A teoria dos Conjuntos e Representação: resumo de Matemática

A professora Munique Dias criou um resumo para você relembrar os conjuntos e sua representação. Veja as três formas básicas de representação: Enumeração, Compreensão; e Diagrama.

O estudo sobre a teoria dos conjuntos e representação é atribuído ao russo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor (1845 – 1918). Filósofo, Físico e Matemático, George Cantor se interessou pelo infinito, assunto que era muito discutido na época.Georg Ferdinand Ludwig Philip Cantor - Teoria dos conjuntosGeorg Ferdinand Ludwig Philip Cantor

Mas, afinal, o que é um conjunto?

Segundo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor, conjunto é um agrupamento de termos com características parecidas, veja na imagem abaixo como são organizados os conjuntos de numerais naturais e os de vogais.O que é conjunto?Entendeu? Agora que você já relembrou o que é um conjunto, que tal aprender como eles são representados?

Conjuntos e Representação

O nome dos conjuntos é representado pelas letras maiúsculas do nosso alfabeto como, por exemplo: A,B,C.D…Z.   Já os elementos dos conjuntos, são representados pelas letras minúsculas: a,b,c,d..z.

Um conjunto pode ser representado por diferentes formas, e por isso esta aula tem o foco nos Conjuntos e Representações. Veja os conjuntos e as formas de representação por Enumeração; Compreensão e por Diagrama:

A – Conjunto por Enumeração

Os elementos aparecem entre chaves e separados por vírgula ou ponto e vírgula. Veja nos exemplos:

  • Considere N = {a,b,c,d…z}
  • Onde:
  • N=nome do conjunto
  • a,b,c…z = elementos do conjunto

Outro exemplo: Z={paus,ouro,copas,espadas}

B – Conjunto por Compreensão

O conjunto é escrito por meio de uma propriedade comum e exclusiva de seus elementos.

Exemplo: A={1,3,5,7,9}

Ou seja, a propriedade comum e exclusiva de seus elementos é que são todos números ímpares e menores do que 10.

Resumo sobre Conjuntos Numéricos

Aproveite o embalo para ver também um resumo com o professor Lucas, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre os Conjuntos Numéricos.

Gostou do resumo? Muito bom. Agora vamos para a última forma de Representação dos Conjuntos:

C – Conjunto por Diagrama

Os elementos são colocados dentro de uma simples fechada. Se a linha for uma circunferência, então o diagrama é de Venn Euler.

Exemplo: Conjunto dos dias da semanaConjuntos e Representação: Diagrama dos dias da semana

Gostou da aula? Agora você precisa colocar esse conhecimento na prática. O Blog do Enem está colocando diversas listas de exercícios com gabarito para você estudar. Acesse aqui essas listas e coloque seus conhecimentos à prova.

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula sobre Conjuntos e Representação  foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel