Sisu 2013 – Programa será aberto em 7 de janeiro

Sisu 2013 será o primeiro com a Lei de Cotas

Aqueles que estavam apreensivos, ansiosos por novas notícias sobre o Sisu 2013, podem dar uma respirada. O G1 fez um levantamento com base nos editais dos processos seletivos para 2013. Já no primeiro de aplicação da Lei de Cotas, grande parte dessas instituições já reservarão pelo menos 30% das vagas. Lembrando que o mínimo previsto pela lei é de 12,5%.

Até 2016 pelo menos 50% das vagas serão destinadas a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro desse percentual, metade das vagas serão ocupadas por alunos de famílias com renda de até 1,5 salário mínimo. Dentro também dos 50% também estão as vagas destinadas a alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O percentual para esse grupo varia de acordo com a proporção dos grupos no estados da instituição.

Das 59 universidades federais, 51 já divulgaram o número de vagas para seus processos seletivos, tanto para o primeiro, como para o segundo semestre de 2013. Ao todo, são mais de 165 mil vagas anunciadas, dessas 48,9 mil serão preenchidas pela Lei de Cotas. Dentro desse número, 19,5 mil para estudantes de baixa renda e 24,2 mil para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

E ai que entra o Sisu 2013

Cada universidade tem seu modelo de processo seletivo, mas a maioria vai preencher essas vagas com o Sisu 2013, que depende do nosso querido Enem. De acordo com o governo, o Sisu 2013 será aberto já em 7 de janeiro, usando o Resultado Enem 2012 (que será divulgado dia 28 de dezembro).

Quer saber tudo sobre o Sisu 2013? Confira já o Blog do Sisu! Lá tem TUDO, tudo mesmo sobre o Sistema de Seleção Unificada.

Sisu 2013

Conheça a Rede Enem:

Blog do Fies

Blog do Prouni

Blog do Sisu

Dá uma olhada no nosso calendário Enem 2012!

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; (UFA, já passou!)

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação; (UFA, já passou!)

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;  E ai, foi bem??

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Fonte: G1 Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel