Resolução de questões: o Terremoto e o Triângulo Musical

Prova de Matemática do Enem 2021 - Veja com o professor Lucas Borguesan o jeito certo (e fácil) para você resolver duas questões polêmicas. Os problemas do Terremoto, e do Triângulo Musical deram muita dor de cabeça...

Três questões deram muita dor de cabeça na prova de Matemática do Enem 2021. A questão dos Times de Futebol, com o problema de como criar o arrajno para a galeria dos troféus dos campeões da Copa do Brasil, e as questões do Terremoto e do Triângulo Musical.

O professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, resolveu as três questões mais polêmicas, e mostra pra você como chegar no resultado, e aprendendo a teoria na prática.

O Terremoto e o Triângulo Musical

Confira nesta aula a resolução dos problemas do Terremoto e do Triângulo Musical. Veja os enunciados, e depois confira no vídeo.

A Questão do Triângulo Musical

A figura a seguir estava em todos os cadernos de prova de Matemática do Enem 2021.  O enunciado inicial apresentava que

“O instrumento de percussão conhecido como triângulo é composto por uma barra fina de aço, dobrada em um formato que se assemelha a um triângulo, com uma abertura e uma haste, conforme ilustra a figura 1.” Questões: o terremoto e o triângulo musical

Em seguida, o enunciado da questão do Triângulo Musical informava o problema: 

Uma empresa de brindes promocionais contrata uma fundição para a produção de miniaturas de instrumentos desse tipo. A fundição produz, inicialmente, peças com o formato de um triângulo equilátero, de altura h, conforme ilustra a figura 2.

Após esse processo, cada peça é aquecida, deformando os cantos, e cortada em um dos vértices, dando origem à miniatura.

Assuma que não ocorram perdas de materiais no processo de produção, de forma que o comprimento da barra utilizada seja igual ao perímetro do triângulo equilátero representado na Figura 2. Considere 1,7 como valor aproximado para “raiz de 3”.

Nessas condições, o valor que mais se aproxima da medida do comprimento da barra, em centímetros, é:

A – 9,07;  B – 13,60;  C – 20,40;  D – 27,18;  E – 36,24

Questão Resolvida

Veja a resolução com o professor Lucas Borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito.

Valeu pra você? Confira agora o enunciado completo da questão do Terremoto.

A Questão do Terremoto

“O quadro apresenta o número de terremotos de manitude maior ou igual a 7, na escala Richter, ocorridos em nosso planeta nos anos de 2000 a 2022.

Ano Terremotos Ano Terremotos
2000 15 2006 11
2001 16 2007 18
2002 13 2008 12
2003 15 2009 17
2004 16 2010 24
2005 11 2011 20

.

Um pesquisador acredita que a mediana representa bem o número anual de terremotos em um período. Segundo esse pesquisador, o número anual típico de terremotos de magnitude maior ou igual a 7, é:

  • a) 11
  • b) 15
  • c) 15,5
  • d) 15,7
  • e) 17,5

Valeu pra você?

Veja um Aulão Enem completo, só com resolução de problemas que masi caem nas provas do Enem, e complete o seu conhecimento para mandar sempre bem na Matemática.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Matemática
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel