Resultado da segunda chamada do Prouni 2023 já está no ar

Confira o resultado da segunda chamada do Prouni 2023 e saiba quais os próximos passos para confirmar sua vaga e efetivar a matrícula.

O resultado da segunda chamada do Prouni 2023 já está disponível. Para esta edição, foram ofertadas 288 mil bolsas em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. 

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em instituições de ensino superior particulares. A classificação dos estudantes é baseada na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e critérios de renda.

Estudantes que não foram classificados, mas desejam continuar concorrendo a uma bolsa de estudo, ainda podem participar da lista de espera. Acompanhe a leitura e saiba mais! 

Como ver o resultado da segunda chamada do Prouni 2023?

Para conferir se você foi classificado no processo seletivo e conseguiu uma bolsa de estudos na segunda chamada do Prouni 2023, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Depois, é preciso comprovar as informações concedidas na inscrição para garantir a sua bolsa e efetuar a matrícula! 

Isso pode ser feito de forma virtual ou presencial, conforme as orientações da própria universidade para a qual o estudante foi pré-selecionado. A lista completa de documentos  também é informada pela instituição. 

Prazo para comprovar informações do Prouni 2023 

Se você foi pré-selecionado na segunda chamada do Prouni 2023, vai precisar comprovar as informações, de 21 a 30 de março, para garantir a bolsa e efetivar sua matrícula. 

A lista completa de documentos inclui identificação, comprovantes de residência, ensino médio e rendimentos, entre outros. O coordenador do Prouni na instituição pode solicitar outros documentos que julgar necessários, referentes ao próprio candidato ou a membros do grupo familiar.

A renda familiar per capita é comum para todas as instituições que fazem parte do programa. Você pode conferir um material especial sobre o assunto e também assistir ao vídeo que preparamos para entender como fazer o cálculo e qual a documentação necessária para isso.  

Como funciona a lista de espera?

A lista de espera do Prouni pode ser uma excelente oportunidade para conseguir uma vaga. Quando os estudantes pré-selecionados desistem ou perdem o prazo para apresentar a documentação, sobram bolsas de estudo. Então, as instituições de ensino podem convocar mais alunos.  

Com a divulgação dos resultados da segunda chamada do Prouni, agora é a hora de manifestar interesse para participar da lista de espera. Veja como é simples: 

  • Acesse a página oficial do Prouni, com seu login e senha em mãos;
  • Depois de realizar o login, clique na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”, que deve aparecer na tela;
  • Pronto! Agora é só esperar!

Não perca o prazo: essa etapa deve ser cumprida entre os dias 5 e 6 de abril, conforme o calendário oficial do Prouni. 

Outras opções de bolsas de estudos

Além do Prouni, você ainda pode conseguir uma bolsa de estudos em universidades particulares de forma simples, veja: 

  • Concurso de redação
  • Inscrições online
  • Nota do Enem
  • Nota do Encceja
  • Transferência
  • Oferta específica para um curso ou cidade

Se optar pelas bolsas pela Nota do Enem para conseguir a sua bolsa, valem os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua nota mais alta para conseguir descontos maiores, que começam em 20% ou 30%, e podem chegar a até 100%!

Faça uma consulta para receber ofertas de Bolsa de Estudos ou descontos. 

Basta escolher a cidade e o curso desejado, e informar os seus dados de contato para receber as melhores ofertas de bolsas de estudos ou descontos. 

Conheça também as Bolsas de Estudos da Uniasselvi e da Unicesumar

Comece a estudar para o Enem 2023 

Se você vai fazer as provas do Enem 2023, já é hora de começar a se preparar, certo? E se a gente disser que é possível fazer um curso preparatório totalmente gratuito, com aulas, videoaulas, simulados e outros materiais? 

Sim! Com o Curso Enem Gratuito você estuda para o exame com tranquilidade, de acordo com o seu próprio tempo e ritmo, e aumenta a chance de se dar bem nas provas! 

Faça já a sua inscrição e estude conosco para o Enem

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel