10 questões sobre Figuras de Linguagem

Revise as figuras de linguagem e depois teste o seu nível com um simulado de 10 questões sobre o tema. O gabarito sai na hora!

A linguagem é uma atividade humana, que pode ser manipulada para facilitar a comunicação, expressar sentimentos ou convencer pessoas, entre outros objetivos. Para que isso aconteça, precisamos dominar os recursos que possibilitam o efeito desejado. E é aí que entram as figuras de linguagem.

As figuras de linguagem são uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

Trata-se de um conjunto de recursos estilísticos que aparecem no nível dos sons, das estruturas sintáticas, das palavras e dos significados para enriquecer os textos.

Vamos revisar juntos este conteúdo e depois resolver um simulado sobre o tema?

Videoaula sobre Figuras de Linguagem

Nesta aula, a professora Mercedes Prado Bonorino te explica o que são figuras de linguagem, quais são as principais e ainda traz exemplos de como identificá-las em um texto. Assista!

Tipos de figuras de linguagem

As figuras de linguagem podem ser divididas em algumas categorias, que veremos a seguir:

Figuras sonoras

Dependendo da situação e necessidade, os falantes precisam explorar sons para produzir o efeito de sentido desejado. Alguns desses efeitos sonoros têm um uso mais frequente. Conheça as mais comuns:

  • Aliteração consiste na repetição de um mesmo som de consoante. Costuma aparecer bastante em letras de música, por exemplo.
  • Assonância é parecida com a aliteração, mas o som repetido é de vogal.
  • Paronomásia é quando temos palavras com sons e grafias bem próximas, e isso, de certa forma, é explorado no texto.
  • Parônimos são palavras de significados diferentes, mas que têm grafia e pronúncia muito parecidas. Exemplo: praça e graça.

Figuras de palavra

É bem provável que você já tenha usado uma palavra em um contexto pouco esperado fazendo com que esse termo ganhe um novo sentido. Esses “deslocamentos” de contextos são bem comuns. Tão comuns que passaram a ser reconhecidos como figuras de palavra.

  • metonímia ocorre quando uma palavra é utilizada em lugar de outra por causa de sua “proximidade”. Exemplo: Magali é boa de garfo.
  • Uma antonomásia pode ser compreendida como um tipo de metonímia que consiste na identificação de uma pessoa por um atributo muito particular, que a difere das demais. Um exemplo clássico: Castro Alves, poeta da terceira geração romântica, era conhecido como poeta dos escravos.
  • comparação ocorre quando se aproxima elementos de campos semânticos diferentes a fim de compará-los por meio de um termo gramatical específico. Exemplo:  Seus olhos são como estrelas.
  • metáfora também é uma comparação, mas implícita. Exemplo: Quem estuda pelo Curso Enem Gratuito fica fera. Uma curiosidade: a palavra grega Metaphorá significa transporte. Agora, ficou ainda mais fácil entender a sua função.
  • Temos a catacrese, que nos ajuda quando nos falta aquela palavra para designar um determinado objeto, daí usamos outra no lugar. Batata da perna ou asa da xícara são bons exemplos, não acha?
  • Quando temos a mistura de sensações, ocorre a sinestesia. Essa figura de linguagem aparece muito em poemas simbolistas do Cruz e Sousa, por exemplo.

Dicas sobre figuras de linguagem

  1. Quando usamos palavras ou expressões fora do seu significado literal, estamos usando a linguagem figurada. Na língua portuguesa, existem vários tipos de figura de linguagem.
  2. As principais figuras de linguagem são: comparação, metáfora, antítese, hipérbole e prosopopeia.
  3. Na comparação, temos uma analogia entre duas realidades, com o uso de expressões como “tal qual”, “como se fosse”, “que nem” etc.
  4. A figura de linguagem da metáfora é um tipo de comparação. Na metáfora, temos uma comparação implícita, subentendida, sutil.
  5. Já a antítese é usada para expressar situações, sentidos ou ideias opostas, muitas vezes com o uso de antônimos.
  6. A hipérbole é uma figura de linguagem usada para expressar exagero e dar ênfase a uma situação.
  7. Enfim, a prosopopeia, que também é conhecida como personificação, acontece quando damos qualidade humana a algo não humano, como um objeto, um animal etc.

Sentido Conotativo x Sentido Denotativo

denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra. Uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos é encontrado especialmente no texto literário, como “há dias que amanhecem noite” (noite no sentido de tristeza, sombrio).

Figuras de Linguagem no dia a dia

As figuras de linguagem estão presentes no nosso cotidiano. Você mesmo utiliza diversas vezes ao dia quando está se comunicando com outras pessoas.

Elas são geralmente empregadas para dar mais expressão ao que queremos, ampliando o significado de uma palavra, suprindo a falta de um termo adequado ou criando significados diferentes.

Tabela com as Figuras de Linguagem

No quadro abaixo, você vai conhecer as figuras de pensamento, que são a primeira divisão das figuras de linguagem, juntamente com um exemplo de utilização de cada uma delas:

Figuras de Linguagem

Exemplos de utilização

Comparação e Metáfora: é a comparação entre dois termos, de modo que as características de um sejam atribuídas a outro. Quando ocorre comparação, aparece um termo específico: como, tal qual, etc. Quando esse termo é suprimido, ocorre a metáfora. Metáfora: Um beijo seria uma borboleta afogada em mármore. (Cecília Meireles) 

Comparação

Ela vive como os pássaros.

Metonímia: consiste na substituição de uma palavra por outra, havendo entre elas uma relação de interdependência, inclusão, implicação. Você nunca leu Machado de Assis (o autor pela obra).Vamos tomar uma Coca-Cola (a marca pelo produto).Não havia uma alma na casa (a parte pelo todo).
Antítese: é o emprego de palavras que possuem sentidos opostos. De repente do riso fez-se o pranto (Vinícius de Morais)
Paradoxo: é a fusão, no mesmo enunciado, de elementos que se excluem mutuamente, quebrando a lógica. Fui-o outrora agora. (Fernando Pessoa)
Prosopopeia: também chamada de personificação, consiste em atribuir características de seres humanos a seres irracionais. O vento bateu na minha porta.
Hipérbole: consiste em expressar uma ideia com exagero, para enfatizá-la. Você vai chorar rios de lágrimas.
Eufemismo: consiste em empregar uma palavra ou expressão para amenizar o sentido desagradável de outra. Seu filho partiu dessa para a melhor (morreu).
Ironia: consiste em empregar uma palavra ou expressão querendo dizer exatamente o contrário. Você é um dançarino incrível, conseguiu pisar no meu pé várias vezes.

Simulado de Figuras de Linguagem

Revisou o conteúdo? Então, é hora de praticar o que você aprendeu! Resolva o nosso simulado com 10 questões sobre as figuras de linguagem para testar o seu desempenho. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Ensino Médio, Português, Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel