Vestibular Online e Bolsas de Estudo: o novo jeito de entrar na faculdade

A Pandemia do Coronavírus mudou o jeito de entrar na faculdade presencial ou EAD. A seleção dos candidatos agora é feita por Vestibular Online. Veja o que é, e como funciona.

O antigo vestibular, com milhares de alunos fazendo provas no mesmo dia, está se acabando. Agora é o Vestibular Online, com Bolsa de Estudos ou descontos promocionais no Ensino Presencial e na Educação a Distância. Pode ser uma prova digital completa, ou apenas uma Redação Online. Claro, também dá para entrar com a Nota do Enem.

Para entrar nas universidades públicas é a nota de corte do Sisu, e nas universidades privadas a tendência mesmo uma seleção do tipo Vestibular Online. Ainda existem alternativas com provas com menos questões e menor número de alunos por sala. Mas, o caminho é o vestibular digital.

As provas  mais comuns do vestibular online são realizadas diretamente na internet após o candidato preencher um cadastro de identificação e receber uma chave de autenticação de usuário.

Veja como ingressar com Bolsas de Estudo através de Vestibular Online: bolsa de estudos pela nota do Enem

E, para a maioria absoluta dos cursos presenciais ou por EaD, com Bolsas de Estudo e descontos promocionais. Com a crise do novo Coronavírus existem mais vagas do que candidatos. A hora é de aproveitar e se garantir nas Bolsas de Estudo pela Nota doEnem.

Os sistemas mais avançados incluem registro facial, identificação da íris, e até gravação de 100% do tempo em que o candidato estiver fazendo a prova, para reduzir a possibilidade de fraudes.

As promoções envolvem a nota da Redação, os acertos nas questões objetivas, ou a nota do Enem. As Bolsas de Estudo chegam a até 75% de desconto nos cursos da Educação Presencial ou da Educação a Distância.

Uma parte das universidades públicas ainda mantinha de 30% a 50% das vagas através do vestibular tradicional. Ou mudam tudo para as notas de corte do SISU, ou adotam o vestibular online, ou terão que fazer um vestibular tradicional com provas muito rápidas e quase ninguém em cada sala.

A Unicamp, em Campinas (SP), anunciou o vestibular tradicional com menos questões e menor quantidade de alunos por sala, para reduzir o tempo de permanência. O maior vestibular do país é o da FUVEST, que ainda não disse como vai resolver para selecionar os calouros de 2021.

Redação Online & Vestibular Online

Nas universidades privadas no Brasil 10% das vagas são reservadas para alunos do PROUNI, e que entram sem precisar fazer o vestibular, porque para eles a seleção é pela nota do Enem. Para os outros 90% de alunos era preciso fazer uma prova ao estilo vestibular, ou então fazer uma seleção pelas notas do Enem.

Porém, o sistema mais utilizado para ingresso era o Vestibular Agendado: o candidato escolhia o dia e a hora para ir na instituição e fazer a prova. Está acabando. Adeus Vestibular agendado. Pelo menos para o ano de 2020, é o que tudo indica.

O sistema mais prático para realizar um Vestibular Online é solicitar aos  candidatos que façam uma Redação Online, ao vivo na internet, e que precisa ser digitada em tempo real no sistema disponibilizado pela instituição.

Copiar na Redação Online não vale

Algumas provas online têm controle muito rídigo do tempo disponível, outras nem tanto. O importante é que as ferramentas digitais criadas para realizar a Redação Online dispõem de sistemas de comparação de textos, para evitar plágios. Ou seja, quem copiar uma redação na internet e publicar como se fosse sua, leva pau

Além das provas por Redação Online para selecionar os candidatos para as universidades há também modelos de Vestibular Online que aplicam provas de diversas matérias, com as mesmas questões das áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, como no vestibular tradicional.

Este modelo de provas por computador conectados na internet pode servir para os candidatos como se fosse “um esquenta” para a realização das provas do Enem Digital, quando este for realizado (previsão para 2020).

B

É Medicina que você quer?

Fazer o curso de Medicina é o sonho da maioria dos candidatos. Mas, não tem moleza. Pelas notas de corte do Sisu só mesmo acima de 780 pontos para se garantir na disputa por Ampla Concorrência.

Nas cotas dá para entrar por menos.  Veja como é o curso,  e entenda por que muita gente quer:

Gostou do resumo sobre Medicina? Dá para terminar o curso e começar a ganhar R$ 20 mil por mês no dia seguinte.

Bem-Vindo ao mundo do Vestibular Online

O novo mundo parece que veio mesmo para ficar. Com a chegada do novo Coronavírus, e em função do elevado risco de morte provocado pela doença Covid-19, universidades de todo o mundo fecharam as portas e passaram a dar aulas online para os estudantes.

Algumas instituições colocaram professores ao vivo, em salas virtuais, em conexão síncrona (ao  mesmo tempo) com os alunos dentro de uma “sala virtual “com os mesmos colegas do Ensino Presencial. E, também utilizaram a mesma grade horária que já existia para o curso presencial.

Este modelo foi mais rapidamente assimilado pelos alunos e professores. Afinal, os alunos tinham se matriculado para estudar “todos os dias”, de segunda a sexta, indo para a universidade naqueles horários definidos. Ou seja, a agenda da vida dos alunos estava “reservada” naqueles dias e horários para o estudo com os colegas e professores.

Os professores, pela sua parte, também estavam com a vida organizada para “ir na universidade” e dar as aulas naqueles horários. A solução imediata mais simples e lógica, portanto, era fazer a conexão entre eles. E todos tiveram que se adptar à nova realidade.

As 20 maiores e as 20 melhores universidades

Veja como as 20 maiores e as 20 melhores universidades brasileiras estão se organizando para aplicar o Vestibular Online, usar a nota do Enem, ou realizar provas presencias sob condições sanitárias especiais

Confira as 20 maiores nos cursos de graduação a distância, nos cursos de graduação presencial, e veja as 20 melhores de acordo com o ranking de qualidade do Jornal Folha de São Paulo. Veja como cada uma delas se organizou para realizar o processo seletivo para a metade do ano, e para 2021.

As 20 maiores na Educação a Distância 

Veja os processos seletivos com Bolsas de Estudo disponíveis para a sua cidade:

  1. Universidade Pitágoras Unopar
  2. Universidade Paulista Unip
  3. Centro Universitário Uniasselvi
  4. Centro Universitário Uninter
  5. Universidade Anhanguera
  6. Universidade Estácio
  7. Centro Universitário UniCesumar
  8. Faculdade da Lapa Fael
  9. Centro Univ. Rib. Preto Estácio
  10. Universidade de Franca Unifran
  11. Univ. Cidade de São Paulo Unicid
  12. Univ. Cruzeiro do Sul Unicsul
  13. Univ. Virtual de São Paulo Univesp
  14. Universidade 9 de Julho Uninove
  15. Centro Universitário Claretiano
  16. Univ. Metr. de Santos Unimes
  17. Univ. Anhembi Morumbi
  18. Univ. Santo Amaro Unisa
  19. Centro. Univ. Unigran
  20. Universidade de Uberaba Uniube

 

As 20 Melhores Universidades do Brasil

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Est. de Campinas (UNICAMP)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  5. Universidade Fed. do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  6. Universidade Est. Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  8. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  9. Universidade de Brasília (UNB)
  10. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  11. Universidade Federal do Ceará (UFC)
  12. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  13. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  14. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  15. Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  16. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  17. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  18. Pontifícia Univ. Cat. do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  19. Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
  20. Universidade Federal de Goiás (UFG)

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel