Como organizar a sua rotina de estudos no Ensino Médio?

Manter uma rotina de estudos no Ensino Médio com eficácia amplia as suas chances de ter notas altas e ser aprovado nos três anos. Além disso, fortalece a preparação de quem vai fazer o Enem. Saiba como podemos te ajudar a organizar tudo isso de forma prática e sem precisar pagar nada!

Estabelecer uma rotina de estudos no Ensino Médio é um passo fundamental para maximizar o seu aprendizado, conquistar a aprovação e, ainda, ter uma preparação eficiente para o Enem. Porém, nem todos conseguem colocar esse plano em prática.

Para muitos jovens, as principais dificuldades incluem a falta de acesso a recursos que facilitem o estudo e obstáculos para ter uma regularidade consistente ao longo do tempo  Afinal, o Ensino Médio é um período marcado por desafios e responsabilidades, como atividades extracurriculares, obrigações familiares e sociais, além do próprio conteúdo acadêmico. 

A boa notícia é que você pode contar com um plano completo, online e gratuito para favorecer a sua rotina de estudos no Ensino Médio. Continue lendo para saber mais! 

Como estudar para o Ensino Médio?

Estudar para o Ensino Médio requer mais do que apenas comparecer às aulas durante o ano letivo. É preciso ter uma abordagem proativa para absorver todo o conteúdo de forma significativa

Por isso, busque ter uma participação ativa em sala de aula. Aproveite os ensinamentos dos professores, esclareça todas as suas dúvidas, faça anotações importantes e se dedique ao aprendizado.

Em casa, a rotina de estudos no Ensino Médio continua, visto que você precisa organizar o seu tempo para fazer as tarefas e trabalhos, estudar para as provas e, se estiver no 3º ano, conciliar tudo com a preparação para o Enem.

É muita coisa, concorda? Sabemos que sim! Mas isso tudo não deve ser motivo para o desânimo e a procrastinação. Um segredo para que o cotidiano não fique tão pesado é dividir suas tarefas em etapas menores e começar o quanto antes.

A professora de Biologia e coordenadora pedagógica da Rede Enem, reforça essa dica: 

“Não deixe suas obrigações acumularem. O prazo do trabalho é para daqui a 20 dias? Ok. Mas, posso fazer agora? Se a resposta for sim, faça.”

Experimente diferentes métodos de estudo, como resumos, mapas mentais, revisões periódicas e resolução de exercícios. Encontre o que funciona melhor para você e se adapte conforme achar necessário.

Além do material fornecido em sala de aula, procure recursos adicionais, como livros didáticos, vídeos educacionais e sites confiáveis na internet, para ampliar seu entendimento sobre os temas estudados. 

Para isso, você pode contar com os Planos de Estudos do Ensino Médio, do Curso Enem Gratuito. Vamos saber mais sobre eles?

Leia também: Como conciliar escola e estudos para o Enem?

Reforço para a sua rotina de estudos no Ensino Médio

O Curso Enem Gratuito oferece um reforço gratuito que contribui diretamente com a sua rotina de estudos no Ensino Médio. São planos de estudos completos, que contemplam todas as disciplinas e conteúdos programáticos dos três anos.

A iniciativa é dedicada a fortalecer a sua base de conhecimentos, proporcionando um apoio sólido para o seu aprendizado. 

Ao se inscrever, você vai encontrar um conjunto diversificado de ferramentas que incluem aulas escritas, resumos, videoaulas e exercícios práticos. 

Você pode adaptar o plano referente à série que está cursando da maneira que fizer mais sentido, ou seja, estudar todos os conteúdos para revisar cada tema, ou então, focar nos assuntos em que sente mais dificuldade. 

Acesse e saiba mais sobre: Quando começam os pagamentos do programa Pé-de-Meia?

Como os planos de estudos são organizados

Os planos de estudos do Reforço Gratuito do Ensino Médio são organizados em três categorias: 

Dentro de cada plano, você vai encontrar subcategorias dedicadas a cada uma das matérias ministradas ao longo do ano letivo e uma lista completa dos conteúdos específicos ensinados durante o ano na escola regular. 

Dica extra para quem está no 3º ano e vai fazer o Enem

Quem está no 3º ano e vai fazer o Enem precisa de uma preparação ainda mais reforçada, certo? 

Além do reforço para a sua rotina de estudos no Ensino Médio, a plataforma também oferece planos de estudos com foco no exame. 

O Extensivo Enem Gratuito já começou e traz um cronograma completo e aprofundado dos temas que mais caem nas provas, separado por dia, semana e mês de estudo.

Basta seguir o calendário e acessar as aulas, que também têm recursos extras, como as videoaulas e os simulados para aprimorar os seus conhecimentos

As aulas são planejadas dentro de uma “trilha de aprendizado”, com o conteúdo ajustado de forma que você possa entrar em contato com diferentes formatos e, assim, aprender mais e melhor. 

Agora que você já sabe que pode contar com um plano completo e gratuito para estruturar a sua rotina de estudos no Ensino Médio com eficiência e praticidade, basta dar o primeiro passo. Inscreva-se e aumente as suas chances de aprovação na escola e, ainda, de alcançar uma pontuação excelente no Enem para abrir os caminhos do ensino superior. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Enem, Ensino Médio
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel