Revisão de Química: Que tal estudar um pouco de Solução química?

Vai encarar o próximo Enem ou vestibulares? Então reveja com a gente um assunto bastante cobrado nessas provas que é solução química. Não deixe essa chance passar…

Solução química é uma mistura homogênea entre duas ou mais substâncias. O processo utilizado para obter essa mistura é chamado de dissolução.

Você lembra quais os componentes de uma solução? Vamos rever?

Uma solução é sempre formada pelo soluto e pelo solvente.

Solução = Soluto + Solvente

Solução Química

Soluto – substância que será dissolvida.
Solvente – substância que dissolve.

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

A água é chamada de solvente universal. Isso porque ela dissolve muitas substâncias e está presente em muitas soluções.

Saiba mais sobre soluções assistindo a uma aula introdutória do Descomplica. Vai deixar essa chance passar?

Agora reveja como são classificadas as soluções! Preste atenção! Cai no Enem e também nos vestibulares de todo Brasil.

Solução Química

Que tal relembrar sobre a solubilidade das substâncias e mandar ver nas provas dos vestibulares e no próximo Enem? O blog do Enem separou um resumo supercompleto pra você.. Aproveite!
https://blogdoenem.com.br/quimica-solubilidade-aulas-khan-academy/

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/

Podemos estabelecer diferentes relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução. Tais relações são denominadas genericamente concentrações.

Usaremos o índice 1 para indicar soluto e o índice 2 para indicar solvente.

Acha difícil decorar fórmulas?  Sabendo disso, o blog do Enem preparou para você uma tabela com as relações de concentrações mais utilizadas na química, não deixe de conferir!

Nome

Unidade

Relação

Fórmula

Concentração comum ( C )

g/L

Relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.

C = m1/V

Concentração em quantidade de matéria (Cn)

Mol/L

Relaciona a quantidade de soluto (mol) com o volume da solução, geralmente em litros

Cn = n1/V

Título (T)

Não tem

Pode relacionar a massa de soluto com a massa da solução ou o volume do soluto com o volume da solução

T = m1/m e

 T = V1/V

Densidade da solução (d)

g/mL ou g/cm3.

Relaciona a massa e o volume da solução

d = m/V

As diversas formas de expressar a concentração podem ser relacionadas:

C = 1000.d.T

Dica 3 – Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Gás Natural. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/quimica-gas-natural/

Saiba mais sobre a concentração das soluções com explicações do conteúdo e exercícios com vídeoaulas totalmente gratuita do professor Rosbergue Lúcio, não fique pra trás! Faça a diferença na hora das provas dos vestibulares e no próximo Enem.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .