Trabalho Mecânico e Potência – Revisão de Física Enem

Fique preparado para gabaritar na prova de Física Enem com mais esta aula sobre Trabalho mecânico, Potência e o Teorema da Energia Cinética

Trabalho mecânico e potência – Veja revisão gratuita para o Enem e as provas dos vestibulares. Confira as principais fórmulas e representação dos conteúdos que caem nas questões de Física do Enem.  trabalho mecânico e potência 

Veja a representação e a fórmula de cálculo de Trabalho Mecânico para Força Constante:figura_08.jpg 

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Agora, veja a Definição para Trabalho Mecânico e Força Constante: Quando o trabalho de uma força não depende da trajetória pode-se afirmar que se trata de uma força conservativa.

Trabalho da Força Pesofigura_09.jpg

  • Observações importantes para você não errar no Enem:
  • Na descida WP = + Ph = + mgh
  • Na subida: WP = – Ph = – mgh

Método gráfico (F x d)

  • figura_11.jpg
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Dica do Blog  – Tire todas as suas dúvidas sobre Troca de Calor em mais uma aula de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O Teorema da Energia Cinética (TEC)

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  • O trabalho total de todas as forças (internas e externas), atuantes em um sistema físico, pode ser calculado pela variação da energia cinética do sistema.

Trabalho motriz no levantamento de um corpo sem acréscimo de energia cinética

  • figura_10.jpg
  • W motriz = P h = m g h
  • O trabalho no levantamento de corpo não depende do tempo de trajeto, nem da trajetória nem do tipo de força utilizada.

Dica 2 – O calor é transferido espontaneamente de um corpo “mais quente” para o “mais frio”. Estude com a Aula  1 de Princípio Geral da Troca de Calor e fique preparado para prova de Física Enem – https://blogdoenem.com.br/principio-geral-da-troca-de-calor/

Potência mecânica

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  • W = Trabalho realizado
  • Δt = Tempo gasto

Aula Gratuita sobre Trabalho Mecânico

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Desafios para você resolver e compartilhar

Questão 01

(ENEM) Uma das modalidades presentes nas Olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

figura_12.jpg

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e de atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:

a) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.

b) A energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.

c) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.

d) A energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.

e) A energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

Questão 02

(ENEM) O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estação geradora de eletricidade abastecida por combustível fóssil.

figura_13.jpg

Se fosse necessário melhorar o rendimento dessa usina, que forneceria eletricidade para abastecer uma cidade, qual das seguintes ações poderia resultar em alguma economia de energia, sem afetar a capacidade de geração da usina?

a) Reduzir a quantidade de combustível fornecido à usina para ser queimado.

b) Reduzir o volume de água do lago que circula no condensador de vapor.

c) Reduzir o tamanho da bomba usada para devolver a água líquida à caldeira.

d) Melhorar a capacidade dos dutos com vapor conduzirem calor para o ambiente.

e) Usar o calor liberado com os gases pela chaminé para mover outro gerador.

Texto para a próxima questão:

O diagrama a seguir representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a superfície terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.

figura_14.jpg

Questão 03

(ENEM) A chuva é um fenômeno natural responsável pela manutenção dos níveis adequados de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse fenômeno, assim como todo o ciclo hidrológico, depende muito da energia solar. Dos processos numerados no diagrama, aquele que se relaciona mais diretamente com o nível dos reservatórios de usinas hidrelétricas é o de número:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Questão 04

(ENEM) Com o projeto de mochila ilustrado na figura 1, pretende-se aproveitar, na geração de energia elétrica para acionar dispositivos eletrônicos portáteis, parte da energia desperdiçada no ato de caminhar. As transformações de energia envolvidas na produção de eletricidade enquanto uma pessoa caminha com essa mochila podem ser esquematizadas conforme ilustrado na figura 2.

A mochila tem uma estrutura rígida semelhante à usada por alpinistas.
O compartimento de carga é suspenso por molas colocadas na vertical.
Durante a caminhada, os quadris sobem e descem em média cinco centímetros. A energia produzida pelo vai-e-vem do compartimento de peso faz girar um motor conectado ao gerador de eletricidade. As energias I e II, representadas no esquema anterior, podem ser identificadas, respectivamente, como

a) Cinética e elétrica.

b) Térmica e cinética.

c) Térmica e elétrica.

d) Sonora e térmica.

e) Radiante e elétrica.

Texto para a próxima questão:

Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade.

figura_16.jpg

Questão 05

(ENEM) A eficiência de uma usina, do tipo da representada na figura anterior, é da ordem de 0,9, ou seja, 90% da energia da água no início do processo se transforma em energia elétrica. A usina Ji-Paraná, do Estado de Rondônia, tem potência instalada de 512 milhões de watts, e a barragem tem altura de aproximadamente 120 m. A vazão do Rio Ji-Paraná, em litros de água por segundo, deve ser da ordem de:

a) 50

b) 500

c) 5.000

d) 50.000

e) 500.000

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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