Sisu – Mais de 15 mil alunos optam por faculdades fora de seus estados

13%  dos alunos que entraram no ensino superior pelo Sisu vão estudar em um estado diferente de onde moram. Minas Gerais é o destino mais procurado!

Em 2013, mais de 15 mil universitários que entraram em uma instituição de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) mudarão de estado para fazer faculdade. O número representa 13% dos calouros aprovados por meio do Sisu, de acordo com dados divulgados pelo MEC depois de analisados o total de matrículas feitas até maio. Em alguns casos, a mudança atravessa o país, como os 40 estudantes gaúchos que vão estudar no Amazonas, os 15 alunos do Pará matriculados em São Paulo e os 71 paulistas que irão para Alagoas.

Minas Gerais recebeu 2.347 estudantes de outras unidades federativas e lidera como o estado mais procurado por esses universitários. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são, respectivamente, os segundo e terceiro colocados na preferência dos estudantes. 1.911 jovens mudaram para o Rio de Janeiro e 1.413 para o Rio Grande do Sul. Nesses dois estados, as instituições terão, pelo menos, um representante de cada um dos estados brasileiros.

São Paulo foi o estado que mais mandou estudantes para outras unidades federativas. Em 2013, 4.839 calouros paulistas deixaram suas casas para conseguirem uma vaga em curso superior público.  Desses, 1.501 calouros foram para Minas Gerais, 724 vão estudar no Rio de Janeiro, 673 no Paraná e 614 em Mato Grosso do Sul. Apenas Amapá e Rondônia não terão paulistas matriculados pelo Sisu.

Em três estados brasileiros, o número de candidatos que usaram o Sisu para sair de casa é maior que a quantidade de universitários que permaneceram no estado de origem. Isso ocorre devido a quantidade pequena de vagas. O caso mais extremo é o de estudantes rondonenses: 94% deles vão se mudar para estudar. No Distrito Federal, esse percentual é de 83%. Já em Sergipe, onde apenas o Instituto Federal de Sergipe (IFS) ofereceu vagas, 63% dos aprovados no Sisu fizeram matrícula fora do estado.

Em 2013, o Sisu selecionou estudantes de todo o país para 129 mil vagas oferecidas em 101 instituições de ensino superior, sendo 43 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. De acordo com os dados do MEC, coletados no início de maio, já foram realizadas 118.996 matrículas pelo Sisu. Das matrículas já realizadas, 15.671 foram feitas por quem terá que mudar de estado.

E você, já decidiu em que estado quer estudar? Deixe um comentário contando para o Blog do Enem! Lembre-se sempre de se informar sobre as condições de seu curso na universidade em que planeja cursá-lo para acertar na escolha!

Sisu 2013

Agora que você já sabe mais sobre o Sisu,conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies 
– Blog do Prouni
 
– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel