O Transporte Marítimo – Aula de Geografia Enem

O Brasil é soberano quando se trata de sua faixa marítima, denominada mar territorial. Vamos ver como é feita a exploração do transporte marítimo? Cai no Enem e Vestibulares!

O transporte marítimo utiliza como via de passagens as águas, ou seja, mares abertos ou ainda acessos fluviais. Representa um grande fluxo de transporte de mercadorias, mas também de passageiros. O Transporte marítimo utiliza os mares, e representa a grande maioria do transporte aquático. Ele escoa a produção, transportando diversos tipos de produtos. Sua carga é imensamente variada, já que são transportadas em contêineres de forma eficiente e seguras. Entre eles temos: alimentos, combustíveis, areia, produtos químicos, eletrônicos, têxteis, automóveis, etc.

A navegação marítima é muito antiga na história, foi um importantíssimo meio de difusão comercial e social.

Dica 1- você sabe qual a localização do território brasileiro? E seus pontos extremos? Não? Então acompanhe esta aula preparada para você aqui no nosso Blog! https://blogdoenem.com.br/geografia-pontos-extremos-brasil/

O Transporte Marítimo - Aula de Geografia Enem
Figura 1
– Navio transportando grande quantidade de carga. Disponível em: https://netmarinha.uol.com.br/a-regulacao-economica-dos-fretes-e-demurrage-de-conteiner-no-transporte-maritimo-de-longo-curso-no-brasil-usuarios-a-deriva-parte-2/

Economia e Portos

A navegação marítima é uma atividade econômica importantíssima, que movimenta um setor de investimentos elevados. Existem milhares de portos mundo afora, movimentando importações e exportações. Um porto é uma área destinada ao atracamento de embarcações onde a finalidade é o carregamento, a descarga o armazenamento adequado dos produtos para se efetuar o transporte. Deve ter uma posição geográfica estrategicamente estudada para facilitar a logística de imensos navios cargueiros que atracam diariamente em suas bases.

Existem 16 portos com boa capacidade no Brasil, com destaque para os de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES).

O transporte de passageiros (marítimo e fluvial no Brasil).

O litoral do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico apresenta imensa área com mais de oito mil quilômetros de extensão. Já a rede fluvial, segundo dados do Ministério dos transportes, possui 42 mil quilômetros de extensão, utilizados economicamente e comercialmente. Isso representado por eclusas, rios, portos marítimos e fluviais e bacias hidrográficas. Sendo a maior delas a Bacia Hidrográfica Amazônica, com potencial de navegação e geradora de energia.

O transporte marítimo de passageiros no Brasil ainda é pouco utilizado, devido a sua lentidão e por demandar investimentos iniciais altos.

Há duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do Brasil e com os países vizinhos do sul e sudeste (as hidrovias Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná).

No norte do país, o transporte fluvial é mais utilizado, devido à presença da bacia amazônica. Porém, infelizmente falta melhorar muito, essas embarcações possuem estatísticas de naufrágios, consequentes mortes, devido a superlotação e a falhas em sua fiscalização.

O Transporte Marítimo - Aula de Geografia Enem
Figura 2-
Transporte Fluvial no norte do país. Disponível em: https://rondoniadigital.com/destaque/naufragios-no-norte-ja-mataram-quase-200-em-tres-anos-mortos-no-pa-sobem-para-7/

Dica 2– Relembre e estude As formações vegetais do Continente Americano. Dividimos em duas partes para você estudar e compreender melhor! Acesse! https://blogdoenem.com.br/vegetacao-americana-geografia-enem/

Não deixe de assistir a esse vídeo do professor Carrieri sobre outros meios de transporte no Brasil

Agora vamos praticar o que aprendemos?

(FUVEST 98) A rede hidrográfica brasileira, utilizada  para os transportes fluviais,

  1. a) é bem distribuída e apresenta um alto potencial de navegação no sudeste, especialmente na sua porção centro-oriental.
  2. b) é distribuída desigualmente pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada.
  3. c) apresenta um potencial de navegação que coincide com as áreas de maior exploração de hidroeletricidade.
  4. d) apresenta suas principais bacias voltadas para o Atlântico Sul nas costas orientais brasileiras, facilitando os transportes com o interior.
  5. e) é rica em interligações por canais fluviais que facilitam os transportes entre as bacias do rio São Francisco e do Paraná.

Parte inferior do formulário

Resposta correta – B

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel