Soutec: MEC lança aplicativo para escolha de curso técnico

O aplicativo Soutec, lançado pelo Ministério da Educação, auxilia os estudantes na escolha de um curso técnico de acordo com seu perfil de interesse.

O aplicativo Soutec é uma ferramenta que visa auxiliar os jovens no processo de escolha de um curso técnico. Através de um questionário, o aplicativo identifica o perfil profissional do estudante e recomenda o curso mais adequado às suas particularidades.

O que é o Soutec?

Soutec é um aplicativo lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, cujo objetivo é ajudar na escolha de um curso técnico. Seu download é gratuito e pode ser feito nas lojas de aplicativos. A navegação no aplicativo pode ser realizada mesmo sem conexão à internet.

O aplicativo Soutec se destina a estudantes que cursam os anos finais do ensino fundamental e também o ensino médio. Ou seja, o público-alvo são os jovens que estão na fase de escolha profissional. Contudo, o aplicativo também pode ser utilizado por pais, responsáveis e professores. Além disso, pessoas que desejem mudar de carreira e se reposicionar no mercado também podem fazer uso do Soutec.

Como funciona?

Dentro do aplicativo, o estudante deverá responder um questionário de 72 questões que avaliam suas preferências. Embora extenso, o questionário pode ser pausado e retomado a qualquer momento. Uma vez finalizado o questionário, o aplicativo Soutec apresentará um resumo completo de seu perfil profissional.

Em seguida, o Soutec apresenta os cursos técnicos mais adequados ao perfil profissional do estudante, escolhidos dentre o rol dos 215 cursos constantes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Além disso, o estudante pode personalizar as buscas de acordo com a localização e também favoritar os cursos e instituições preferidos.

Além do questionário sobre o perfil profissional, o Soutec também tem um teste de valores. Nele, o estudante responde a 28 questões para, ao final, entender melhor quais são as situações que mais valoriza no mundo do trabalho. Assim, o teste de valores do Soutec é mais uma ferramenta que auxilia no processo de autoconhecimento profissional e na escolha de um curso técnico.

Como escolher uma profissão

O momento de escolha de uma profissão é muito delicado. Normalmente, os estudantes têm inseguranças e dúvidas sobre seu futuro profissional. Por isso, refletir bem sobre que curso de graduação ou que curso técnico escolher é essencial para tomar uma decisão certeira.

Para escolher uma profissão, é preciso levar em conta suas habilidades e gostos pessoais. Portanto, pense nas disciplinas em que você vai bem, daquelas de que você gosta e tem mais facilidade. Além disso, reflita sobre o que é significativo para você, ou seja, seus valores. Agora, tente relacionar isso à prática: imagine quais profissões envolvem seus gostos, habilidades e valores.

Enfim, reflita sobre a viabilidade financeira dessa profissão. Assim, pesquise sobre quanto ganha um profissional da área e quais as perspectivas do mercado de trabalho. Dessa maneira, você terá as ferramentas adequadas para escolher sua profissão futura, um curso de graduação ou curso técnico.

Para te ajudar, o pessoal do Curso Enem Gratuito fez uma live com o Instituto Agenda Positiva. Nela, os profissionais debateram como escolher uma profissão:

https://youtu.be/-E8tHNXRnMA

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: O que é, Profissões, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel