Saiu o resultado do pedido de isenção do Enem! Confira e se ligue no calendário!

Quem não conseguiu "de primeira" ainda pode entrar com um recurso. Fique de olho no calendário para não se perder nas datas. Veja como fazer a inscrição oficial e como entrar no Curso Enem Gratuito

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 bem como os das justificativas de ausência na edição anterior, foram liberados no dia 17 de abril.

Os dados podem ser conferidos na Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação. Para acessar as informações, é necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da solicitação ou justificativa.

O período de recursos começa na segunda-feira, dia 22 de abril, e ficará aberto até as 23h59 (horário de Brasília) de 26 de abril, sexta-feira, também na Página do Participante.

Quem teve a justificativa de ausência reprovada por não ter apresentado a documentação exigida ou por incorreção nos dados apresentados terá uma segunda chance de apresentar esses comprovantes durante o período de recursos.

Já aqueles que tiveram a solicitação de isenção reprovada por outros motivos terão que apresentar novos documentos, conforme previsto no edital do Enem.

O resultado dos recursos será divulgado no dia 2 de maio. Se o recurso for negado, o interessado em prestar o Enem 2019 ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 85.  Importante: Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, deverão se inscrever entre 6 e 17 de maio.

Vai encarar o Enem? Então, venha para o Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.

Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Candidatos que tiverem a isenção aprovada ou reprovada precisam se inscrever

O período de solicitações de isenção da taxa e de apresentação de justificativas de ausência ficou aberto de 1 a 10 de abril. Ao todo, 3.687.527 candidatos solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição.

Este foi o segundo ano em que o pedido de isenção da taxa de inscrição foi realizado antes da inscrição dos candidatos, acompanhado da justificativa de ausência. As mudanças lançadas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) buscam evitar o desperdício do dinheiro público.

O edital do Enem 2019 deixa claro que, mesmo que o pedido de isenção da taxa de inscrição seja aprovado, os candidatos devem fazer a sua inscrição no período compreendido entre 6 e 17 de maio. Ou seja, ter a isenção aprovada não garante a vaga do candidato no Enem 2019: significa apenas que ele não precisará pagar a taxa de inscrição, que este ano é de R$ 85,00.

Portanto, independentemente do resultado do pedido de isenção, todos os candidatos devem se inscrever normalmente.

Veja abaixo o cronograma completo do Enem 2019:

  • Pedido de isenção: 1º a 10 de abril (finalizado)
  • Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril (finalizado)
  • Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
  • Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
  • Resultado dos recursos: 2 de maio
  • Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Provas: 3 e 10 de novembro

Clique aqui para acessar a Página do Participante e já comece o seu esquenta com os Simulados do Enem 2019!

Simulado Enem Gratuito

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Fonte: Portal do MEC