Conheça a PUCRS e seus cursos de graduação

Vai fazer vestibular no Rio Grande do Sul? Conheça as opções de cursos de graduação da PUCRS. Confira tudo sobre a universidade: cursos oferecidos, formas de ingresso e bolsas de estudo e financiamento.

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil. Hora de conhecer a PUCRS. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil.

Seu campus principal está localizado em Porto Alegre, no bairro Partenon. Com 55 hectares, oferece uma série de conveniências à comunidade acadêmica e aos visitantes.pucrs-2

A infraestrutura completa da PUCRS permite atender aos mais de 30 mil alunos, aos cerca de 1,5 mil professores e 5 mil técnicos administrativos, incluindo o Hospital São Lucas. São 22 faculdades, dez institutos, oito órgãos suplementares e uma biblioteca.

São oferecidas 67 opções de cursos na graduação e o Centro de Educação Continuada oferece mais de 100 opções de cursos, entre extensão, certificação adicional e pós-graduação lato sensu (especialização). O pós-graduação stricto sensu tem 45 cursos: 24 de mestrado e 21 de doutorado.

Além do campus central, há outra unidade tecnológica na região metropolitana, na cidade de Viamão. Trata-se do Tecnopuc, um parque científico e tecnológico, construído visando estimular a pesquisa e a inovação através da ação simultânea da academia, das instituições privadas e do governo.

No local estão sediadas algumas das empresas que recebem o suporte da Incubadora Raiar, o Centro Tecnológico de Produção Audiovisual do Rio Grande do Sul e projetos nas áreas de energia e meio ambiente.

 

Dica 1 – Já sabe que curso escolher para o vestibular? Dê uma olhada no guia de carreiras do Blog do Enem – https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Veja os cursos de graduação da PUC-RS:

Administração de Empresas, Administração: Comércio Internacional, Administração: Empreendedorismo e Sucessão, Administração: Gestão da Tecnologia da Informação, Administração: Marketing, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social: Jornalismo, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Comunicação Social;

Relações Públicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmárcia, Filosofia, Física, Física Médica, Geofísica, Fisioterapia, Geografia, Gestão de Turismo;

, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Matemática Empresarial, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual: Cinema e Vídeo, Psicologia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Sistemas da Informação, Teologia.

Veja mais: http://www.pucrs.br/portal/?p=graduacao

 

Formas de Ingresso na PUCRS

Para os candidatos a um curso de graduação, o ingresso se dá apenas pelo vestibular. Os processos seletivos ocorrem em dezembro e em junho. Para os cursos de graduação. A PUCRS oferece a possibilidade de ingresso extravestibular através de transferência, ingresso de diplomado, reopção e complementação.

 

Bolsas de Estudo e Financiamento

O aluno da PUCRS tem a possibilidade de receber incentivos para reduzir o valor das mensalidades e de financiar seus estudos através dos Programas de Créditos Educativos. Confira abaixo os principais incentivos:

  • Bolsa Licenciatura. Proporciona uma redução de 40% no valor de todas as mensalidades, de todos os semestres, nos Cursos de Licenciatura, exceção feita ao Curso de Educação Física, cujo abatimento é de 30%.
  • Bolsa Diplomados. Consiste de uma bolsa de estudos parcial para quem já tem diploma de curso superior da PUCRS. Os diplomados pela PUCRS recebem desconto de 25% nas mensalidades. O ingresso é extravestibular.
  • Bolsa Mérito. A PUCRS concede bolsa integral de estudos para o primeiro colocado de cada curso no Vestibular de Verão.
  • Desconto Familiar. O aluno pode solicitar um desconto de 12% (doze por cento) do valor da mensalidades escolar – exceto na primeira parcela – quando irmão, pai, mãe, filho ou cônjuge estiverem matriculados em cursos de graduação da Universidade.
  • PROUNI. O Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação.

 

Dica 2 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Os alunos carentes de recursos financeiro, próprios ou familiares, podem solicitar financiamento parcial ou integral para suas semestralidades acessando os Programas de Créditos Educativos. São eles:

  • PROED. O Programa de CRÉDITO EDUCATIVO PUCRS – PROED/PUCRS destina-se ao calouro ingressante na Universidade por Concurso Vestibular, e que, dentro das disponibilidades financeiras semestralmente estabelecidas.
  • CREDPUC. O programa de Crédito Educativo da PUCRS – CREDPUC é destinado aos alunos de todos os níveis, mesmo com matrícula trancada. O aluno pode obter 50% de crédito sobre as mensalidades.
  • FIES. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

 

Dica 3 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Deseja mais informações sobre as opções de bolsas e financiamentos da PUCRS? Veja aqui: http://www.pucrs.br/portal/?p=alunos/incentivo-a-educacao

 

pucrs-1

Dica 4 — Quer mais opções de universidades no Rio Grande do Sul? Já conhece a UCS? Conheça as opções de cursos de graduação. Você pode usar a sua nota do Enem — https://blogdoenem.com.br/vestibular-ucs-rs-graduacao-saiba-tudo/

 

compartilhe
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel