Transformação isobárica, vamos relembrar o que é? Revisão para o Enem e Vestibular

Você lembra o que é uma transformação isobárica? Não? O Blog do Enem te ajuda a relembrar para você mandar bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo o Brasil. Estude com a gente!

Essa transformação também recebe o nome de Lei de Charles e Gay-Lussac. No século XVIII, o físico francês Jacques Alexandre César Charles descobriu essa relação entre volume e temperatura. Em 1987 ele formula a lei da proporção direta entre volume e a temperatura de um gás a pressão constante. Essa conclusão foi comprovada experimentalmente por Joseph Louis Gay-Lussac no inicio do século XIX, sendo então oficialmente publicada.

transformação isobárica

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/.

ISSO (igual) + BARICA (pressão)

transformação isobárica
Esses cientistas estudaram as transformações isobáricas e criaram a primeira Lei de Charles e Gay-Lussac.

Resumindo a lei de Charles e Gay-Lussac pode ser enunciada como: 

“QUANDO UMA PRESSÃO DE UMA AMOSTRA DE GÁS PERMANECE CONSTANTE, A SUA TEMPERATURA E DIRETAMENTE PROPORCIONAL AO SEU VOLUME”. 

Veja mais sobre as transformações isobáricas assistindo ao vídeo do professor Sobis do Curso Enem Gratuito e mande bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo o Brasil. Não deixe de assistir!

Dica 2 – Relembre as principais unidades de medidas mais utilizadas nas questões de química dos vestibulares de todo Brasil e no Enem. Acesse o nosso link e veja tudo sobre as unidades e suas conversões. Aproveite essa oportunidade! https://blogdoenem.com.br/unidades-de-medidas-quimica/.

Veja um diagrama de uma transformação isobárica:

transformação isobárica

Você pode observar a proporcionalidade da temperatura em relação ao volume, pois, à medida que a temperatura aumenta o volume também aumenta!

Podemos expressar matematicamente essa relação como:

transformação isobárica

Onde essa constante depende da temperatura em que ocorre a transformação da amostra do gás confinado no recipiente. Essa relação também pode ser descrita ainda de outra forma. Se a amostra de gás, a uma pressão inicial pi, ocupando o volume Vi, passar a ter pressão pf e volume Vf, mantendo sempre a temperatura constante, pode-se afirmar que:

Química no Enem

Dica 3 – Reveja também outro assunto que está relacionado com as transformações isobáricas que são as transformações isotérmicas Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/revisao-de-quimica/.

 

Vamos ver um exemplo:

“Certa massa gasosa ocupa um volume de 800 cm3 a -23ºC, em uma dada pressão. Qual é a temperatura registrada quando a massa gasosa, na mesma pressão, ocupar um volume de 1,6 L?”

Resolução:

Dados:

Vinicial = 800 cm3
Tinicial = -23 ºC
Vfinal = 1,6 L
Tfinal = ?

* Primeiro temos que deixar o volume na mesma unidade. Sabe-se que 1 dm3 equivale a 1 litro. Como um 1 dm3 é o mesmo que 1 000 cm3, sabe-se que 1 litro = 1 000 cm3:

1 L —– 1000 cm3
x——– 800 cm3
x = 0,8 L

* Agora, substituímos os valores da fórmula e encontramos o valor da temperatura final:

Vinicial =  Vfinal
Tinicial        Tfinal
   0,8_ =  1,6
(-23)       Tfinal
0,8 Tfinal =- 23 . 1,6
Tfinal = – 36,8
0,8
Tfinal = – 46 ºC

* Passando para a escala em Kelvin, temos:

T (K) = T (ºC) + 273
T (K) = -46 + 273
T (K) = 227 K

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel