Veja como Mudar a Rotina de Estudos para o Enem e os Vestibulares

Cinco dicas para mandar bem no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. O dia a dia é um massacre, e muitas vezes dá vontade até de parar e desistir. Mas, tem saída sim. Confira o passo a passo para mudar sua rotina.

Você quer vencer no Enem, no Encceja ou no vestibular? Então, você pode ter certeza que criar uma rotina de estudos é essencial para mandar bem nos Exames. A sua vitória começa muito antes da véspera das provas. Mudar a sua rotina é básico, e você só depende da sua vontade para conseguir. Veja abaixo como chegar lá.

Estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Encceja ou dos vestibulares em geral têm um dia a dia semelhante: ler muitos conteúdos, resolver exercícios, treinar a redação, pegar ônibus, trem, metrô, trabalhar, sonhar, enviar e responder mil mensagens. Você está nessa, ou tem uma rotina de estudos permanente? Por isso mesmo, com tanta coia para fazer, nem sempre o foco nos esudos fica no primeiro plano. O celular é uma tentação…. A balada é uma tentação…. E, para quem já trabalha, fica ainda mais complicado conciliar a rotina de trabalho com a de estudos. Mas, tem jeito sim!

Veja a seguir cinco atitudes que podem interferir na sua produtividade na hora de se preparar para as provas do Enem, Encceja ou Vestibular. Confira abaixo como você pode mudar a sua rotina e mandar bem nos estudos!

1- Planejar o dia e a rotina de estudos

Planejamento é tudo na vida de quem quer atingir um objetivo. A meta de entrar na universidade e seguir uma carreira profissional com um Curso de Nível Superior é o sonho de muitos estudantes. Clique na imagem e veja como montar uma rotina de estudos:Rotina de EstudosCriar um plano e cumpri-lo são os diferenciais de quem consegue uma boa nota. O blog do já seu várias dicas de planejamento de tempo.

2- Fazer anotações sinistras não ajuda… 

Essa história de anotar qualquer coisa, em qualquer lugar e que ninguém entende, parece até um objeto não identificado em seu caderno, sabe? Então, essa anotação aí, feita às pressas, não adianta de nada. Afinal, você nunca vai conseguir lembrar de todos os detalhes que ela deveria te fazer recordar.

A anotação para ser válida e poder ser utilizada na hora do estudo, deve ser completa e clara para facilitar no momento do aprendizado e da memorização do conteúdo.

3- Cuidado com as redes sociais

Não adianta, estudar usando as redes sociais desfoca você, inevitavelmente. É difícil prestar atenção no exercício quando pessoas, notícias, fotos, enfim, atrações muito mais chamativas que o caderno e o livro estão super disponíveis em sua frente. Clique na imagem para ver como não se perder no Facebook, no Instagram e no Twitter para não vacilar nos estudos.

Fuja dos erros mais comuns dos estudantes do Enem

4- Esclarecer as dúvidas

Sempre que surgir alguma dúvida, já esclareça, caso esteja na aula ou no cursinho. Mas, se você estiver estudando sozinho, anote a dúvida e busque você mesmo resolvê-la, ou tire a dúvida na próxima aula com o professor. O que não pode acontecer é ter a dúvida e deixá-la de lado. Lembre-se: o mesmo questionamento pode surgir na hora da prova e você precisa saber respondê-lo.

Se você ainda não sabe tudo para o Enem, revise aqui os dez conteúdos que mais caem nas provas. É isso aí, corra das manias ruins, que podem atrapalhar e acabar com o seu tempo investido para passar no Enem, no Encceja ou no vestibular. Crie atitudes e rotinas que façam de você, uma pessoa produtiva e futura estudante de uma universidade federal ou estadual.

5- Dormir ajuda. Nada de ‘virar direto’

O estudante que está em fase de preparação para o Enem não pode viver só de exercícios de provas anteriores. O descanso também é fundamental para a memorização dos conteúdos e para conseguir, no dia seguinte, voltar para os a rotina de estudos com concentração.

Então aquela história de ficar dia e noite, todos os dias da semana, estudando sem intervalos, pode esquecer! Durma bem, mas não demais. Coloque nossas dicas em prática e o seu estudo renderá muito!

Dica extra: Exercícios Físicos ajudam a aliviar o stress

Não dá tempo e nem tem grana para ir na Academia? Sem problemas. Caminhe um pouco, suba ou desça pelas escadas, espreguice na cadeira de meia em meia hora. Fazer movimentos acorda o corpo e faz bem para clarear as ideias.  Clique na imagem para ver uma aula gratuita sobre como melhorar o seu dia com pequenas rotinas de exercícios físicos.habitos saudáveis para a rotina de estudos

Agora que você já sabe quais os erros na hora de clicar uma rotina de estudos para o Enem, saiba porque é importante não abandonar os exercícios físicos.