Simulador do Sisu do Blog do Enem: saiba como usar a ferramenta

Conheça o Simulador do Sisu do Blog do Enem, a ferramenta certa para calcular as suas chances no curso e universidade dos seus sonhos! Use quantas vezes quiser e trace a melhor estratégia para o Sistema de Seleção Unificada.

O Blog do Enem disponibiliza gratuitamente o Simulador do Sisu, uma ferramenta que vai ajudar você a calcular as suas chances de entrar em uma faculdade pública pelo programa do governo federal.

O Sistema de Seleção Unificada usa a nota do Enem para selecionar candidatos às vagas disponibilizadas pelas universidades federais e instituições estaduais participantes. 

As notas de corte representam a pontuação mínima necessária para concorrer a uma vaga em um determinado curso. Elas servem como referência para que você possa ter uma ideia sobre a sua posição na classificação parcial.

Por isso, o Simulador do Sisu é essencial para que você possa planejar melhor sua estratégia de inscrição. Continue lendo e entenda como aproveitar!

O que é o Simulador do Sisu do Blog do Enem? 

O Simulador do Sisu do Blog do Enem é uma ferramenta gratuita que possibilita que você use a sua nota do Enem (real ou estimada) para descobrir suas chances de aprovação nos cursos e universidades públicas de sua preferência, com base nas notas de corte da edição mais recente do Sisu. 

O uso da ferramenta é fácil e intuitivo, e você pode acessar quantas vezes quiser!

Leia também: O que é o Sisu: guia completo sobre o processo seletivo

Como funciona o Simulador do Sisu do Blog do Enem? 

Para facilitar ainda mais o processo, preparamos um passo a passo simplificado que vai te ajudar a aproveitar o Simulador do Sisu do Blog do Enem:

  1. Acesse o Simulador do Sisu do Blog do Enem: clique no botão logo abaixo deste passo a passo.  
  2. Faça seu cadastro: preencha o formulário com seus dados pessoais básicos (nome, email e telefone);
  3. Insira sua nota: informe a nota que você tirou ou espera tirar no Enem.
  4. Selecione suas preferências: escolha seu estado, a instituição de ensino e o curso desejado.
  5. Simule agora: clique no botão “Simular Agora” para que o sistema verifique suas chances com base nas notas de corte do Sisu para Ampla Concorrência.
  6. Verifique suas chances: o simulador vai listar todas as suas probabilidades de passar no curso escolhido.
  7. Explore alternativas: se as chances estiverem baixas, acesse o Guia das Notas de Corte do Sisu, que reúne as médias de todos os cursos, ajudando você a encontrar outras opções viáveis.

Leia também: 5 estratégias para escolher um curso no Sisu e garantir a sua vaga 

Entenda o que são e como funcionam as notas de corte

Durante o período de inscrição no Sisu, as notas de corte de cada curso são atualizadas diariamente, considerando as novas inscrições. 

Por exemplo, se sua nota no Enem foi 800 e a nota de corte para Medicina em uma universidade específica é 800, no dia seguinte, essa nota pode aumentar para 850 devido a inscrições com notas mais altas.

Portanto, é essencial acompanhar diariamente as mudanças das notas de corte, já que há chances de variação conforme as escolhas dos concorrentes até o último dia de inscrição.

Se sua nota estiver próxima, mas ainda for insuficiente, considerar outras opções de cursos com notas de corte igual ou menor pode ser uma estratégia.

Agora, se você ainda se sente confuso e inseguro sobre o que são as notas de corte e como elas funcionam, temos um vídeo que vai te ajudar a entender perfeitamente a variação dessa pontuação:

Quem pode participar do Sisu? 

Para participar do Sisu, é obrigatório ter realizado a última edição do Enem, com nota superior a zero na redação. Caso você já tenha participado em anos anteriores, pode se inscrever novamente, assim como os candidatos que já frequentam um curso superior em uma instituição pública.

No entanto, é fundamental ficar atento a um detalhe: se você já está matriculado em uma universidade pública e for aprovado em outra pelo Sisu, será necessário optar por apenas uma das duas vagas. 

Nesse cenário, o estudante deverá decidir entre abandonar o curso anterior para iniciar o novo ou permanecer exclusivamente na instituição onde já está matriculado.

Vale ressaltar que essa restrição não se aplica a instituições privadas. Portanto, é possível cursar uma graduação a distância, por exemplo, e, ao mesmo tempo, concorrer a uma vaga em uma universidade pública pelo Sisu.

Os participantes que realizaram o Enem apenas como treineiros não são elegíveis ao Sisu, geralmente porque ainda não concluíram o Ensino Médio ou não atingiram a maioridade (18 anos).

Como se preparar para o Enem 

Agora que você já sabe que para conseguir uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada, é preciso ter um bom desempenho no Enem, saiba como se preparar da melhor forma para o exame.

O Curso Enem Gratuito tem tudo o que você precisa para que você possa tirar uma excelente nota no exame. O melhor de tudo é que você não precisa pagar nada para ter acesso a todos os recursos!

São quatro opções de planos de estudo, organizados em cronogramas por mês e dia da semana, para que você saiba exatamente por onde começar e o que revisar. 

Além disso, os conteúdos são disponibilizados em diferentes formatos: aulas escritas, videoaulas, e-books, mapas mentais e simulados

Antecipe a sua preparação:

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Enem, Ensino Superior, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

SISUgapixel