Sai nesta terça: cartão de inscrição e o local de prova do Enem 2023

Os inscritos no Enem 2023 poderão conferir o horário e o local onde farão as provas. Veja o passo a passo de como descobrir o seu local de prova, e aproveite para se inscrever nos Aulões do Enem 2023!

O local de prova do Enem 2023 será divulgado pelo Inep nesta terça-feira, (24/10) e já podera ser consultado por meio da Página do Participante. As provas do Enem ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro.

Os locais de prova são informado no Cartão de Confirmação de Inscrição, onde também estarão o seu nome, o número da inscrição, as datas e os horários de abertura e fechamento dos portões. Além disso, se você utiliza nome social ou fez a solicitação para atendimento especial, essas informações estarão presentes no Cartão de Confirmação.

Como ver o local de prova do Enem

É importante você saber com antecedência onde será o seu local de prova do Enem. Muita gente faz provas em outras cidades e precisa se organizar para chegar até lá sem perder o horário. Veja o passo a passo em seguida para acessar o seu cartão de confirmação e descobrir onde você fará as provas.

Se você não conseguir de primeira, não se preocupe! A Página do Participante está apresentando instabilidades por causa do grande número de acessos.

1- O primeiro passo é acessar a Página do Participante. Lá você vai encontrar a Nanda, assistente virtual do sistema de inscrição do Enem. Em seguida, você deve clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Local de prova - Passo 1

2- Você será redirecionado para a página de login do portal do Governo Federal, onde será exigido o número do documento que você informou no momento da inscrição.

Local de prova - Passo 2

3- Em seguida, aparecerá o campo onde você deverá digitar a senha escolhida no momento da inscrição.

Local de prova - Passo 3

4- Neste momento você será redirecionado novamente para a Página do Participante. Em seguida, você será informado que seu local de prova foi definido. Para conferir, basta clicar na mensagem.

Local de prova - Passo 4

5- Na nova página, clique novamente em “Local de Prova”.

Local de prova - Passo 5
Cartão de Confirmação de Inscrição

6- Pronto! Neste momento o Cartão de Confirmação aparecerá na sua tela e será baixado para o seu computador ou celular. Nele estão presentes os seus dados, o local de prova do Enem e as instruções para os dias de aplicação do Enem.

Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação nos dias de aplicação do Enem. No entanto, é recomendado imprimir, tirar um print ou uma foto do local de prova para evitar transtornos.

Caso algum dos seus dados estiver incorreto, entre em contato com o canal de atendimento do Inep pelo telefone 0800 616161.

Declaração de comparecimento no Enem

O Inep também disponibiliza uma declaração de comparecimento no Enem caso você precise justificar a ausência em seu trabalho. A declaração fica disponível na Página do Participante após você ter visualizado o seu local de prova. Para fazer o download, basta clicar em “1º DIA”.

Declaração de comparecimento

Você deverá levar a declaração impressa no dia da prova para ser atestada pelo aplicador antes de você entrar na sala. Depois do primeiro domingo de provas, você poderá fazer o mesmo procedimento para comprovar a presença no segundo dia.

Aulão Enem 2023

Os professores do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem prepararam a maior maratona de Aulões do Enem 2023 pra você mandar bem na revisão da reta final. Tem aulão de redação e de todas as matérias das provas objetivas.

Inscreva-se aqui para acompanhar os aulões em vídeo e baixar os e-books de redação e de resumos dos assuntos que mais caem no Enem!

Documentos necessários nos dias de provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem também informa sobre os dois únicos objetos obrigatórios nos dias de prova: caneta esferográfica preta com o tubo transparente e documento de identificação com foto. Serão aceitos os documentos listados em seguida:

  • Cédulas de Identidade (RG);
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Objetos proibidos

Existem alguns objetos que não são permitidos nas salas de aplicação das provas do Enem. De acordo com o Cartão de Confirmação, são vetados óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Além disso, não pode ser utilizado nenhum equipamento eletrônico (como celulares, calculadoras, fones de ouvido, etc.), relógio ou materiais escolares (como lápis, borrachas, lapiseiras, corretivos, apontadores, etc.). Se você for até o local de prova do Enem com algum desses itens, terá que guardá-lo no porta-objetos fornecido pelos aplicadores.

E atenção: se algum aparelho eletrônico emitir algum som, mesmo que dentro do porta-objetos, o candidato será eliminado.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Tudo sobre Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel