Sisu – Udesc adere ao programa já no Vestibular de Verão 2014

Serão pelo menos 380 vagas via Sisu na Udesc. Enem invade de vez as instituições de ensino superior.

Chegou a vez dos catarinenses comemorarem: o Sisu chegou até a Udesc, a Universidade do Estado de Santa Catarina. Para os ingressos de 2014, a instituição oferecerá 380 vagas pelo sistema. A Udesc é a primeira entre as instituições do estado a agregar o Enem e o Sisu em seu processo seletivo. Em Santa Catarina, apenas os institutos federais adotavam o sistema.

A decisão já muda o cenário a partir do próximo vestibular de verão. A Udesc segue o fluxo das universidades por todo o país, onde o Enem e o Sisu tem tido um crescimento significativo. Em alguns casos, inclusive estão substituindo os tradicionais processos seletivos via vestibular, por completo. Pela Udesc, porém, pelo menos 45 cursos adotarão o sistema, e 25% das vagas serão destinadas a ele. Os outros 75% ainda serão via vestibular tradicional.

Luciano Emílio Hack, pró-reitor de ensino da instituição, esclarece que apenas três cursos da Udesc não serão contemplados: Música, Teatro e Artes visuais. Justamente aqueles que possuem provas práticas em seus processos seletivos. Luciano informa ainda que o objetivo principal com a adoção do Sisu é garantir maior facilidade ao acesso do processo seletivo para candidatos de outros estados.

E como o Sisu é visto por outras instituições de Santa Catarina?

– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Não adere ao Sisu e a seleção ainda é feita somente por vestibular. A reitoria informou que o assunto deve ser debatido até julho.
– Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): A seleção é feita pela nota do Enem. A instituição vai analisar a adoção do sistema.
– Instituto Federal Catarinense (IFC): Aderiu ao sistema. No último processo seletivo, 50% das vagas foram ofertadas pelo Sisu, totalizando 508 vagas.
– Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): Aderiu ao sistema. No último processo seletivo, 50% das vagas foram ofertadas pelo Sisu, totalizando 325 vagas.

Sisu

Agora que você já sabe mais sobre o Sisu, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: Diário Catarinense.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel