Relações Métricas no Círculo: resumo de Matemática Enem e vestibular

No estudo das relações métricas no círculo é importante apresentar alguns conceitos básicos como Corda, Raio, Diâmetro e Tangência entre Reta e Circunferência. Na sequência, veja as relações existentes no círculo. Faça parte desta aula e arrase em matemática no Enem e nos vestibulares.

Para estudar um círculo é essencial compreender os conceitos básicos desta forma geométrica. As questões do Enem e dos vestibulares muitas vezes se referem a estes conceitos. É hora de revisar para gabaritar. Vem!

Como são muito fáceis de serem compreendidos, além de serem termos muito utilizados em nosso cotidiano, você não pode se dar ao luxo de não saber todos sem pestanejar! Então, fique ligado (a) nesta revisão que preparamos para você! Estude com o Blog do Enem e gabarite as questões de Matemática!

Conceitos básicos:

  1. Uma CORDA é todo segmento de reta cujas extremidades pertencem à circunferência.
  2. Uma reta que tenha um único ponto em comum com uma circunferência é uma reta TANGENTE a essa circunferência.
  3. Uma reta que tenha dois pontos em comum com uma circunferência é uma SECANTE a essa circunferência.1

Relações métricas no círculo

A circunferência possui algumas importantes relações métricas envolvendo segmentos internos, secantes e tangentes. Através dessas relações obtemos as medidas procuradas.

Cruzamento entre duas cordas

O cruzamento de duas cordas na circunferência gera segmentos proporcionais, e a multiplicação entre as medidas das duas partes de uma corda é igual à multiplicação das medidas das duas partes da outra corda. Observe:2

 

3

Continue a revisão das Métricas do Círculo com o novo exemplo com a Fórmula de Bhaskara:

4

5

6

Confira a aula selecionada para ampliar os seus estudos.

 7

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher