Saiu o resultado do Sisu 2023: veja como acessar!

O resultado do Sisu 2023 já está disponível! Confira o cronograma de matrículas e saiba como se inscrever para participar da lista de espera.

O resultado do Sisu 2023 já está no ar! A lista com os aprovados foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, e pode ser conferida no site oficial do Sistema Unificado de Seleção. 

As matrículas dos estudantes selecionados nesta primeira edição devem ser realizadas de 2 a 8 de março. São ofertadas mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas, das quais 63 são universidades federais. 

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, 1.073.024 pessoas se inscreveram no processo seletivo para o primeiro semestre. Como cada inscrito pode escolher até dois cursos, foram registradas 2.062.815 inscrições.

Seu nome está na lista? Saiba como conferir! 

Como ver o resultado do Sisu 2023

Para ver o resultado da primeira chamada do Sisu 2023, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Lista de aprovados”. 

Na próxima tela, realize a sua busca preenchendo os campos indicados para conhecer a relação dos candidatos selecionados em cada curso e universidade participante.

Você também pode conferir o resultado na página do boletim de desempenho individual. Também é lá que deve ser manifestado o interesse em participar da lista de espera, como veremos a seguir. 

Conseguiu a sua vaga estudando com o Curso Enem Gratuito? Parabéns! Que tal nos enviar o seu depoimento? Conte como foi a sua experiência até chegar a aprovação. Sua história pode inspirar outras pessoas!

Resultado do Sisu

Resultado do Sisu 2023: lista de espera  

Se você não foi selecionado na chamada regular, conforme o resultado do Sisu 2023, ainda pode tentar uma vaga. Para isso, é preciso manifestar interesse na lista de espera do Sisu

Se for o seu caso, você pode escolher entre a 1ª ou a 2ª opção selecionadas no momento em que realizou a inscrição. Mas, isso só é possível para os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções. 

O prazo para participar da lista de espera do Sisu é de 28 de fevereiro a 8 de março. A inscrição deve ser realizada na página do boletim de desempenho, clicando no botão indicado. 

A divulgação dos resultados da lista de espera é realizada pelas próprias instituições de ensino. Por isso, é preciso acompanhar a convocação diretamente no site da universidade que você escolheu, combinado?

Dicas para participar da lista de espera

Pensou que era só isso? Não! A gente ainda tem algumas dicas para que você se dê bem na lista de espera do Sisu. Acompanhe:

  1. Olhe as últimas listas de espera dos seus 2 cursos e confira quantas pessoas foram chamadas em cada um deles em anos anteriores. 
  2. Não adianta escolher o curso que você está mais perto, se a lista de espera dele nunca rodou, por exemplo.
  3. Veja as notas de corte da última pessoa chamada e compare com a sua. 

Dedique um tempo para buscar essas informações e siga as estratégias. Lembre-se de que você ainda tem chance de conseguir a sua vaga! 

Assista ao vídeo que preparamos e entenda melhor o processo da lista de espera do Sisu.

Como funciona o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil em um sistema eletrônico gerido pelo MEC. 

A seleção dos estudantes é realizada duas vezes por ano, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das edições anuais do programa.

As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato. 

Todas as universidades participantes do Sisu são reconhecidas pelo MEC e têm nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

Tem dúvidas sobre as cotas? Confira este vídeo:

Número de inscrições volta a subir

Após oito anos em queda, o número de inscrições para a primeira edição do Sisu 2023 voltou a subir. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, 1.073.024 de pessoas se inscreveram. Como cada inscrito pode escolher até dois cursos, foram registradas 2.062.815 de inscrições.

O número é 1,76% maior do que na seleção para o primeiro semestre de 2022, quando foram registradas 2.032.674 de inscrições e 1.054.474 de inscritos.

O maior número de inscritos foi registrado no Nordeste. Confira o percentual de inscrições por região do país:

  • Nordeste: 40,1%
  • Sudeste: 33,8%
  • Sul: 9,5%
  • Norte: 8,8%
  • Centro Oeste: 7,8%

Bolsas de estudo em instituições particulares

Você também pode pleitear uma bolsa de estudos em universidades privadas, com descontos que podem chegar a até 100% do valor das mensalidades. Bom demais, concorda?

Os requisitos para a concessão do benefício podem ser:

Consulte as oportunidades de bolsas promocionais da Uniasselvi e as vagas abertas na Unicesumar

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel