A conjugação dos Verbos Pronominais: Espanhol no Enem

Aprenda a fazer o uso dos pronomes átonos me, te, se, nos, os, e se para formar a estrutura morfológica de conjugação dos verbos pronominais. Resumo com exemplos:

Verbos pronominais são aqueles que precisam de uma “ajudinha” do pronome pra serem conjugados. Assim, um verbo pronominal é aquele que se constrói obrigatoriamente com um pronome.

Há verbos exclusivamente pronominais (arrepentirse – arrepender-se; fugarse – escapar-se), e outros que podem se comportar de maneira pronominal ou não (caerse/caer – cair; morirse/morir – morrer; lavarse/lavar – lavar).

Os Verbos Pronominais

Para serem conjugados, estes verbos precisam dos pronomes átonos me, te, se, nos, os, se, os quais formam parte de sua estrutura morfológica.

E é assim mesmo que se escreve: tudo juntinho, sem o uso de hífen como seria no português. Continue a leitura e descubra muito mais sobre o verbo pronominal.Fonte: https://br.pinterest.com/footballfansam/gramatica-y-verbos/

Observe a conjugação do verbo Cansarse: Yo me canso, Tú te cansas, Él se cansa, Nosotros(as) nos cansamos, Vosotros(as) os cansáis, Ellos se cansan.

Pronome reflexivo SE

Objeto direto e indireto

A princípio, o pronome SE é um reflexivo, que indica que a ação realizada pelo sujeito recai sobre ele mesmo. O SE será um pronome reflexivo de objeto direto, quando, além da ação recair sobre ele, ela se exteriorizar.

Veja os exemplos:

Juan se lava (Juan se lava); Juan se peina (Juan se penteia); Juan se viste (Juan se veste). Já para o SE tornar-se um pronome reflexivo de objeto indireto, a ação não deve recair sobre o próprio sujeito: Juan se lava las manos (Juan lava as mãos). Neste caso, o objeto direto é manos.Verbo reflexivo objeto direto. Fonte: https://br.pinterest.com/spanishstone76/verbos-reflexivos/

 

Tipos de verbos pronominais

  • Os verbos pronominais se dividem em dois tipos:
  • 2 – Pronominais inerentes; e.
  • 2 – Pronominais alternantes.

 

Os verbos pronominais inerentes são aqueles que somente têm a forma pronominal, entre eles estão aqueles que exigem uma preposição, tais como: abalanzarse (sobre) – lançar-se; abstenerse – abster-se; adentrarse (en) – adentrar-se; arrepentirse (de) – arrepender-se, entre outros.

Os verbos pronominais alternantes são aqueles que possuem variantes não pronominal. Yo me seco con la toalla (Eu me seco com uma toalha). El sol seca las plantas (O sol seca as plantas).

ATENÇÃO: Alguns verbos pronominais mudam de significado com relação a sua variante não pronominal: despedirse (despedir-se) / despedir (demitir); dirigirse (dirigir-se) / dirigir (dirigir); encontrarse con (encontrar-se com) / encontrar (encontrar);

irse (ir embora) / ir a (ir a); quedarse (ficar) / quedar (combinar); meterse con (provocar) / meter (meter); parecerse a (parecer-se com) / parecer (parecer).

Veja só que original esta Diferença IRSE / IR. Fonte: http://www.suggest-keywords.com/aXJzZSBzdWJqdW5jdGl2ZQ/

 

As Mudanças de Estado

Semanticamente, a maioria dos verbos pronominais apresentam mudanças de estado de diferentes tipos, tais como:

  1. DE POSIÇÃO: agacharse, levantarse, sentarse;
  2. DE APARÊNCIA: vaciarse (esvaziar-se), llenarse (encher-se), congelarse;
  3. DE CONSISTÉNCIA: apagarse, arrugarse (enrugar-se), mancharse; DE ÂNIMO: alegrase, entristecerse, preocuparse;
  4. DE ESTADO: casarse, divorciarse, enriquecerse.

 

Verbos pronominais duplos

Estes verbos pronominais “duplos”aceitam dois pronomes átonos. Formam-se a partir do pronome de terceira pessoa SE e um pronome átono dativo (me, te, lo/la/le, nos, os, lo/la/le).

Os Pronomes Reflexivos no Espanhol

Na língua espanhola existe uma formação verbal bastante incomum para os brasileiros: verbos com um pronome anexo, sem separação por hífen. São os chamados reflexivos.

Os pronomes reflexivos são pronomes pessoais que complementam os verbos reflexivos, e concordam com o sujeito da oração em pessoa e número. Na aula de hoje, a prof Marcia, do canal Curso Enem Gratuito, te apresenta cada um dos pronomes reflexivos e explica as maneiras de colocá-los em uma oração \o/

Veja como utilizar os Pronomes Reflexivos no apoio aos verbos no Idioma Espanhol:

Agora vamos resolver algumas questões a respeito do tema de hoje. Boa sorte!

1 – (UFMS/2000) El verbo de la frase “(…) no hay razones para alarmarse (…)”, lleva el pronombre pospuesto porque está en infinitivo. Elija la(s) alternativa(s) que presenta(n) la colocación pronominal correcta:

01. Estoy les contando la historia.
02. Te quiero ver hoy por la tarde.
04. Conozco-le desde hace mucho tiempo.
08. Estaba acostándose, cuando sonó el teléfono.
16. Cuando tenga dinero, voy a te comprar un regalo.
32. Vete de aquí ahora mismo.

2 – (UEL/2002)

Nuevo Volvo S60.
Condúcelo y lo entenderás
Potente (hasta 250 CV). Apasionante. Funcional.
Una combinación de confort, espíritu deportivo y seguridad.
Verás cómo la diversión comienza nada más sentarte al volante.
El nuevo Volvo S60, un coche de ensueño hecho realidad.
¡_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ !

(Adaptado. Muy Interesante, n. 237, fev. 2001.)

La forma que completa adecuadamente el espacio del texto arriba mencionado es:
a) Pruébatelo
b) Pruébaselo
c) Pruébeselo
d) Pruébetelo
e) Pruébemelo

GABARITO:

1) Gab: 42
2) Gab: A

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

 

Os textos e exemplos acima sobre os verbos pronominais foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto