Transformação isocórica ou isovolumétrica – Química Enem

Que tal relembrar um pouco sobre as transformações isocóricas? Esse assunto é bastante cobrado nas provas de química no Enem e nos vestibulares. Vamos revisar?

A transformação isocórica ou isovolumétrica ocorre quando a temperatura e a pressão sofrem variação, mantendo o volume constante.

Você sabe de onde vem o nome isocórica?

A palavra isocórica é de origem grega:

ISO (igual) + COROS (volume)

Dica 1 – O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/

Charles e Gay-Lussac foram dois cientistas franceses que estudaram as transformações isocóricas, criando a Lei que leva seus nomes.

Charles & Gay-Lussac - Química Enem

Você lembra o que diz essa lei? Então relembre…

Essa lei tem o seguinte enunciado:

“Para uma massa fixa de gás, mantida a volume constante, a pressão exercida pelo gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta”.

Isso quer dizer que se aumentarmos a temperatura dentro de um recipiente ( volume constante) a pressão também irá aumentar, e isso é conseqüência do aumento das colisões entre as moléculas do gás.

Esse enunciado pode ser expresso matematicamente como:

 Química Enem - Transformações isovolumétricas

Ou graficamente:

 Química Enem - Transformações isovolumétricas

O gráfico da transformação isocórica representa a variação da pressão com a variação da temperatura ( em kelvin) e é sempre uma reta .

Dica 3 – Reveja também outro assunto que está relacionado com as transformações isobáricas que são as transformações isotérmicas Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/revisao-de-quimica/

Quer saber mais sobre as transformações isocórica? Então assista a videoaula do professor Reinaldo Souza e fique por dentro desse assunto.

Onde você pode observar uma transformação isocórica?

Essa transformação pode ser vista, por exemplo, nos pneus de carros, motos e caminhões. Com um aumento de sua temperatura, a pressão dentro dos pneus aumenta. Por isso é necessário calibrar constantemente os pneus, ou seja, regular os níveis da pressão provocada pelos gases que os enchem. Isso garante seu melhor desempenho e também a segurança dos passageiros.

Fixe ainda mais esse assunto assistindo a uma super explicação do Curso Enem Gratuito. Não deixe de conferir!

Dica 4 – Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel