Faça um simulado com 10 questões sobre a formação de palavras e teste o seu desempenho e conhecimento sobre o assunto. O gabarito sai na hora!
Se você vem acompanhando nossas publicações por aqui, deve ter visto a trilha especial de Português da série Explica do Zero sobre a formação de palavras. Será que você consegue responder corretamente às questões de um simulado sobre o tema?
As aulas foram lançadas no dia 21 de maio, e você pode fazer uma revisão do assunto antes de partir para o teste. Vamos fazer isso juntos!
Leia também: Formação de palavras: nova trilha do Explica do Zero no ar
Formação de palavras
A formação de palavras na língua portuguesa passa por diferentes processos durante a história, que aliás, é bastante interessante e você pode conferir no vídeo abaixo, apresentado pela professora Fernanda Aguiar Souza:
Trilha sobre a formação de palavras
Se desejar, você pode, primeiro, acessar a trilha completa no site do Curso Enem Gratuito. Basta clicar no botão abaixo:
Derivação e composição
Quando se fala em formação de palavras, é preciso começar a entender a Derivação e a Composição. Esses dois processos são fundamentais para a língua.
No processo de derivação, uma palavra é formada a partir de outra já existente. Sendo assim, esse tipo de palavra costuma apresentar um radical e sufixos que se unem a esse radical. Os elementos que formam as palavras são chamados de morfemas.
Já no processo de composição, um vocábulo é formado quando se unem duas ou mais palavras. Você ainda viu que existem dois tipos de composição: justaposição e aglutinação.
Neologismo, estrangeirismo e onomatopeia
O estrangeirismo e o neologismo também são considerados processos de formação de palavras. Nesses casos, as palavras são introduzidas de diferentes formas no idioma. Recapitulando, neologismos são palavras novas ou “inventadas” com um sentido diferente do habitual. Ou seja, trata-se de uma recriação da língua: deletar, linkar, internauta.
Já o estrangeirismo, consiste no uso de palavras adquiridas de outros idiomas: show, mouse, check-out, etc.
A onomatopeia é uma figura de linguagem responsável por formar palavras que buscam reproduzir/imitar os sons! Por exemplo: miau, toc-toc, tic-tac, au-au, atchim, crac, etc.
Abreviação, abreviatura e derivações
Você sabia que a abreviação, que consiste na redução de um vocábulo, também pode fazer parte dos processos de formação de palavras? Entretanto, é preciso ter cuidado e não confundir abreviação com abreviatura.
A abreviação é a formação de uma palavra a partir da sua redução. Já a abreviatura é uma representação da palavra, geralmente formada pelas letras ou sílabas iniciais do vocábulo.
Veja também: 5 formas de aproveitar os simulados para o Enem
Simulado com 10 questões
Agora que você já deu uma revisada no conteúdo, responda às 10 questões elaboradas com base na formação de palavras da língua portuguesa. O gabarito sai na hora, e assim você pode conferir o seu desempenho:
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUC Campinas SP/2018)
Considere com atenção o que se apresenta em A e B. Em A, transcreve-se frase que consta como epígrafe no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.
A. Muitas palavras que já morreram terão um segundo nascimento, e cairão muitas das que agora gozam das honras, se assim o quiser o uso, em cujas mãos está o arbítrio, o direito e a lei da fala.
(Horácio, poeta e filósofo romano (65 a.C.− 8 a.C.))
B. No dicionário citado, encontram-se abreviações que são usadas, em verbetes, para dar uma específica informação sobre a palavra que está sendo descrita. Abaixo estão algumas dessas muitas reduções, cada uma delas acompanhada da forma plena a que se refere.I. obsl. obsoleto.
II. var. variante(s).
III. tab. tabuísmo.
IV. pej. pejorativo.
V. infrm. informal.As abreviações que remetem a aspectos da linguagem motivados pelo uso são:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
As redes sociais terão papel relevante no sentido de direcionar os temas em debate nas eleições, mas ainda é incerto se as plataformas digitais terão impacto a ponto de mudar o jogo eleitoral no Brasil. O risco de manipulação com notícias não factuais é um ponto importante, ainda mais em um país tão plugado em plataformas digitais, disseram Mirella Sampaio e Felipe Tâmega, economistas da Itaú Asset Management, em entrevista no escritório Bloomberg, na última quinta-feira.
Estudo elaborado pela equipe de Tâmega e Mirella mostrou que 57% do eleitorado brasileiro tem acesso à internet e não apenas os jovens. Com isso, o desafio das fake news é muito grande, tanto para os candidatos quanto para o próprio Tribunal Superior Eleitoral. “E os eleitores não sabem onde buscar para saber se notícias são verdadeiras ou falsas”, segundo Mirella.
“Brasileiro gosta de notícias, interage mais, compartilha com amigos. A impressão que nos dá, principalmente colocando WhatsApp na análise, é que o potencial para notícias falsas ou verdadeiras ecoarem mais fora das câmaras de ressonância parece maior no caso do Brasil”, disse Tâmega. O brasileiro está exposto a mais notícias e mais interações, mas, normalmente, com pessoas que pensam igual a eles, as chamadas câmaras de ressonância, disse Mirella.
Para as eleições de outubro, será importante monitorar o quanto das informações vai vazar das chamadas câmaras de ressonância, onde estão determinados grupos polarizados, para influenciar o chamado eleitor do meio, o que está no centro do espectro político e segue muito indeciso em meio a um quadro fragmentado de candidatos.
Economistas constataram ainda que pessoas extremistas têm mais interesse em política, considerando vários estudos analisados. Um dos estudos observados pelos economistas mostrou que as contas automatizadas motivam até 20% de debates em apoio a político no Twitter.
(https://tecnologia.uol.com.br. 12.04.2018. Adaptado)Observe as passagens do texto:
• As redes sociais terão papel relevante no sentido de direcionar os temas em debate nas eleições, mas ainda é incerto se as plataformas digitais terão impacto a ponto de mudar o jogo eleitoral no Brasil. (1º parágrafo)
• O risco de manipulação com notícias não factuais é um ponto importante, ainda mais em um país tão plugado em plataformas digitais… (1º parágrafo)
• Economistas constataram ainda que pessoas extremistas têm mais interesse em política… (5º parágrafo)Analisando o emprego da palavra “ainda”, conclui-se que denota sentido, correta e respectivamente, de:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Fuvest SP/2021)
Terça é dia de Veneza revelar as atrações de seu festival anual, cuja 77a edição começa no dia 2 de setembro, com a dramédia “Lacci”, do romano Daniele Luchetti, seguindo até 12/9, com 50 produções internacionais e uma expectativa (extraoficial) de colocar “West Side Story”, de Steven Spielberg, na ribalta.
Rodrigo Fonseca. “À espera dos rugidos de Veneza”. O Estado de S. Paulo. Julho/2020. Adaptado.
Um processo de formação de palavras em língua portuguesa é o cruzamento vocabular, em que são misturadas pelo menos duas palavras na formação de uma terceira. A força expressiva dessa nova palavra resulta da síntese de significados e do inesperado da combinação, como é o caso de “dramédia” no texto. Ocorre esse mesmo tipo de formação em:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFMT/2019)
(Disponível em: http://www.bocamaldita.com/1119817454/charge-do-dia-por-nani-humor)
No texto, a palavra “pauta-bomba” é composta a partir do processo de composição por justaposição. Assinale a alternativa em que esse processo não ocorre:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(Unievangélica GO/2017)
Leia a notícia a seguir.
Paralimpíada alcança marca de 1,5 milhão de ingressos vendidos
Ás vésperas da cerimônia de abertura, Comitê Organizador acredita que todos os bilhetes serão comercializados. Ainda há cerca de 1 milhão de entradas disponíveis.
Disponível em:
. Acesso em: 05 set. 2016. O termo “Paralimpíada”, adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, resulta do seguinte processo de formação de palavras:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UnirG TO/2021)
Assim como ABACATEIRO é formada por derivação sufixal, o mesmo ocorre com:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(EsPCEx SP/2019)
O fim do canudinho de plástico
Por Devorah Lev-Tov / Quinta-feira, 5 de Julho de 2018Em 2015, um vídeo perturbador de uma tartaruga marinha oliva sofrendo com um canudo plástico preso em sua narina viralizou, mudando a atitude de muitos espectadores quanto ao utensílio plástico tão conveniente para muitos.
Mas, como pode o canudo plástico, um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado, causar tanto estrago? Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza. Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.
E, em segundo lugar, ele não pode ser reciclado. “Infelizmente, a maioria dos canudos plásticos são leves demais para os separadores manuais de reciclagem, indo parar em aterros sanitários, cursos d’água e, por fim, nos oceanos”, explica Dune Ives, diretor executivo da organização Lonely Whale. A ONG viabilizou uma campanha de marketing de sucesso chamada “Strawless in Seattle” (ou “Sem Canudos em Seattle”) em apoio à iniciativa “Strawless Ocean” (ou “Oceanos Sem Canudos”).
Nos Estados Unidos, milhões de canudos de plástico são descartados todos os dias. No Reino Unido, estima-se que pelo menos 4,4 bilhões de canudos sejam jogados fora anualmente. Hotéis são alguns dos piores infratores: o Hilton Waikoloa Village, que se tornou o primeiro resort na ilha do Havaí a banir os canudos plásticos no início deste ano, utilizou mais de 800 mil canudos em 2017.
Mas é claro que os canudos são apenas parte da quantidade monumental de resíduos que vão parar em nossos oceanos. “Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico do que em todo o século passado e 50% do plástico que utilizamos é de uso único e descartado imediatamente”, diz Tessa Hempson, gerente de operações do Oceans Without Borders, uma nova fundação da empresa de safáris de luxo & Beyond. “Um milhão de aves marinhas e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas, e uma lista crescente de espécies de peixes já foram documentados com plástico dentro ou em volta de seus corpos”.
Mas, agora, o próprio canudo plástico começou a finalmente se tornar uma espécie ameaçada, com algumas cidades nos Estados Unidos (Seattle, em Washington; Miami Beach e Fort Myers Beach, na Flórida; e Malibu, Davis e San Luis Obispo, na Califórnia) banindo seu uso, além de outros países que limitam itens de plástico descartável, o que inclui os canudos. Belize, Taiwan e Inglaterra estão entre os mais recentes países a proporem a proibição.
Mesmo ações individuais podem causar um impacto significativo no meio ambiente e influenciar a indústria: a proibição em uma única rede de hotéis remove milhões de canudos em um único ano. As redes Anantara e AVANI estimam que seus hotéis tenham utilizado 2,49 milhões de canudos na Ásia em 2017, e a AccorHotels estima o uso de 4,2 milhões de canudos nos Estados Unidos e Canadá também no último ano.
Embora utilizar um canudo não seja a melhor das hipóteses, algumas pessoas ainda os preferem ou até necessitam deles, como aqueles com deficiências ou dentes e gengivas sensíveis. Se quiser usar um canudo, os reutilizáveis de metal ou vidro são a alternativa ideal. A Final Straw, que diz ser o primeiro canudo retrátil reutilizável do mercado, está arrecadando fundos através do Kickstarter.
“A maioria das pessoas não pensa nas consequências que o simples ato de pegar ou aceitar um canudo plástico tem em suas vidas e nas vidas das futuras gerações” diz David Laris, diretor de criação e chef do Cachet Hospitality Group, que não utiliza canudos de plástico. “A indústria hoteleira tem a obrigação de começar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos que gera”.Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/07/fim-canudinhoplastico-canudo-poluicao-oceano . Acesso em 14 de março de 2019.
Em “um item insignificante utilizado brevemente antes de ser descartado”, as palavras sublinhadas são formadas, respectivamente, por:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unicamp SP/2018)
Estrangeirismos são palavras e expressões de outras línguas usadas correntemente em nosso cotidiano. Sobre o emprego de palavras estrangeiras no português, o linguista Sírio Possenti comenta:
Tomamos alguns verbos do inglês e os adaptamos a nosso sistema verbal exclusivamente segundo regras do português. Se adotarmos start, logo teremos estartar (e todas as suas flexões), pois nossa língua não tem sílabas iniciais como st-, que imediatamente se tornam est-. A forma nunca será startar, nem ostartar ou ustartar, nem estarter ou estartir, nem printer ou printir, nem atacher ou atachir etc., etc., etc.
(Adaptado de Sírio Possenti, “A questão dos estrangeirismos”, em Carlos Alberto Faraco, Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001, p. 173-174.)
As alternativas abaixo reproduzem trechos de um fórum de discussão na Internet sobre um jogo eletrônico. Nessa discussão, um jogador queixa-se por não ter conseguido se conectar a uma partida e ter perdido pontos. Escolha a alternativa que contém um exemplo do processo de adaptação de verbos do inglês para o sistema verbal do português, como descreve Sírio Possenti.
Glossário:
Bug: falha devido ao mau funcionamento em um programa de informática.
Computar: contar, incluir.
Dar load: carregar.
Lolking: site da Internet sobre o jogo
Ranked: partida que dá pontos ao jogador
Server: servidor; em informática, é um programa ou um computador
que fornece serviços a uma rede de computadores.
Upar: subir de nível, recarregar.Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(Unifor CE/2016)
As línguas estão em constante movimento de assimilação, uso e desuso de palavras, conforme mudanças temporais e espaciais, dentre outros fatores. As tirinhas apresentadas possuem exemplos de dois processos que ocorrem com as palavras:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(Unifor CE/2012)
A morte do jangadeiro
Pe. Antônio TomásAo sopro do terral abrindo a vela
Na esteira azul das águas arrastada,
Segue veloz a intrépida jangada,
Entre os uivos do mar que se encapela.Prudente, o jangadeiro se acautela
Contra os mil acidentes da jornada;
Fazem-lhe, entanto, guerra encarniçada
O vento, a chuva, os raios, a procela.Súbito, um raio o prostra e, furioso,
Da jangada o despeja na água escura
E, em brancos véus de espuma, desdilosoEnvolve e traga a onda intumescida,
Dando-lhe, assim, mortalha e sepultura
O mesmo mar que o pão lhe dera em vida.Assinale, de acordo com o soneto do Pe. Antônio Tomás, a alternativa em que o vocábulo onomatopaico traduz, no texto, o perigo, a traição e a ferocidade do mar diante da frágil embarcação:
Correto
Parabéns! Resposta correta!
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!