Sabe aquela pedra que você viu? Na verdade, pedra é um nome dado para um fragmento de rocha. Sim, toda pedra é rocha! Mas, lembre-se: nem toda rocha é pedra, ok?
Para início de conversa, rocha nada mais é do que o agregado de um ou mais minerais em forma sólida. Toda a camada externa da Terra, a litosfera, é formada por rochas dos mais diversos tamanhos.
As rochas podem ser classificadas pela sua composição química, sua textura ou até sua forma. Mas, a classificação mais utilizada é conforme sua formação, ou seja, sua origem. Você sabe como podemos classificar os tipos de rochas? Não? Então, veja este super post de geografia para gabaritar o Enem e os vestibulares!
– Rochas Ígneas
As rochas ígneas ou magmáticas são formadas através da solidificação do magma, porém, essa solidificação pode ocorrer de duas formas diferentes:
- Intrusiva – ela tem a solidificação na parte interna da crosta terrestre, sendo mais lento o processo e ocorrendo de dentro pra fora. Isso faz com que os cristais e agrupamentos de minerais fiquem visíveis a olho nu. Um exemplo fácil, que você pode ter em casa, inclusive, é o granito.
- Extrusiva – ela solidifica na parte externa da Terra, num processo mais rápido, solidificando de fora para dentro (tipo quando você faz brigadeiro de panela e deixa esfriar, sabe?). Esse processo não deixa os cristais visíveis a olho nu, fazendo com que a rocha fique escura e opaca. O basalto é um exemplar dessa formação.
Lava solidificada
– Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares, como diz o próprio nome, se formam através da compactação de sedimentos, mas também se formam de maneiras diferentes.
- Detríticas – formadas através da compactação de sedimentos apenas. Você percebe pelas camadas que se formam. Exemplo, o arenito.
Arenito
- Químicas – além dos fragmentos de rochas, contamos com a presença da água, infiltrando e transportando os sedimentos, dando origem a uma nova rocha. A sal-gema é um exemplo. Outros exemplos comuns são as estalactites e estalagmites.
Caverna Covil do Dragão – Mallorca – Espanha
- Orgânicas – são formadas com os sedimentos e matéria orgânica, como por exemplo, o carvão mineral.
Carvão Mineral
– Rochas Metamórficas
A nomenclatura já diz muito: metamorfose, transformação. Estas rochas se formam de uma rocha pré-existente que sofreu elevação de temperatura e pressão, misturando-se, ou não, a outra rocha. O exemplo mais clássico é o mármore.
Tampo de Mármore
Dica: Quando for utilizar mármore, ou rochas sedimentares, principalmente as porosas, não coloque em contato com água (em grande quantidade), pois ela infiltrará e vai desgastando a peça que você colocou, como um pia. Sim, é bonito, mas a durabilidade pode ser reduzida por conta do contato com a água.
Ficou com alguma dúvida? Veja a videoaula do prof. Carrieri sobre o assunto:
Para entender melhor como se formam as rochas, há um esquema que mostra que o início de toda rocha é o magma e o fim delas também.
Ciclo das Rochas
Notou que estamos falando de um sistema cíclico, ok? Então sempre teremos a formação de rochas.
Para saber mais sobre os tipo de rocha, veja a nossa videoaula a seguir:
Grande abraço e bons estudos aí galera!
Exercícios sobre tipos de rochas
1. (UEM) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativa correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c) As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
d) O arenito e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.
2. (UFV) Observe a figura abaixo:
No decorrer do tempo geológico, as rochas passam por diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, submetidas à pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.
GABARITO
1 – B
2 – B