábula es una palabra esdrújula, o sea, la sílaba tónica recae en la antepenúltima sílaba.

GABARITO:

1) C

2) A

3) 22