Você já sabe quando volta às aulas em 2024? Confira o calendário completo do ano letivo na rede estadual em todo o país. Confira ainda informações sobre o programa Pé-de-Meia e uma dica para se preparar para o Enem!
A volta às aulas 2024 está chegando para milhões de estudantes em todo o país. Você já sabe quando é que começa? Se este é o seu último ano no ensino médio, também é tempo de se preparar para o Enem!
Continue lendo para conferir o calendário letivo com o início das aulas nas escolas estaduais de todos os estados e veja ainda uma dica para estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio!
Volta às aulas 2024: calendário escolar
Conforme as secretarias de educação de cada estado, a volta às aulas 2024 acontece nas seguintes datas:
- Amazônia (AM): dia 7 de fevereiro;
- Pernambuco (PE): 5 de fevereiro;
- Minas Gerais (MG): 5 de fevereiro;
- Espírito Santo (ES): 5 de fevereiro;
- Rio de Janeiro (RJ): 5 de fevereiro;
- São Paulo (SP): 15 de fevereiro;
- Paraná (PR): 5 de fevereiro;
- Santa Catarina (SC): 15 de fevereiro;
- Rio Grande do Sul (RS): 19 de fevereiro;
- Mato Grosso do Sul (MS): 21 de fevereiro ;
- Mato Grosso (MT): 5 de fevereiro;
- Goiás (GO): 22 de janeiro;
- Distrito Federal (DF): 19 de fevereiro;
- Rondônia (RO): 5 de fevereiro;
- Acre (AC): 19 de fevereiro;
- Amapá (AP): 15 de fevereiro;
- Pará (PA): 29 de janeiro;
- Maranhão (MA): 19 de fevereiro;
- Piauí (PI): 5 de fevereiro;
- Bahia (BA): 19 de fevereiro;
- Sergipe (SE): 15 de fevereiro;
- Alagoas (AL): 15 de fevereiro;
- Paraíba (PB): 15 de fevereiro;
- Rio Grande do Norte (RN): 4 de março;
- Ceará (CE): 5 de fevereiro;
- Roraima (RR): 5 de fevereiro;
- Tocantins (TO): 29 de janeiro.
Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio
Cabe destacar ainda que a volta às aulas 2024 conta com um aliado para a permanência dos estudantes nas escolas: o programa Pé-de-Meia, do governo federal.
A iniciativa vai pagar até R$ 9.200 para quem cursar e concluir as três séries do ensino médio, bem como participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem tem direito ao Pé-de-Meia?
O público-alvo do programa são:
- Estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular das redes públicas, pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.
- Estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA), pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.
São as próprias escolas da rede estadual que irão captar e informar ao Ministério da Educação os dados dos estudantes para participar do programa, incluindo informações pessoais, escolares e para a abertura das contas.
Com as informações em mãos, o MEC vai filtrar os alunos elegíveis e enviar as folhas de pagamento para a Caixa Econômica Federal, que abrirá automaticamente as contas e fará os pagamentos e a gestão das poupanças.
Leia também:
Pé-de-Meia: saiba quem pode se beneficiar da poupança do Ensino Médio
Como se preparar para o Enem 2024?
Saia na frente na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Com a volta às aulas 2024, você terá um ano inteiro para se dedicar aos estudos e ao aprendizado para fortalecer os seus conhecimentos para as provas do Enem.
Mas, você também pode contar com uma parceria de peso para garantir um bom desempenho: o Curso Enem Gratuito 2024!
As inscrições para o Extensivo Enem Gratuito 2024 começam no dia 19 de fevereiro, e você terá acesso a um Plano de Estudos completo, que vai te acompanhar até outubro, com um cronograma diário de disciplinas e matérias para organizar os seus estudos.
São resumos, mapas mentais, videoaulas, e-books e simulados, tudo de graça! E você pode estudar pelo site ou app, disponível na Google Play ou na Apple Store.
Além do Extensivo, o Curso Enem Gratuito oferece o Semiextensivo, que começa em junho, e o Intensivo, com início em agosto.
O foco das aulas são os conteúdos mais cobrados nas provas, para que você faça o Enem com muito mais confiança e segurança!
Reforço Gratuito do Ensino Médio
Ainda tem mais! O Curso Enem Gratuito também disponibiliza o Reforço Gratuito do Ensino Médio, com trilhas de aprendizagem para os três anos.
Assim, caso você tenha dificuldade em algum conteúdo, pode aproveitar os materiais para estudar e garantir a sua aprovação, sem deixar as competências essenciais para trás.