Saíram os resultados dos pedidos de isenção do Enem 2021

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 foram divulgados. Contudo, a Página do Participante tem apresentado problemas e vários estudantes não conseguem acessar seus resultados.

Os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 e das justificativas de ausência na edição de 2020 foram liberados no dia 6 de junho. Os dados podem ser conferidos na Página do Participante. Para acessar as informações é necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da solicitação ou justificativa.

Problemas no acesso aos resultados dos pedidos de isenção

Alguns estudantes têm relatado dificuldades para acessar os resultados dos pedidos de isenção. Até o dia 15 de junho ainda havia pessoas que não tinham conseguido ver se conseguiram a isenção da taxa de inscrição.

De acordo com os estudantes, a seguinte mensagem é exibida na Página do Participante: “a data de nascimento informada não está de acordo com o cadastro da Receita Federal”. Dessa maneira, não é possível acessar o resultado do pedido de justificativa de ausência nem do pedido de isenção da taxa de inscrição.

É possível verificar reclamações nas redes sociais e nos comentários da página oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Instagram.

Mesmo com os problemas relatados pelos estudantes, o Inep manteve o cronograma de solicitação de recurso para aqueles que tiveram o pedido de isenção e/ou justificativa de ausência indeferidos. O prazo vai do dia 14 até 18 de junho. Até o momento, o Inep não fez nenhum pronunciamento oficial.

Pedido de recurso dos resultados dos pedidos de isenção

As pessoas que tiveram as solicitações rejeitadas poderão entrar com recurso no período de 14 a 18 de junho, também na Página do Participante. Quem teve a justificativa de ausência reprovada por não ter apresentado a documentação exigida ou por incorreção nos dados apresentados terá uma segunda chance de apresentar esses comprovantes durante o período de recursos.

Já aqueles que tiveram a solicitação de isenção reprovada por outros motivos terão que apresentar novos documentos, conforme previsto no edital do Enem.

Os resultados dos recursos serão divulgado no dia 25 de junho. Se o recurso for negado, o interessado em prestar o Enem 2021 ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 85. Mas, lembre-se: todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, deverão se inscrever entre 30 de junho e 14 de julho.

Vai encarar o Enem? Então, venha para o Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.

Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Resultados dos pedidos de isenção

Aproveite e confira as dicas do canal do Curso Enem Gratuito pra quem vai se preparar para o Enem de casa:

Quem pode pedir isenção

De acordo com o edital, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:

  • matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício.

edital publicado pelo Inep que trata da justificativa de ausência e da isenção não menciona os candidatos que faltaram na última edição por causa da pandemia de Covid-19. Na edição de 2020, o número de candidatos que faltaram à prova foi recorde: 55,3% na edição impressa e de 71,3% na versão digital. Os estudantes que faltaram por medo da pandemia, por exemplo, não conseguem justificar sua ausência.

Tendo isso em vista, parlamentares da Frente Mista pela Educação defendem isenção a todos os candidatos que se enquadrem nos critérios socioeconômicos. Dessa forma, não seria necessário justificar a ausência para conseguir obter a isenção da taxa de inscrição. No entanto, o prazo para pedir isenção chegou ao fim e as regras ainda não foram revistas.

Candidatos que tiverem a isenção aprovada ou reprovada precisam se inscrever

O período de solicitações de isenção da taxa e de apresentação de justificativas de ausência ficou aberto de 17 a 28 de maio de 2021. Este foi o 3º ano em que o pedido de isenção da taxa de inscrição foi realizado antes da inscrição dos candidatos, acompanhado da justificativa de ausência. As mudanças lançadas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) buscam evitar o desperdício do dinheiro público.

O edital do Enem 2021 deixa claro que, mesmo que o pedido de isenção da taxa de inscrição seja aprovado, os candidatos devem fazer a sua inscrição no período compreendido entre 30 de junho e 14 de julho. Ou seja, ter a isenção aprovada não garante a vaga do candidato no Enem 2021, significa apenas que ele não precisará pagar a taxa de inscrição, que este ano é de R$ 85,00.

Portanto, independentemente dos resultados dos pedidos de isenção, todos os candidatos devem se inscrever normalmente.

Cronograma completo do Enem 2021:

Justificativa de ausência e solicitação da isenção da taxa de inscrição:

  • Pedidos: 17 a 28 de maio de 2021
  • Resultado: 9 de junho de 2021
  • Pedido de recurso: 14 a 18 de junho de 2021
  • Resultado dos pedidos de recurso: 25 de junho de 2021

Atendimento Especializado

  • Solicitação: 30/6 a 14/7/2021
  • Resultado: 23/7/2021
  • Recurso: 26 a 30/7/2021
  • Resultado do recurso: 4/8/2021

Tratamento pelo Nome Social

  • Solicitação: 19 a 23/7/2021
  • Resultado: 30/7/2021
  • Recurso: 2 a 6/8/2021
  • Resultado do recurso: 11/08/2021

Inscrições e aplicação das provas

  • Inscrições: 30/6 a 14/7/2021
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19/7/2021
  • Aplicação das provas: 21 e 28/11/2021
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel