Saiu o cartão de confirmação com local de prova do Enem 2020

Os inscritos no Enem 2020 já podem conferir o horário e o local onde farão as provas. Confira o passa a passo de como descobrir o seu local de prova!

O local de prova da versão impressa do Enem 2020 foi divulgado pelo Inep na terça-feira (5/1) e já pode ser consultado por meio da Página do Participante. De acordo com o Inep, os locais de prova para quem vai fazer o Enem digital serão divulgados apenas no dia 15 de janeiro. As provas impressas irão ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro e as digitais nos dias 31 de fevereiro e 7 de fevereiro.

O local de prova é informado no Cartão de Confirmação de Inscrição, onde também estarão o seu nome, o número da inscrição, as datas, os horários, as medidas de segurança contra a transmissão da Covid-19 e outras instruções. Além disso, se você utiliza nome social ou fez a solicitação para atendimento especial, essas informações estarão presentes no Cartão de Confirmação.

Como ver o local de prova do Enem

É importante você se ligar com antecedência para saber onde será o seu local de prova do Enem. Muita gente faz provas em outras cidades, e precisa se organizar para chegar até lá sem perder o horário. Veja o passo a passo em seguida para acessar o seu cartão de confirmação e descobrir onde você fará as provas.

1- O primeiro passo é acessar a Página do Participante. Lá você vai encontrar a Nanda, assistente virtual do sistema de inscrição do Enem. Em seguida, você deve clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Local de prova - Passo 1

2- Você será redirecionado para a página de login do portal do Governo Federal, onde será exigido o número do documento que você informou no momento da inscrição.

Local de prova - Passo 2

3- Em seguida, aparecerá o campo onde você deverá digitar a senha escolhida no momento da inscrição.

Local de prova - Passo 3

4- Neste momento você será redirecionado novamente para a Página do Participante. Em seguida, você será informado que seu local de prova foi definido. Para conferir, basta clicar na mensagem.

Local de prova - Passo 4

5- Na nova página, clique novamente em “Local de Prova”.

Local de prova - Passo 5

6- Pronto! Neste momento o Cartão de Confirmação aparecerá na sua tela e será baixado para o seu computador ou celular. Nele estão presentes os seus dados, o local de prova do Enem e as instruções para os dias de aplicação do Enem.Cartão de Confirmação de Inscrição

Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação nos dias de aplicação do Enem. No entanto, é recomendado imprimir, tirar um print ou uma foto do local de prova para evitar transtornos.

Caso algum dos seus dados estiver incorreto, entre em contato com o canal de atendimento do Inep pelo telefone 0800 616161.

Declaração de comparecimento no Enem

O Inep também disponibiliza uma declaração de comparecimento no Enem caso você precise justificar a ausência em seu trabalho. A declaração fica disponível na Página do Participante após você ter visualizado o seu local de prova. Para fazer o download, basta clicar em “1º DIA”.

Declaração de comparecimento

Você deverá levar a declaração impressa no dia da prova para ser atestada pelo aplicador antes de você entrar na sala. Depois do primeiro domingo de provas, você poderá fazer o mesmo procedimento para comprovar a presença no segundo dia de provas.

Cuidados na Pandemia

O Inep divulgou que tomará algumas medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus. Dessa forma, no dia das provas, estarão instalados os equipamentos de segurança e higiene em todos os espaços de recepção aos candidatos, portões, corredores, banheiros e salas de aula.

Sem máscara não entra

Em todas as formas para o seu deslocamento é preciso ter os cuidados de proteção recomendados. Não dá pra contar só com a proteção “no local de provas do Enem”. E, sem máscara, não passa do portão pra dentro. É preciso ficar com nariz e boca cobertos durante todo o período em que os candidatos permanecerem no local de prova do Enem.

Só será permitido retirar a máscara para lanchar, beber água e trocar por uma nova. Inclusive, é recomendado levar uma ou duas máscaras de reserva para que ela não fique úmida e atrapalhe seu desempenho e proteção.

Além disso, o Inep recomenda que cada candidato leve sua própria garrafa (transparente e sem rótulos) de água para evitar o uso de bebedouros. Você também pode levar o seu próprio álcool em gel para higienizar as mãos durante a aplicação das provas.

E quem estiver com sintomas de Covid ou infectado pelo novo Coronavírus?

As regras desta edição do Enem são bem claras. Basta apresentar no sistema um atestado médico ou resultado de exame  com data compatível que os inscritos nesta condição poderão participar de uma segunda aplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

Nesta mesma data será aplicada a prova do Enem para os detentos em condição de privação de liberdade. Então, a dica é ficar de olho!

Documentos necessários nos dias de provas

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem também informa sobre os dois únicos objetos obrigatórios nos dias de prova: caneta esferográfica preta com o tubo transparente e documento de identificação com foto. Serão aceitos os documentos listados em seguida:

  • Cédulas de Identidade (RG);
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Objetos proibidos

Existem alguns objetos que não são permitidos nas salas de aplicação das provas do Enem. De acordo com o Cartão de Confirmação, são vetados óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Além disso, não pode ser utilizado nenhum equipamento eletrônico (como celulares, calculadoras, fones de ouvido, etc.), relógio ou materiais escolares (como lápis, borrachas, lapiseiras, corretivos, apontadores, etc.). Se você for até o local de prova do Enem com algum desses itens, terá que guardá-lo no porta-objetos fornecido pelos aplicadores.

E atenção: se algum aparelho eletrônico emitir algum som, mesmo que dentro do porta-objetos, o candidato será eliminado.

E-book gratuito de Redação

Os professores do Blog do Enem prepararam um e-book de redação para você aumentar suas chances. Têm o e-book completo e mais 10 aulas com todos os tópicos que você precisa saber. Confira agora o e-book do Curso de Redação Enem Gratuito.

Como estudar na reta final do Enem

Estudar para o Enem nunca foi tão desafiador, não é mesmo? Mas não é hora para desanimar. Neste vídeo, trouxemos algumas dicas bastante práticas para você manter o ritmo até os dias das provas.

Veja o que mais cai no Enem

Veja na lista os temas que mais caíram nas provas, desde 1998 e até o último Enem. Confira em cada tema o acesso às aulas gratuitas do Blog do Enem:

  1. Interpretação de Texto;
  2. Regra de Três Simples;
  3. Brasil República;
  4. Brasil Colônia;
  5. Ácidos e Bases;
  6. As Três Leis de Newton;
  7. Impacto Ambiental;
  8. Biomas Brasileiros
  9. Cálculo de Juros e Porcentagem
  10. Movimentos Literários no Brasil

Agora é com você. Vem!

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem, Tudo sobre Tags: