Estão abertas as inscrições para os primeiros cursos online e gratuitos da USP. Assuntos fazem parte do primeiro ano das engenharias.
A Universidade de São Paulo (USP) lançou hoje seus primeiros cursos abertos, online e totalmente gratuitos. Os cursos de física mecânica básica e de probabilidade e estatística compõe o primeiro ano das engenharias, mas, segundo os organizadores da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), qualquer um pode participar. “A qualidade USP tem de ser acessível a toda sociedade”, diz o físico Vanderlei Salvador Bagnato, da USP de São Carlos, responsável pelo curso de física mecânica básica.
O curso é composto por 45 videoaulas acompanhadas de exercícios. Ao final, o aluno terá que passar por um exame. Se aprovado, ganha um certificado – que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação. As atividades devem levar em torno de três meses para serem concluídas, mas esse tempo pode variar de acordo com o ritmo dos alunos.
No curso online de probabilidade e estatística, as videoaulas duram em média 15 minutos e o aluno não recebe um certificado após a conclusão do curso. As aulas tem uma duração tão curta para o aluno não se distrair, explica Melvin Cybalista, da Poli-USP, que ministra o curso.
As inscrições para os cursos online da USP começaram hoje e devem ser feitas através do site do Veduca, plataforma na internet que reúne os cursos. O modelo da Veduca segue plataformas já usadas nos EUA como edX (com 59 cursos) e Coursera (com 386 cursos), de universidades de ponta como Harvard e MIT. Nessas plataformas, há desde introdução à programação até noções sobre direitos humanos. A USP também quer expandir a oferta.
Agora que você já sabe tudo sobre a USP, que tal conhecer nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais:
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem