Lista de espera do Fies e Fies Social: convocação  começa hoje

A convocação dos candidatos pré-selecionados na lista de espera do Fies e Fies Social tem início nesta quinta e vai até o sábado, dia 30. Saiba como conferir e complementar a sua inscrição!

O resultado da lista de espera do Fies e Fies Social começa a ser divulgado nesta quinta-feira, dia 28 de março pelas instituições de ensino superior participantes do programa. A relação dos candidatos aprovados poderá ser publicada nos canais oficiais das próprias faculdades até o dia 30 de abril. 

Nesta edição, o programa de financiamento abriu 67.301 vagas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, voltado para pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Entre os estados que tiveram mais vagas no Fies nesta edição estão: São Paulo (10.412 vagas), Bahia (7.477 vagas) e Minas Gerais (7.068 vagas). 

Continue lendo para saber como verificar se você está entre os pré-selecionados e o que fazer em seguida para garantir o financiamento dos seus estudos. 

Como consultar o resultado da lista de espera do Fies e Fies Social

Conforme o Edital, os candidatos que constam na lista de espera do Fies e Fies Social devem acompanhar a pré-seleção na página do programa

Aqueles que forem chamados na lista de espera precisam complementar sua inscrição para a contratação do financiamento dentro de um prazo de 3 dias úteis, a contar do dia seguinte  à convocação.

Caso um candidato pré-selecionado seja reprovado por não formação de turma no período inicial do curso, ele continua concorrendo na lista de espera e pode ser chamado novamente caso haja vaga em alguma de suas outras opções, respeitando a prioridade indicada durante a inscrição.

Além disso, caso este candidato não cumpra os procedimentos exigidos pela CPSA e pelo agente financeiro nos prazos estipulados, sua inscrição será considerada vencida. 

Isso permitirá a pré-seleção de outros candidatos na lista de espera, seguindo a modalidade de vaga e ordem de classificação, desde que haja vagas disponíveis no Grupo de Preferência, curso/turno/local de oferta/IES.

Complementação da inscrição no Fies

A complementação da inscrição no Fies é um processo que ocorre após a divulgação dos resultados da lista de espera quando os candidatos que foram pré-selecionados precisam confirmar e fornecer informações adicionais para prosseguir com o pedido de financiamento. 

Como fazer a complementação da inscrição no Fies?

Os candidatos pré-selecionados devem acessar o sistema do Fies com suas credenciais para iniciar o processo de complementação de inscrição.

Em seguida, é preciso preencher as informações solicitadas, como detalhes adicionais sobre a situação financeira, escolha de curso e instituição de ensino, entre outros dados que não foram solicitados no momento da inscrição inicial.

Os candidatos podem precisar anexar ou confirmar informações sobre documentos já fornecidos. Isso pode incluir comprovantes de renda, identificação e informações acadêmicas.

Após a complementação da inscrição no sistema, os candidatos devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida. A CPSA é responsável por verificar e validar as informações fornecidas.

Uma vez que a complementação de inscrição é aceita e validada pela CPSA, o candidato segue para a etapa de formalização do contrato de financiamento junto ao agente financeiro designado.

Como estudar de forma mais econômica e sem recorrer a financiamentos?

Se você não quer recorrer ao Fies porque não deseja obter uma dívida com os seus estudos, há outras formas de ingressar no ensino superior com custos mais baixos e até mesmo zerados. É o caso das bolsas de estudos para instituições privadas. 

A Uniasselvi oferece bolsas de estudos para diversos cursos de graduação e pós para que você aperfeiçoe os seus conhecimentos. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: FIES
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel