Sisu – Universidades federais ainda têm mais de 10 mil vagas em aberto

De acordo com o MEC, até o dia 29 de abril, 8% das vagas oferecidas pelo Sisu no primeiro semestre de 2013 ainda não haviam sido preenchidas.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 10.323 vagas em universidades e institutos federais ainda não haviam sido preenchidas até o dia 29 de abril, valor que representa 8% das vagas oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no primeiro semestre de 2013. As matrículas da primeira chamada do Sisu começaram dia 18 de janeiro.

A assessoria do MEC informou que esse não é um problema, já que as instituições federais ainda estão fazendo chamadas para completar as vagas remanescentes e esse número de vagas não preenchidas diminui a cada dia.

Mas, para o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, o Sisu ainda precisa melhorar para reduzir o número de chamadas de calouros. O reitor explica que muitos estudantes resolvem se matricular na universidade em que conseguiu vaga pelo Sisu mesmo quando desejam, na verdade, uma vaga em outra instituição de ensino. “O resultado de muitos vestibulares saem depois do Sisu. Os alunos preferem garantir a vaga e depois não avisam a universidade que desistiram.”

Os Estados com maior número de vagas abertas, até 29 de abril, eram Rio Grande do Sul (1.668), Minas Gerais (1.359), Mato Grosso (894), Mato Grosso do Sul (890) e Rio de Janeiro (879). Nas instituições federais de ensino de Santa Catarina, há 314 vagas em aberto, 37,7% das vagas oferecidas pelo Sisu no Estado. Em Goiás, 497 vagas estavam disponíveis, o equivalente a 30,15% das oferecidas através do sistema.

As instituições podem divulgar listas de espera nos próximos meses para preencher essas vagas. Para constar na lista, o estudante deveter confirmado, no sistema, o interesse na vaga durante o período especificado no edital do processo seletivo do Sisu.

Para o reitor da UFC, é preciso determinar os tipos de vagas que não estão sendo preenchidas, se estão ligadas a determinados cursos ou a localidade dos cursos.

No dia 6 de maio, a UFG (Universidade Federal de Goiás) tinha ainda 213 vagas abertas, 20 delas no curso de ciências ambientais, 16 no bacharelado de ciências biológicas e 17 no bacharelado em química. A instituição ofereceu 1.078 vagas no processo seletivo.

Em 15 de maio, ainda havia uma vaga no curso de medicina da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), uma para museologia e uma para biomedicina.

Em maio, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) ainda tem 64 vagas sem matrícula, incluindo cadeiras nos cursos de agronomia, farmácia, fisioterapia, engenharia mecânica, engenharia de materiais e engenharia de gás e petróleo.

Sisu 2013

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel